terça-feira, 24 de março de 2015

2016: Na Barra, não há favorito, nem mesmo o prefeito

Análise de NE Notícias

Está aberta a eleição para prefeito do município de Barra dos Coqueiros, em Sergipe. Por aberta, signififca dizer que trata-se de uma disputa eleitoral sem favorito.

O prefeito Airton Martins disputará a reeleição, mas não sai em vantagem. Airton é político que não tem conseguido chegar aos seis mil votos no município.

Eleição após eleição, o eleitorado aumenta, mas Airton jamais chegou aos seis mil votos. Nem mesmo quando derrotou o então prefeito Gilson dos Anjos, em 2012, Airton conseguiu superar sua marca.

Naquele ano, comparando-se aos números da eleição anterior - 2008 - Gilson perdeu mil, quinhentos e vinte e quatro votos. Mesmo assim, Airton não conseguiu chegar aos seis mil. O que Gilson perdeu, foi para Gilmar Oliveira.
Ou seja, para 2016, mesmo com toda a máquina, Airton não é o favorito.
E a oposição?
A oposição começa contando com a série histórica de Airton, de não chegar aos seis mil votos, mesmo com o aumento do eleitorado, mas precisa se habilitar para ter o apoio da maioria.
A Barra tem se revezado entre Airton e o grupo liderado por Gilson. Depois da ponte, não se pode mais continuar falando na velha Barra. 

É necessário ter disposição para construir a consequência natural do surgimento da ponte, ou seja, uma nova Barra, voltada para o turismo, muito mais geração de empregos

Sem apontar nomes, escolha que deve nascer da reflexão do eleitorado e de quem coloque seu nome para a disputa, inclusive o atual preffeito, é preciso ter a visão voltada para a transformação da Barra no novo ponto de atração de turistas e sergipanos, incluindo fortemente quem mora em Aracaju e busca alternativa de moradia e lazer.
NE Notícias lembra a seguir a votação de quem ganhou e perdeu, na disputa pela Prefeitura da Barra, nas últimas três eleições:
2004
Airton Martins.........................5.757 votos
Solange dos Anjos...................4.779 votos
Ivan........................................... 1.047 votos
Alcivan Menezes.....................    249 votos
2008
Gilson dos Anjos.................... 7.120 votos
Airton Martins........................ 5.834 votos
Gilmar Oliveira......................    247  votos
2012
Airton Martins.........................5.954 votos
Gilson dos Anjos.....................5.596 votos
Gilmar Oliveira........................1.542 votos