quarta-feira, 25 de março de 2015

DICA DO BEM:TENHA UMA BOA NOITE DE SONO E FIQUE EM PAZ COM A BALANÇA

postado por Malu Silveira
Mulher dormindo (Foto: Free Images)
Especialista alerta que ter uma boa noite de sono pode evitar a baixa do hormônio cortisol e contribui para o controle do peso (Foto: Free Images)
Você já ouviu falar que ter uma boa noite de sono pode ajudar a ficar em paz com a balança? A #dicadobem desta sexta-feira é para alertar que, sim, dormir bem é um dos requisitos para evitar problemas de peso. Pessoas que têm dificuldade para dormir, principalmente aqueles pacientes que convivem com apneia do sono, entram em uma espécie de ciclo vicioso. Por ter apneia, tendem a desenvolver, entre outras doenças, quadro de obesidade e não conseguem dormir bem.

“Principalmente quem tem apneia pode fazer hipóxia noturna, uma condição em que o organismo baixa a saturação do oxigênio. Essa hipóxia impede a redução do cortisol, hormônio que serve, entre outras coisas, para ajudar o organismo a controlar o estresse e reduzir inflamações. A hipóxia também estimula substâncias que são inflamatórias e contribuem para a obesidade”, explica a endocrinologista Lúcia Cordeiro, do Hospital Barão de Lucena, localizado no bairro da Iputinga, Zona Oeste do Recife.

Para evitar os sintomas clássicos de uma péssima noite de sono, como indisposição, sonolência e estresse, a especialista alerta para a prática de hábitos saudáveis. “O paciente deve procurar comer comidas leves à noite, não se alimentar muito tarde, assim como não usar estimulantes, como café, chá preto e refrigerantes, e manter atividade física regular.” Por fim, se livre das atividades noturnas que acabam despertando sua atenção. “Se programe para dormir: desligue a luz e a televisão, pare de ler, de mexer no celular e desligue os LEDs dos aparelhos”, conclui a médica.
fonte: http://blogs.ne10.uol.com.br/casasaudavel/2015/03/20/dica-do-bem-tenha-uma-boa-noite-de-sono-e-fique-em-paz-com-a-balanca/