terça-feira, 28 de julho de 2015

SSP: Parceria entre a SSP e Sintaxe vai resultar no monitoramento de ocorrências a taxistas em Sergipe

Acionamento, com agilidade, das forças policiais, no atendimento a ocorrências que envolvam a integridade dos taxistas e de seus usuários. Esse foi o objetivo da parceria firmada entre a Secretaria de Segurança Pública (SSP) e o Sindicato dos Taxistas de Sergipe (Sintaxe), que resultou, no último dia 15 de julho, na implantação do novo sistema de monitoramento dos veículos utilizados pelos profissionais da direção que atuam em todo o Estado, visando o combate as ações dos criminosos à categoria.
Gerson Taxista // Foto: Reinaldo GasparoniSegundo o vice-presidente do Sintax, Gerson Ferreira da Silva, a ideia surgiu após reivindicação feita pela categoria ao secretário de Segurança Pública, Mendonça Prado, que entendeu a necessidade de buscar meios para somar esforços visando preservar a vida do taxista e da população que utiliza esse meio de transporte. “O sindicato, em última reunião com o secretário Mendonça Prado, lançou a proposta, que foi automaticamente acatada. Ficou a cargo da SSP a cessão do espaço físico. O serviço de monitoramento está sendo de responsabilidade da empresa contratada pelo nosso sindicato, que atua com funcionários e aparelhagem logística para o atendimento aos taxistas cadastrados”.
Espaço físico
Major Elias Linhares // Foto: Reinaldo GasparoniSobre a cessão do espaço físico, o diretor do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), major Elias Linhares, fala sobre a integração desse projeto nas dependências do Ciosp: “A empresa contratada pelo sindicato instalou um monitor dentro da sala de despacho do Ciosp, onde todos os veículos que estão com equipamentos instalados serão observados. Caso aconteça alguma ocorrência, o profissional acionará um alarme que irá acusar nesse monitor, informando a localização do veículo que está sendo alvo dos criminosos. Com isso, as equipes de policiais serão imediatamente acionadas e o atendimento será agilizado".
Funcionamento 
De acordo com o major Linhares, a nova ferramenta pode ser acionada discretamente pelo taxista que se sentir em situação de risco, onde imediatamente um sinal será emitido via satélite para o Ciosp, detalhando a localização do veículo. "A empresa responsável pelo monitoramento do novo sistema vai atuar na mesma sala onde as ocorrências recebidas pelo Ciosp são despachadas. Os policiais responsáveis por esse atendimento, ao serem informados pelo funcionário da prestadora sobre uma possível situação que envolva a integridade física do condutor, que é feito por meio do acionamento do dispositivo, poderão identificar a localização do veículo e assim acionar a viatura mais próxima para atender a ocorrência", explicou o major Linhares.
Adesão ao sistema
Segundo Gerson Ferreira, o sindicato já iniciou o processo de cadastramento dos profissionais do volante que optarem pela adesão ao novo sistema de monitoramento. “Estamos com as inscrições para adesão ao programa já em funcionamento”, disse.
Importância da parceria
Na oportunidade, o major Linhares falou sobre a importância da parceria firmada entre a SSP e o Sintaxe: “Essa atuação conjunta proporcionará mais segurança ao profissional taxista e irá contribuir, também, com o trabalho da segurança pública, pois o sistema representa um canal direto de comunicação entre o profissional e as forças policiais no combate à ação de criminosos à classe. Esperamos que com a prevenção, com a divulgação dessa nova ferramenta, consigamos inibir a intenção de possíveis infratores da lei em praticar qualquer delito contra um taxista”.
Foto: Reinaldo GasparoniAinda segundo o vice-presidente do Sintaxe, a parceria representa um marco para os taxistas cadastrados que atuam em Sergipe. “Ficamos felizes por receber esse tratamento diferenciado por parte da SSP. Essa iniciativa vai salvar vidas, pois com a tecnologia o trabalho policial terá um tempo resposta mais hábil. Agradecemos à SSP, na figura do secretário Mendonça Prado, pela preocupação do bem estar dos mais de 10 mil profissionais do volante que atuam de forma regularizada em Sergipe”, frisa Gerson Ferreira.

Para mais informações sobre o cadastramento, entrar em contato com o Sindicato dos Taxistas de Sergipe, por meio dos telefones : (79) 3044-3914 / 9948-9088 / 8853-8820.


Acesse também:
Facebook: www.facebook.com/sspsergipe
Twitter: @sspsergipe