segunda-feira, 18 de abril de 2016

IMPEACHMENT: CONFIRA COMO FOI O VOTO DE CADA DEPUTADO SERGIPANO

IMPEACHMENT, Câmara Federal aprova prosseguimento do processo ao Senado.

A sessão encerrada com a autorização da abertura do processo de impeachment da presidenta Dilma Roussef durou quase dez horas (Marcelo Camargo/Agência Brasil)
A sessão encerrada com a autorização da abertura do processo de impeachment da presidenta Dilma Roussef durou quase dez horas (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Com o voto do deputado Bruno Araújo (PSDB-PE), a Câmara alcançou às 23h08, na sessão deste domingo (17), os 342 votos necessários para que tenha prosseguimento no Senado o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff.

O voto que decidiu foi dado mais de nove horas depois de iniciada a sessão deste domingo e cinco horas e meia após o início da votação. No momento em que o placar alcançou os 342 pró-impeachment, havia 127 votos contra o impeachment e seis abstenções. O resultado final das votações foi: 367 sim; 137 não; sete abstenções e duas faltas

Os senadores podem agora manter a decisão dos deputados e instaurar o processo ou arquivar as investigações, sem analisar o mérito das denúncias.
Os deputados da bancada de Sergipe foram os penúltimos a votar no impeachment. Apenas os deputados Fábio Mitidieri (PSD) e João Daniel (PT) votaram contra o afastamento de Dilma. O deputado Fábio Reis (PMDB), que até sábado à noite se declarava indeciso, resolveu votar pelo impeachment, depois de ter uma conversa com o vice-presidente Michel Temer, no Palácio do Jaburu, e de tomar café da manhã com o governador Jackson Barreto (PMDB) neste domingo (17) pela manhã.

A possibilidade de uma decisão contrária a Dilma se tornou mais forte ao longo da última semana, quando alguns dos principais partidos da base aliada, como PP e PSD, desembarcaram do governo e anunciaram voto favorável ao impeachment. Ainda assim, o resultado final era incerto até a tarde deste domingo.