sábado, 28 de maio de 2016

Pré-candidatos a prefeito de Barra dos Coqueiros e o cenário político para 2016

O Vereador Gilvan Pintinho PPS, pode ser o candidato a Prefeito de alguns partidos de Oposição.

Os Pré-candidatos a Prefeito da Barra dos Coqueiros - Sergipe
A Barra dos Coqueiros respira política 365 dias por ano, com a aproximação das eleições surgem nomes para todos os gostos e ideologias e votos de protestos, a incitar uma discussão política na Cidade. Neste momento, entrar nessa disputa para ganhar torna-se uma missão muito difícil, mas não impossível, segundo alguns entendidos de política de Barra dos Coqueiros, nestas eleições que acontecerão em outubro deste ano, vão surgindo os anúncios de candidaturas, onde pelo menos oito já estão nas ruas da cidade.

O pré-candidato do PT, o atual Vice-Prefeito Claúdio Caducha foi o primeiro a sair as ruas, ele vem a mais de um ano trabalhando seu nome para disputar a Prefeitura da Cidade e, tem encontrado rejeição ao seu nome junto a lideranças locais, assim como, no eleitorado devido ao fenômeno  “a sigla PT” que carrega nas costas. Caducha é um dos candidatos que conta hoje com o apoio de dois partidos: REDE e PTdoB. É uma liderança reconhecida

Outro que entrou no cenário na disputa pela prefeitura foi o vereador Vévé, filiado ao PSL. O vereador durante os últimos três anos, disse que apoiava o atual prefeito da cidade. Em 2016 deixou o grupo do prefeito e lançou sua pré-candidatura a prefeito, e tem realizado visitas e reuniões para divulgar seu nome como opção a prefeito da cidade, não tem sido fácil para o edil tendo em vista que na cidade o povo tem corrido atrás das grandes e ilusórias estruturas. E ele é um candidato a Prefeito solitário.

Um nome também na labuta pelo Poder executivo é o do eterno candidato a Prefeito Gilmar Oliveira – Filiado a PP deu inicio a sua campanha em 2014, e tem realizados encontros com amigos e lideranças políticas de Barra dos Coqueiros. Gilmar é muito rejeitado pelas lideranças políticas, por isso não recebeu nenhum apoio oficialmente de nenhuma liderança.

Algumas indefinições são conhecidas e geram boatos e fatos concretos sobre o tema. Uma delas é a respeito do desdobramento da absolvição, do ex-prefeito da cidade Gilson dos Anjos do partido DEMOCRATAS, que encontra-se inelegível, em decorrência de suas contas terem sido rejeitadas pelo Tribunal de Contas da União – TCU. E ele vem lutando para reverter o quadro.

A polêmica que gira sobre a candidatura de Gilson dos Anjos é: Será ou não candidato? Essa duvida prejudica não apenas ao ex-prefeito, mas a conjuntura que aos poucos vem se desenhando na cidade em torno de candidaturas e alianças, pois nomes como o do Pré-candidato a Prefeito Gilvan Pintinho PPS aguardam uma decisão de Gilson dos Anjos, que segundo o nosso "ANJO" há um “acordo” entre os líderes sobre alianças. Assim também espera Marcos, o apoio de Gilson a seu nome.

O ex-prefeito informou a redação do ABN, que até o dia 15 de junho de 2016. vai declarar qual será sua posição para eleições de 2016 É aguardar! Até o momento do próprio Gilson dos Anjos, não se viu nenhuma declaração oficial de que será ou não candidato.

O PCdoB, recebeu a filiação do Empresário Ely Praxedes, nome para ser candidato a prefeito pelo partido, mas que até o momento ainda não foi às ruas. Ely Praxedes já acenou que será candidato e também pode  trabalhar outra opção no atual cenário político.

Já o PMDB que elegeu Airton dos Anjos em coligação com o PT, passa hoje por momentos difíceis, vivendo o que se pode chamar de verdadeiro ostracismo, onde outras agremiações políticas se afastam porque sabem que se aproximar entra em desgraça e tudo isto em decorrência do comportamento político de seus integrantes, sempre trabalhado contra a sociedade, em busca de vantagens e troca de favores. Depois de anos sendo protagonista da cena política, hoje dificilmente conseguirão eleger o Prefeito, corre boatos que o atual Prefeito Airton Martins PMDB, quer concorrer para reeleição, mas existe um processo no TCU, que declara que o mesmo esta inelegível, o grupo deverá  emplacar um candidato numa chapa competitiva


O PPL, partido recém criado na esfera nacional, em Barra dos Coqueiros não é diferente. Apresenta como Pré-candidato a Prefeito o Empresário Paulo Silas, que se destaca como o candidato das mudanças na cidade.

O Partido da Solidariedade –  apresenta a pré-candidatura de do empresário Marquinhos, que anda as ruas da cidade em busca de convencer o eleitor de que é o melhor nome pra cidade.

Nesse cenário, um nome tem causado muita preocupação para os adversários. A candidatura do Pré-candidato a Prefeito Gilvan Pintinho PPS, principal vereador de oposição ao Prefeito Airton Martins. inspira reflexões, a candidatura de Gilvan Pintinho, pode contar com o apoio de diversas lideranças e do Ex-prefeito Gilson dos anjos. O cenário não suporta duas candidaturas de dois membros do mesmo grupo político. PINTINHO tem credibilidade e continua fazendo um mandato honrado em prol dos munícipes e seu índice de rejeição e abaixo de todos os pré-candidatos.
 
Gilvan Pintinho, já se reuniu com fortes lideranças do estado de Sergipe e realizou varias visitas as lideranças locais, conversou com vereadores que são simpáticos a sua candidatura . O gesto do líder demonstra que os amigos estão comungando do mesmo projeto. A decisão de Pintinho é, um fato que pode mudar o cenário e os nomes das peças do jogo desse xadrez.

É este é o retrato político que vive a cidade de Barra dos Coqueiros no mês das noivas, onde noivos ainda estão em fase de entendimentos.