segunda-feira, 3 de abril de 2017

Volney Leite, do DEM, é eleito prefeito de Carmópolis em eleição suplementar

Esta será a 6ª vez que Volney Leite assumirá a prefeitura do município. Luizinho Guimarães Silva (PSB) ficou em segundo lugar na disputa.
Do G1 SE

Volney Leite Alves (DEM) foi eleito prefeito de Carmópolis (SE) em eleição suplementar neste domingo (2). Com 100% das urnas apuradas, ele teve 6.230 votos, o que corresponde a 61,29% dos votos válidos, contra 3.934 de Luizinho (PSB), como é conhecido Luiz Guimarães Silva, equivalente a 38,71% (veja a apuração completa). Todas as 41 urnas eletrônicas terminaram de ser apuradas às 18h06 (horário local).

O município do leste sergipano tem 13.342 eleitores apto a votar. Com 100% das urnas apuradas, a abstenção foi de 2.582 (19,35%), brancos 191 (1,78%) e nulos 405 (3,76%).

A vitória marca o retorno Volney Leite à Prefeitura de Carmópolis, este será o 6º mandato dele como gestor municipal.

O cargo de prefeito está sendo ocupado interinamente, até que o vencedor dessa eleição suplementar seja empossado, pelo vereador e presidente da Câmara municipal, Luiz Guimarães Silva, o Luizinho, que também disputou no pleito deste domingo.

Valney Leite falou sobre os obstáculos a serem superados na nova gestão. “Temos ciência da situação por que passa a economia do país e em Carmópolis não é diferente. Mas, eu tenho experiência de algumas vezes que administrei o município. Vamos incentivar a geração de trabalho e renda e melhorar a saúde pública e a educação com uma merenda de qualidade. Na estrutura do município, vamos trabalhar para que a cidade volte a se desenvolver assim como aconteceu nas minhas outras gestões”, afirmou o prefeito eleito aos 75 anos.
 
Dos mais de 13.342 eleitores apto a votar, em Carmópolis, 19,35% se abstiveram
(Foto: Denise Gomes/TV Sergipe)

Adversário

A disputa eleitoral em Carmópolis teve apenas duas chapas. Em segundo lugar, Luizinho falou sobre suas prioridades caso fosse eleito.

“Nós temos um problema muito grande a nível nacional que é o desemprego. Meu projeto primordial é abrir oportunidades para os jovens e mulheres, que 70% delas estão desempregadas no nosso município. Os homens também não podem só depender da Petrobras, que está em decadência. Temos que ter um mecanismo para sairmos dessa situação, a gente precisa qualificar o nosso povo para que conquistem um trabalho. Precisamos ampliar os cursos na escola técnica e fortalecer o polo industrial atraindo novas empresas para Carmópolis, isso vai ajudar a absorver a mão-de-obra”, disse Luizinho durante entrevista à TV Sergipe na manhã deste domingo (2).

Luizinho foi eleito vereador pela 3ª vez em outubro do ano passado e foi escolhido presidente da Câmara de Vereadores. Por isso, chegou a assumir interinamente como prefeito de Carmópolis no início deste ano e também disputou a eleição suplementar ao cargo do Executivo.
 
CARMÓPOLIS (SE): Candidato Luizinho (PSB) votou na manhã deste domingo (2)
(Foto: Denise Gomes/TV Sergipe)

Entenda o caso
A chapa que venceu o pleito em 2016, formada pelos candidatos Volney Leite Alves e Theotonio Narcizo da Cruz Neto, teve o registro de candidatura negado pelo TRE/SE, cuja decisão foi mantida pelo TSE. O presidente da Câmara de Vereadores, Luiz Guimarães Silva, exerce o comando da prefeitura de forma interina até a posse do novo prefeito que será eleito neste domingo (2).

De acordo com o TRE, embora os recursos interpostos por Volney e Theotonio ainda não tenham sido transitados e julgados com base em jurisprudência da corte superior, o TRE decidiu pelo agendamento de novas eleições independentemente da conclusão definitiva da ação.
 
Eleitores que não compareceram à eleição suplementar de Carmópolis devem justificar ausência
(Foto: Denise Gomes/TV Sergipe)

Ausência eleitoral
O eleitor que deixou de votar poderá justificar a sua ausência no prazo de 60 dias, por meio de requerimento a ser apresentado em qualquer Zona Eleitoral. Quem não se justificar na forma e nos prazos previstos estará sujeito à multa imposta pelo Juiz Eleitoral.

A escolha do novo prefeito e vice-prefeito ocorreu em turno único das 8h às 17h, nos mesmos locais designados para o pleito de outubro de 2016. Foram disponibilizadas 51 urnas eletrônicas, sendo 41 para as seções e 10 de reserva.
Fonte:  http://g1.globo.com/se/sergipe/noticia/2017/04/volney-leite-do-dem-e-eleito-prefeito-de-carmopolis-em-eleicao-suplementar.html