terça-feira, 22 de agosto de 2017

MALHADA DOS BOIS É EXEMPLO DE TRANSPARÊNCIA NA CÂMARA MUNICIPAL, NOTA 9,7.

Em avaliação do TCE de 0 a 10, transparência na Câmara de Malhada dos Bois tem nota 9,7. na gestão do Presidente Jair da Silva. A caminho da Reeleição.


homem e lupaA Lei de Responsabilidade Fiscal exige de todos os chefes dos poderes públicos rigor no trato com os recursos públicos, que são provenientes dos tributos pagos por todos os cidadãos. Essa e outras leis também exigem a transparência das contas públicas por meio da publicação de informações em tempo real e de forma simplificada em “Portais da Transparência”, que estão disponíveis nos sites desses poderes. As publicações visam facilitar a compreensão e a fiscalização desses gastos por parte da população.
Um bom exemplo da transparência das contas públicas foi dado pela Câmara Municipal de Malhada dos Bois - Sergipe. Essa Casa de Leis criou o  “Portal da Total Transparência”. No link estão disponíveis todas as informações relativas à Câmara. Estão divulgados os valores dos subsídios dos vereadores; vencimentos dos servidores; balanços orçamentários, financeiros e patrimoniais; demonstrativos de receitas e despesas; comparativo da despesa autorizada com a realizada; licitações; contratos e aditivos; e o relatório da gestão fiscal. O detalhe é que todas as informações estão atualizadas.

Segundo informações do TCE-SE e comparando o Ranking na sua globalidade, Malhada dos Bois aparece acima da média, próximo a nota 10.
“Em média, os Municípios estão numa posição ainda muito débil, no ponto de vista da disponibilização de informação. No ranking do ABN, a classificação da informação disponibilizada é classificada de insuficiente, aceitável e boa. No caso de Malhada dos Bois, a informação disponibilizada é sempre boa e cresceu do acessível para o bom, enquanto que os restantes municípios têm crescido do insuficiente para o aceitável”, explicou. o Blogueiro Givaldo Silva
Analisando os dados ao nível regional, a investigadora realça o facto de Malhada dos Bois, ocupar uma posição no topo da Transparência entre os 75 Municípios que compõem o Estado de Sergipe.

O  Presidente da Câmara de Malhada dos Bois, Jair da Silva, esta de parabéns, com a transparência com certeza existe uma aproximação dos eleitores aos vereadores eleitos, abrindo a decisão aos cidadãos.

"O vereador Dalmo Braz (PV), considera que se deve ainda ir mais longe nesta aproximação, ao defender um envolvimento e um compromisso maior dos cidadãos na vida política. “É um desafio ambicioso, dá mais trabalho mas não tenho dúvidas que é uma grande vitamina para a democracia”, afirmou o Vereador Dalmo Braz (PV).que se orgulha com os trabalhos realizados pelo Poder Legislativo Municipal.

TCE-SE
O estudo no estado é pioneiro, feito pelo TCE-SE, e foi feito em 75 municípios Sergipanos. O principal objetivo da "Métrica da Transparência" foi verificar quais cidades possuem uma ferramenta online que possibilite o monitoramento, e o funcionamento dela.

A divulgação do resultado foi feita no 31/07/2017, O levantamento faz parte da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA).

Segundo a especialista em direito público de Sergipe, a falta de transparência é grave, já que a Casa é responsável por prestar contas à população.

"A transparência é o requisito essencial da prestação de contas. Todo o poder público, federal, estadual, municipal, principalmente os vereadores, que legislam diretamente com a população", afirma o Contabilista Givaldo Silva.

Prazo para adequação

Todas as cidades que não tiveram a nota máxima receberam uma recomendação do TCE-SE com as irregularidades constatadas e  com prazo para se adequar às normas legais de transparência. 

Após o prazo estabelecido, uma nova avaliação será feita pelo TCE-SE, que poderá ajuizar uma ação civil pública caso a cidade não faça as melhorias apontadas. O curioso é que, de todo o estado, nenhuma Câmara Municipal obteve a nota 10, e Malhada dos Bois, está chegando lá.

As piores

Das 75 cidades de Sergipe, 16 tiveram notas 8,0 e acima de 8,0, passaram da média. No entanto, todas as 20 Câmaras Municipais receberão a nota 0,0 ou abaixo de Zero e recomendação do TCE-SE por descumprimento total da legislação. e outras por precisarem de ajustes.

Entre todos os municípios, grandes e pequenos, a pior realidade encontrada foi em Santa Rosa de Lima, avaliada com nota -1,7. Na sequência, Capela e General Maynard, que tiveram -0,2. 


Cidades com irregularidades terão prazo para adequação às recomendações.