Sem nenhum legislação municipal em vigor e sem nenhum compromisso contra a poluição visual, municipal tem que criar lei para disciplinar o uso de placas publicitárias, para evitar abusos das cores e do tamanho das peças usadas para divulgar os estabelecimentos
Conquistar e atrair a atenção do cliente é tudo o que o comerciante quer. E para ser visto, a única regra parece ser a do poder econômico de quem pode pagar mais por placas maiores, multicoloridas e iluminadas. Geralmente, elas aparecem reunidas em uma única peça publicitária. O resultado da mistura e da falta de padronização é a poluição visual. Um emaranhado de letreiros na entrada da cidade que degrada a cidade e principalmente no centro urbano e provoca desconforto. Em se tratando de Barra dos Coqueiros, além de interferir na paisagem, elas ameaçam a visualização dos motoristas do município e visitantes. E também tira a beleza natural da cidade.
Os abusos ocorrem em todas as direções. Sobram exemplos de placas instaladas sobre o todos os perímetros urbanos. Também é comum a peça publicitária ser afixada na marquise e ultrapassar a altura máxima da edificação ou tomar toda a fachada, escondendo as características da construção. Raro mesmo é encontrar locais em que o comerciante anuncia o nome de seu estabelecimento com o mínimo de bom senso. O festival de abusos ocorrem em todo o percurso da ponte Aracaju/Barra até o fórum da cidade. E também oo longo da avenida oceânica, os letreiros invadem o espaço aéreo das calçadas.
O ABN, conversou com alguns comerciantes a respeito do assunto e nenhum aceitou falar sobre o assunto . Todos eles afirmaram desconhecer a existência da legislação que disciplina a publicidade. Mas ela existe no Código de Postura do Município.
O novo prefeito em 2025, deve colocar regras para a fixação em residências e outros locais. E antes de colocar um letreiro na frente da loja, todo comerciante tem a obrigação de apresentar o projeto na administração, que licencia a colocação da peça. Quem confere se o projeto aprovado foi o colocado em prática é o setor de Fiscalização de Barra dos Coqueiros.
Destaque
Muitos comerciantes, desconhecem qualquer lei que disciplina o assunto. Para eles, em se tratando de divulgação da loja, quanto mais chamativa, melhor. No entanto, eles reconhecem que a desordem dos letreiros compromete a estética da cidade. Quando chega na entrada da cidade, tem tanta placa, tanta informação, que causa vergonha a poluição visual.