sexta-feira, 31 de janeiro de 2025

POLÍTICAS PÚBLICAS, "DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE, SOCIALIZAÇÃO E PAZ" SÃO AS METAS DO NOVO SECRETÁRIO DE ESPORTE DE BARRA DOS COQUEIROS


Cerca de uma semana após ser oficialmente nomeado pelo Prefeito de Barra dos Coqueiros, como o novo secretário de Esporte e Lazer, o visionário Robson Careca, conversou com a Redação do ABN  e abordou grande parte das demandas e temas mais relevantes na área. O Secretário, destacou que possui como principal meta tornar a Secretaria de Esporte e Lazer (SMELPMBC) e, por consequência, o município, uma referência em políticas públicas de esporte e também a profissionalização de atletas de alto rendimento. Além disso, ao lado da Secretaria de Comunicação do Município, ele acentuou o interesse em implementar em todas os povoados e bairros da cidade a campanha "DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE, SOCIALIZAÇÃO E PAZ", promovendo fair play, ambientes saudáveis e a diminuição da violência em toda as práticas esportivas.

Robson ainda lembrou que o prefeito Airton Martins (PSD) expôs a intenção de elevar o nível do esporte no município,
, e que ele buscará otimizar o acesso ao esporte para equipes esportivas e pessoas no município através das políticas públicas que serão implantadas na gestão.

O novo secretário ainda assegurou a conclusão, durante a sua gestão, de algumas praças esportivas que estão sem condições da práticas do esporte. 

ABN – Qual é sua principal meta como secretário de Esporte e Lazer?
ROBSON CARECA – A principal meta é tornar a SMELPMBC uma referência em políticas públicas do esporte. É uma visão que nós queremos. Para isso temos que trabalhar em duas realidades: a do fomento – do desenvolvimento das práticas esportivas na cidade -, e ações de inclusão ao esporte.
Se conseguirmos, deixaremos um bom legado na Gestão do prefeito Airton Martins.

ABN – Quem compõe essa equipe na SMELPMBC neste princípio de gestão?

ROBSON CSRECA– Tenho um Secretário Adjunto e um secretário executivo, além da gerência, diretores e alguns funcionários efetivos.

ABN – Como você encontrou a SMELPMBC no aspecto financeiro? Será um dos seus maiores desafios fomentar o esporte com um orçamento certamente limitado?

ROBSON CARECA – É de conhecimento de todos, inclusive do prefeito eleito, Airton Martins, que assumiu publicamente que irá aumentar os investimentos no esporte para atender as demandas dos jovens do município e  para atender aos projetos. E a gente sabe que a SMELPMBC é a que mais capta recursos de forma vinculada. Isso é uma realidade, mas existe um compromisso público de que os investimentos irão aumentar ao longo dos anos.

ABN – Você vê uma necessidade imediata de políticas públicas de acesso ao esporte?

ROBSON CARECA – Isso tem que ser desenvolvido ao longo do tempo. Considerando a atualidade, em que nos últimos 4 anos a diferença dos estados sociais aumentou, muitas pessoas deixam de ter acesso a esses serviços. Aqueles que têm condições de pagar conseguem ter ao longo do tempo. O que temos que fazer é oferecer escolas de esporte e lazer para que as pessoas tenham acesso. É um trabalho literalmente de inclusão em todas as modalidades que a prefeitura trabalha. Deve-se reconhecer o trabalho de todos que passaram aqui. Precisamos dar mais dignidade a essas pessoas, com bons materiais, aulas e treinos com qualidade.

ABN – Como deve ser a relação da SMELPMBC com as equipes profissionais da cidade?

ROBSON CARECA– A primeira questão é que a melhor maneira de se apoiar o esporte de alto rendimento é através do crescimento da economia da cidade. Atrair novos investimentos, apoiar indústrias já instaladas, fortalecer a cadeia produtiva. Isso aumenta a possibilidade de parceria. O Poder Público pode colaborar através de consultorias, cursos de capacitação para os gestores e treinadores, assessorar nas leis de incentivo – apesar de não contemplar o futebol. A disponibilidade do estádio é uma maneira de apoiar os esportes. Mas a melhor maneira é a economia da cidade estar forte. O esporte é um vetor econômico, as equipes com bons desempenhos, disputando as competições de nível elevado de exigência, isso traz divisas para a cidade. É a pessoa que vem de fora e se hospeda em um hotel ou pousada, que vai em restaurantes, investe aqui, motiva outros a praticarem. Temos que fomentar esse crescimento e o desenvolvimento do esporte na cidade. A realização de competições, um brasileiro de qualquer modalidade, movimenta o comércio. Mas é importante dizer também que os clubes amadores e profissionais e os atletas de alto rendimento têm que gerar credibilidade, que venha atender os princípios da governança através de apresentação de projetos, transparência, prestação de contas. Os clubes têm que se preparar, trabalhar de forma balizada, na gestão.

ABN – E em relação à realização de competições amadoras na cidade?

ROBSON CARECA– Dependemos de uma economia forte e patrocínios. Não tem como começar uma conversa sem dinheiro. Vamos trabalhar para promover eventos esportivos em todas as modalidades esportivas no município em parceria s com as entidades esportivas. Mas existe a intenção, nem que a gente procure apoio de parceiros externos.

Ao fim do Bate-papo com o ABN, Robson destacou, ainda, dois projetos da SMELPMBC que visam, sobretudo trazer mais praticantes ao esporte na cidade em diferentes vertentes. A primeira iniciativa será a campanha, "DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE, SOCIALIZAÇÃO E PAZ" 

“É levar a paz para a prática da modalidade esportiva, o respeito. O esporte não pode ser motivo de violência. Não podemos concordar com o que acontece as vezes no futebol no ano passado de um árbitro de futebol. Não podemos admitir que uma equipe de futebol de uma comunidade não possa jogar futebol em outra por violência. Então em todas as ações da SMELPMBC vamos trabalhar nessa perspectiva da cultura da paz”, explica.

Conforme Robson Careca, o auxílio dos pais será fundamental neste movimento. Esse projeto irá nos seguir nesses quatro anos.”

QUEM É O NOVO SECRETÁRIO DE ESPORTE E LAZER, ROBSON CARECA?

Robson Careca, é natural de Barra dos Coqueiros filho de Reniuton e Evaneide. Aos seus 20 anos de idade, foi morar em Macaé - RJ, por falta de oportunidade de emprego e de crescimento profissional na cidade Barra dos Coqueiros, e lá viveu durante 30 anos, on casou com com a Senhora Eliana e do casamento nasceram 3 filhos e por enquanto 3 lindos netos. 

Para Robson, Macaé lhe  proporcionou muitos conhecimentos e oportunidades um deles em especial à Política. Retornou a sua cidade Barra dos coqueiros 30 anos depois, em busca de ajudar os seus conterrâneos através da política e gerar oportunidades na qualidade de vida a cada um.