sábado, 25 de dezembro de 2021

Saúde mental é a principal meta para 2022: dicas para ajudar a desacelerar

Criar metas possíveis de serem alcançadas, dividir bem o tempo durante o dia e fazer exercícios podem ajudar a garantir o bem-estar

 

Estabelecer metas é uma das muitas tradições que antecedem a chegada do ano novo e, quase sempre, a vida profissional está incluída nesta lista. No entanto, após quase dois anos de pandemia e a popularização da síndrome de Burnout, a prioridade se tornou outra: manter a saúde mental. E como garantir isso sem deixar de apresentar bons resultados?

 

De acordo com o filósofo clínico Beto Colombo, dividir papéis existenciais é um dos pontos principais quando se relaciona sucesso e qualidade de vida.

 

“A mesma pessoa que é mãe, filha, religiosa, esportista, passa a ser empresária, executiva ou secretária quando chega ao seu local de trabalho. Em cada papel existencial que vivemos podemos ter uma velocidade diferente e é importante dividi-los para evitar que a nossa velocidade no trabalho, por exemplo, atropele as coisas em casa, como mãe, filha ou até esposa, se o companheiro tiver um trabalho que exige outro ritmo”, inicia.


 A segunda dica compartilhada pelo filósofo é saber dividir o tempo de cada tarefa de acordo com sua prioridade e ter disciplina para respeitar seu próprio planejamento.

 

“Se você trabalhar de 8h às 18h e tiver 10 tarefas para fazer, pode separar três e eleger a mais urgente para resolver naquela semana ou dia. Mas é importante não se distrair com coisas aleatórias durante esse período, levando em consideração o horário de almoço e lanches da manhã e tarde, para evitar ter que cumprir o papel de trabalhador por mais tempo. E o contrário também ajuda, como evitar falar de trabalho durante a refeição”, afirma.

 

A terceira, mas não menos importante, dica de Beto Colombo é tomar cuidado com metas utópicas: “Não estabeleça metas impossíveis de serem alcançadas, se não irá acabar desanimando, estressando”.
 

A busca pela meta impossível pode causar esgotamento extremo e é aí que pode surgir a Síndrome de Burnout, explica Bettina Correa, psicóloga da Iron Telemedicina.

 

“Esse transtorno psíquico é comum de ocorrer em profissionais que passam por muitos momentos de tensão, pressão extrema e que exigem um grande envolvimento do indivíduo para realizar, seja de forma física, emocional ou psicológica”, explica.
 

O ideal, segundo Bettina, é que a pessoa que identifique qualquer sinal de esgotamento e estresse relacionado ao trabalho já busque ajuda profissional antes mesmo do quadro se agravar.
 

“Além de tratar, é possível evitar esse transtorno buscando formas de alívio da tensão, praticando atividade física, tendo momentos de lazer e socialização e buscando uma boa qualidade de sono”, finaliza.
 

Startups já atuam para oferecer suporte aos colaboradores

 

A startup Dootax, pioneira em otimizar as rotinas fiscais no Brasil, possui 81 colaboradores e oferece como um dos benefícios para os seus colaboradores, consultas com psicólogos via plataforma Zenklub, que podem ser realizadas semanalmente.

 

“Segundo pesquisa divulgada pela BBC, 53% dos brasileiros declararam que seu bem-estar mental piorou um pouco ou muito em 2020. Antes mesmo da pandemia, nosso país já foi considerado o mais ansioso do mundo, de acordo com a OMS. O assunto ainda é tabu, mas chegou a hora de falarmos sobre, conversar é preciso e na Dootax abordamos práticas para manter de forma positiva a saúde emocional no trabalho dos nossos colaboradores”, diz Priscila Gasperin, gestora de RH da Dootax.
 

Já a Crawly, startup que desenvolve soluções para busca, coleta e análise de dados não estruturados em grande escala para inteligência de negócios em empresas, tem grande parte dos funcionários trabalhando apenas quatro dias por semana, além de 100% da equipe ficar de home office.
 

O cofundador e CEO da Crawly, João Drummond, diz que acredita que um dia a mais de descanso por semana e a adoção home office contribuem para deixar as pessoas mais felizes, mais saudáveis, gerando assim um ambiente de trabalho mais agradável.
 

“E é comprovado que pessoas mais felizes, descansadas e saudáveis produzem mais. Além disso, é um excelente diferencial de mercado para apresentarmos durante os processos de recrutamento”, finaliza João.


 

sexta-feira, 24 de dezembro de 2021

PREFEITO ALBERTO MACEDO DÁ POSSE PARA MAIS 80 CANDIDATOS APROVADOS NO ÚLTIMO CONCURSO PÚBLICO DA BARRA




Nesta quinta-feira, 23, foi realizada a cerimônia de posse de mais 80 candidatos aprovados no último concurso público do município. Hoje receberam posse os novos funcionários da área da Educação, que exercerão as funções de auxiliar de creche, motorista de transporte escolar, monitor de transporte escolar, cuidador escolar, professor de história, de matemática, de educação física e professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Na ocasião, o prefeito de Barra dos Coqueiros parabenizou os recém-empossados e disse que continuará convocando, gradativamente, todos os candidatos aprovados no certame.

“Nesse primeiro ano da minha gestão, já empossei mais de 250 candidatos que passaram no concurso público 2020. E é com imensa satisfação que no dia de hoje nomeei 80 servidores da área da Educação. Aproveito a oportunidade para tranquilizar os demais aprovados que ainda não foram convocados, e dizer que nós estamos trabalhando para nomeá-los o quanto antes”, destacou o prefeito Alberto Macedo.

O secretário municipal de Educação, professor José Marques, recepcionou os novos funcionários e falou sobre a importância deles para o avanço na qualidade da Educação da Barra. “Esses novos profissionais vêm de um concurso público bastante concorrido, isso significa que eles estão bastante preparados para elevar a qualidade da Educação do município”, disse o secretário José Marques.

Também prestigiaram a cerimônia de posse a equipe da Secretaria Municipal de Educação, secretários municipais, autoridades locais e outros colaboradores.

A partir do dia 3 de janeiro de 2021, os novos servidores já estarão no exercício de suas respectivas funções, mas antes disso precisarão se apresentar à Secretaria Municipal de Educação, localizada na Rodovia José de Campos, nº 545, Espaço Tropical, no dia e horário mencionados abaixo: 👇🏼

Dia 27 de dezembro, das 7h às 13h - Auxiliares de Creche e Cuidadores;

Dia 28 de dezembro, das 7h às 13h – Motoristas e Monitores;

Dia 29 de dezembro, das 7h às 13h – Professores.
Fonte: SECOM/PMBC 

segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

PREFEITO DE BARRA DOS COQUEIROS RECEBE SELO DE COMPROMISSO COM O MEIO AMBIENTE


A Prefeitura de Barra dos Coqueiros foi homenageada com o título Selo ODS, que trata sobre o desenvolvimento sustentável e a preservação do meio ambiente. A entrega da premiação aconteceu na Universidade Maurício de Nassau, em Aracaju, nesta quinta-feira, 16. O  selo é destinado a pessoas e entidades que contribuem com desenvolvimento sustentável do planeta. E o prefeito de Barra dos Coqueiros, Alberto Macedo recebeu esse prêmio. Também marcaram presença no evento o secretário Municipal de Meio Ambiente, Edson Aparecido e o de Comunicação, Elton Benjamin. O selo é organizado por Sandra Sena.

O prefeito de Barra dos Coqueiros, Alberto Macedo falou da importância de receber o prêmio. "Este selo é o reconhecimento do trabalho que estamos fazendo na Barra dos Coqueiros para compensar as perdas ambientais com a chegada desses empreendimentos imobiliários. Isso serve para que tenhamos consciência e  motivação cada vez maiores para continuar desenvolvendo esse trabalho para preservar o meio ambiente da Barra dos Coqueiros, e assim poder futuramente ter um meio ambiente sustentável, um crescimento sustentável e consequentemente uma qualidade de vida muito melhor para nossa população", enfatizou o prefeito Alberto Macedo.

Fonte: SECOM/PMBC 

II EDIÇÃO DO PÔR DO SOL CULTURAL DA BARRA PROMOVE A CULTURA E GERA RENDA


Neste sábado, 18, barracoqueirenses e visitantes aproveitaram a II Edição do Pôr do Sol Cultural, promovido pela Prefeitura de Barra dos Coqueiros, através da Secretaria Municipal de Governo e da Secretaria de Cultura.

Nesta edição teve o Cortejo para Oxúm, com a Banda Afoxé D’oxum, que saiu da frente ao Estádio João Cruz, pecorreu a Avenida Oceânica até chegar ao estacionamento da  Prefeitura Municipal. Este II evento contou com a apresentação do Grupo Awo Ara Gbigbé, do Xirê Nagô, da Banda Reação e da Banda André Novaes. As últimas duas apresentações fizeram o público curti um reggae e na sequência uma sofrência. 

EMPREGO E RENDA

A gestão municipal tem o intuito de promover o turismo e gerar renda para a população através de ações como essas. Os comerciantes venderam diversos produtos e garantiram renda neste evento. 

E os artistas que participam da II edição do Pôr do Sol Cultural foram selecionados através do Edital Agentes Culturais – Ilha das Artes da Lei Aldir Blanc.

Fonte: SECOM/PMBC 

terça-feira, 7 de dezembro de 2021

População da Barra dos Coqueiros está revoltada com suposta notícia de mudança, afirma Adailton.


Por Assessoria do Parlamentar

O deputado estadual Adailton Martins (PSD) subiu à tribuna da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) na manhã desta terça-feira, 07, para pedir aos colegas parlamentares que não acatem o Projeto de Lei, propondo a mudança do nome do município da Barra dos Coqueiros para João Alves Filho, de autoria do deputado Capitão Samuel (PSD).

O parlamentar destacou que não tem conhecimento do PL com essa natureza na Casa Legislativa, mas anunciou que a população barracoqueirense não aceita a conversão e está revoltada com a notícia.

“Os vereadores já fizeram uma moção contra Capitão Samuel que tem em mente essa tentativa de mudar o nome da Barra dos Coqueiros. Então, quero falar aqui e pedir aos colegas que se existir esse PL na Alese, que não coloquem para frente, pois o nome do município faz parte da História de Sergipe e foi dado em virtude de os portugueses ao navegarem até à costa sergipana, precisavam de sinalização e plantaram os coqueiros para se localizarem melhor”, ressaltou.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2021

VEREADORA IRMÃ GIL PARTICIPA DE BATISMO NAS ÁGUAS DA IGREJA ALIANÇA COM CRISTO DE PIRAMBU

A Vereadora e irmã Gil, prestigiou na manhã de domingo, 5, a convite do irmão Nadilson e sua esposa, do Batismo nas águas realizado pelo Pr Diego Oliveira, da Igreja Aliança com Cristo em Pirambu.

Após o batismo participou da Ceia do Senhor e do delícioso almoço de confraternização preparado pelas irmãs.

"Que Deus abençoe suas preciosas vidas meus queridos irmãos!"

A expressão "batismo nas águas" remete para o ato de uma pessoa declarar publicamente a sua fé em Jesus, indicando a sua vontade de ser obediente a Deus durante a sua vida.

#Atos2:38

#VereadoraGil

#Batismo

#Obediênciaapalavra

#Conversão

#Nascerdenovo

#AliançacomCristo

Fonte: https://www.instagram.com/p/CXJN1DZLP5L/?utm_medium=share_sheet

domingo, 5 de dezembro de 2021

HOMEM CONHECIDO COMO SEU GIVALDO COMETE SUICÍDIO NA PONTE ARACAJU/BARRA


Hoje no início da manhã deste domingo 05 de dezembro, Givaldo Viana, 73 anos (conhecido Givaldo do PT), na cidade de Barra dos Coqueiros,  cometeu suicídio na Construtor João Alves, Aracaju / Barra, sentido. A Policia Militar foi acionada, logo cedo pela manhã, e um policial foi o primeiro a chegar ao local, onde através do telefone que ele encontrou da vítima, manteve contato com a esposa de Givaldo, posteriormente a guarnição chegou ao local e o corpo de bombeiros também foi acionado.

Segundo informações apuradas, houve buscas e o corpo de Givaldo, só foi encontrado hoje a tarde próximo a ponte do imperador. Segundo a esposa de Givaldo, Hoje ele teria saído cedo com dois banquinhos é o celular, e logo após informações da tragédia. 

O Instituto de Criminalística foi solicitada a comparecer no local para perícia.

FALCON É CAMPEÃO SERGIPANO DA SÉRIE A2


O Falcon dominou o jogo no segundo tempo, venceu e sagrou-se campeão sergipano

A grande final do Campeonato Sergipano da Série A2, foi realizada, neste sábado (4), na Arena Batistão, em Aracaju. O confronto reuniu o tradicional América de Propriá e a jovem equipe do Falcon, time do município de Barra dos Coqueiros. De um lado, o tricolor da ribeirinha que já conquistou diversos títulos no estado e do outro o Falcon que disputa a primeira final profissional.

O confronto foi digno de uma final de campeonato, a partida contou com muitas emoções. No primeiro tempo as duas equipes buscaram o jogo. Depois de jogada pelo lado esquerdo o meia Ramos balançou as redes para o Falcon. Já no segundo tempo, a equipe do Falcon dominou as ações da partida. Depois de uma falha da defesa o ataque Cristhian aproveitou o vacilo e ampliou a vantagem. Final de jogo: América 0 x 2 Falcon.

Com o resultado a equipe do Falcon conquistou o título do Campeonato Sergipano da Série A2 de 2021 e levou pra casa o troféu que fez homenagem ao ex-jogador e ex-técnico Aílton Rocha, além de conquistar o acesso ao lado do América de Propriá para a Série A1 de 2022.

Chegou rápido à elite

O Falcon Futebol Clube, surgiu na Barra dos Coqueiros, litoral de Sergipe, em novembro de 2020, como um clube-empresa. Em pouco tempo de tempo de existência, a equipe se filiou à FSF, podendo disputar os campeonatos organizados pela federação.
O colombiano Jonathan Perea que integra a equipe do Falcon

O clube tem um grande projeto no âmbito futebolístico sergipano, contendo um Centro de Treinamento (CT) e alojamento com capacidade para 52 atletas. Dentre os jogadores do Falcon também existem estrangeiros

O primeiro campeonato que o Falcon debutou foi o Sergipano Sub-20 – Série A2, ficando num grupo de América de Propriá, Canindé, Coritiba e Força Jovem. Ao final daquela primeira fase, o clube da Barra dos Coqueiros conseguiu passar de fase como primeiro colocado e de forma invicta.

Na semifinal, o carcará enfrentou a equipe do Riachão e, no jogo de ida, em Riachão do Dantas, o Falcon conseguiu vencer a partida pelo placar mínimo de 1 a 0. No jogo de volta, houve um empate de 1 a 1 e o Falcon chegou em sua primeira final. Na partida decisiva o Falcon enfrentou o Santa Cruz, de Riachuelo, em jogo ocorrido na Arena Batistão, em Aracaju e que terminou empatado em 0 a 0. Nos pênaltis, a equipe de Riachuelo conseguiu vencer pelo placar de 4 a 2, faturando o título do campeonato.

Logo após a final do Sub-20, em outubro passado, se inicia Sergipano Série A2, na categoria profissional e nela o Falcon ficou num grupo de Barra, Coritiba, Riachão e Sport. A primeira partida profissional do carcará foi contra o Barra, fazendo o clássico local, terminando com um empate de 0 a 0.

Em novembro passado, o Falcon conquistou seu acesso ao Campeonato Sergipano, logo no primeiro ano como profissional, após vencer o Barra nos pênaltis por 5 a 4, depois de 2 empates por 0 a 0 . Com isso, o jovem time litorâneo disputou a final do Sergipano A2 contra o América de Propriá, venceu por 2 a 0 e se tornou campeão sergipano.

Com a definição de campeão e vice-campeão d Série A2, acompanhe os primeiros jogos do Sergipão 2022:

1ª rodada:

15 de janeiro
(a definir:horário)

Sergipe x Falcon, arena Batistão, em Aracaju

16 de janeiro

Itabaiana x Maruinense, estádio Etelvino Mendonça, em Itabaiana

FreiPaulistano x Confiança, estádio Titão, em Frei Paulo

Atlético Gloriense x Lagarto, estádio Editon Oliveira, em Nossa Senhora da Glória

América de Propriá x Boca Júnior, local a definir

Fontes: FSF e Wikipédia 
(Fotos: Antônio Júnior/Falcon FC)

PREFEITURA DE BARRA REUNE ARTISTAS CONTEMPLADOS PELA LEI ALDIR BLANC

A Prefeitura de Barra dos Coqueiros realizou nesta sexta-feira, 3, através da Secretaria Municipal de Cultura, um encontro com os artistas contemplados  pela Lei Aldir Blanc para a apresentação das das formalidades e assinaturas dos termos. O evento aconteceu na Quadra da Escola João Cruz e contou com a participação de cerca de 60 artistas de variados segmentos.

Essa foi a primeira reunião com todos os artistas contemplados pela Lei Aldir Blanc.“Tivemos a felicidade de estarmos aqui reunidos com os nossos artesãos, nossos músicos , todos artistas do nosso município para parabenizá-los os que foram selecionados no edital e dizer que nós estamos procurando cada vez mais desenvolver atividades culturais e contem sempre conosco”, ressaltou o prefeito de Barra dos Coqueiros, Alberto Macedo. 

De acordo com o secretário Municipal de Cultura Diego Araújo, foram ao todo 58 aprovados no edital 2, e seis instituições contempladas no edital 1. “Quero parabenizar os aprovados e  informar que todo o cronograma de pagamento será seguido. A previsão é de pagar até o dia 20. Esses recursos são muito importantes para os nossos artistas que passaram esse período pandêmico com muita dificuldade, sem ter como se apresentarem, sem ter como exercer sua atividade cultural e através da gestão do prefeito Alberto Macedo estamos conseguindo passar esses recursos para os artistas contemplados. E mais, provavelmente na próxima semana abriremos o terceiro edital da Lei Aldir Blanc para passar os recursos para os artistas remanescentes desses dois editais”, revelou o secretário Diego.

A aprovação dos projetos contemplados pela Lei Aldir Blanc é um marco para o município de Barra dos Coqueiros, num momento em que muitos artistas passam por dificuldades por conta da pandemia. E a Prefeitura Municipal valoriza a cultura e vem dessa maneira construindo o amanhã.

Fonte: SECOM/PMBC 

Você conhece a Lei do Superendividamento? Como utilizar?


Ana Luzia Rodrigues

Atire a primeira pedra quem nunca passou um sufoco por não ter dinheiro para pagar uma conta. Ou não conhece uma pessoa cujo nome vá parar nos órgãos de proteção ao crédito. Pois fique sabendo que mais de 70% das famílias brasileiras estão endividadas, segundo pesquisa.

O problema é que, em muitos casos, a situação foge do controle, comprometendo inclusive o pagamento das despesas mais básicas. Mas você conhece a existência da Lei do Superendividamento?

O texto sancionado pelo Governo Federal, em julho deste ano, altera o Código de Defesa do Consumidor (CDC) e o Estatuto do Idoso.

Mas como as mudanças impactam a sua vida? Continue a leitura para saber detalhes da nova lei.

O que é a Lei do Superendividamento?

Essa lei federal é a de número 14.181/21 e cria mecanismos para consumidores que não conseguem mais arcar com as prestações de empréstimos ou de compras no crediário.

A grande vantagem é a renegociação das dívidas em bloco. Isso significa que uma pessoa superendividada pode se reunir com todos os credores de uma só vez para elaborar um novo plano de pagamento. Também protege os grupos mais vulneráveis, como idosos e analfabetos.
Peculiaridades da Lei do Superendividamento

Renegociação de dívidas:

Agora, o consumidor em débito pode renegociar todos os valores ao mesmo tempo. Trata-se da repactuação das dívidas, procedimento amigável que conta com a presença dos credores.

Com a negociação em bloco, o devedor consegue usar uma única fonte de renda para liquidar as contas em aberto. Para que o processo de revisão dos contratos aconteça, o cidadão superendividado deve procurar o Tribunal de Justiça de seu estado. Ainda é possível recorrer aos órgãos do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, como o Procon, a Defensoria Pública e o Ministério Público.

O devedor tem que apresentar aos credores um plano de pagamento com prazo máximo de cinco anos. Se não houver acordo entre as partes, cabe ao juiz determinar prazos, valores e formas de pagamento.

É importante dizer que a renegociação vale apenas para dívidas de consumo – contas de água e luz, carnês de lojas ou empréstimos de instituições financeiras, entre outros. Portanto, a nova Lei do Superendividamento não se aplica a pagamento de impostos, pensão alimentícia, crédito habitacional ou serviços de luxo.
Mínimo para subsistência:

Dívidas em excesso podem comprometer as necessidades básicas de um indivíduo. Sem dinheiro para água e supermercado, o consumidor põe a própria vida em risco.

Mas a Lei do Superendividamento protege a população desse cenário extremo. O texto aponta que qualquer tentativa de revisão e reparcelamento dos valores deve preservar o mínimo existencial. Essa quantia seria o valor ideal para assegurar a subsistência de alguém, isto é, o pagamento de água, luz, moradia e comida.

O cálculo do que é essencial depende de cada caso, tendo em vista fatores como o custo de vida na região onde o consumidor mora. De todo modo, a intenção é garantir dignidade à pessoa endividada, mas sem luxos.
Maior transparência:

Outro avanço diz respeito aos perigos ocultos na contratação de um empréstimo. Afinal, bancos e financeiras nem sempre são claros sobre as condições de pagamento no longo prazo.

Com as novas adições, o Código de Defesa do Consumidor passa a exigir práticas de crédito responsável. Em outras palavras, o cliente deverá ser informado sobre todos os custos do produto ou serviço oferecido para compreender o que está adquirindo.

Em suma, a resolução do conflito pela conciliação é vantajosa para todos. O consumidor fica mais tranquilo em relação às suas dívidas e os credores evitam apelar para uma solução judicial, mais cara e demorada.
Fonte! Jornal contábil 



quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

Câmara de vereadores de Barra dos Coqueiros é Nota 10 em Transparência Pública


O Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE) divulgou o resultado da rodada anual de avaliação dos portais da transparência das prefeituras e câmaras municipais sergipanas.

A Câmara de Barra dos Coqueiros ficou classificada no nível elevado, conseguindo nota máxima - 10,0. Essa nota é motivo de muito orgulho e demonstra o compromisso da câmara com a sociedade, já que a transparência constitui princípio republicano de elevada estatura, cuja falta de cumprimento pode inviabilizar o exercício do próprio controle social. Além disso, a negativa de publicidade de atos oficiais constitui ato de improbidade administrativa.

O Presidente da Câmara Municipal de Barra dos Coqueiros, Fernando Freitas, destacou o reconhecimento através da avaliação do TCE “A transparência na gestão pública é primordial para apresentar à sociedade a aplicação correta dos recursos, além de mostrar o nosso compromisso com as boas práticas de transparência” destacou.

O presidente acrescentou ainda que “essa nota vem para reconhecer uma gestão que trabalha diaramente para proporcionar qualidade de vida para todos os cidadãos e para comprovar o progresso e transparência que estamos adquirindo".

A diretora da câmara, Brisa Caroline, também destacou que a nota 10 vem para coroar o grande trabalho que vem sendo feito. “A nota máxima veio para referendar o trabalho que vem sendo desempenhado por essa gestão, que sempre teve a transparência dos atos como algo primordial”.


PREFEITURA DE BARRA PROMOVE AÇÃO EDUCATIVA DENTRO DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA

Para alcançar os propósitos do Programa Saúde na Escola (PSE), a equipe de saúde da Unidade Básica de Saúde Vereadora Ana dos Anjos realizou nesta segunda-feira, 29, uma Roda de Conversa com todos os professores e cuidadores da Creche Municipal Jorge Prado de Oliveira. O objetivo da ação foi discutir temas como: "Comunicação Não Violenta x Comunicação Agressiva" e “Violência Sexual e Violência Doméstica Infantil".

"Foi um encontro bastante produtivo, onde foi possível abordar temas pertinentes ao momento de retomada das aulas após um longo período de turbulência da pandemia da Covid-19. O nosso maior intuito é possibilitar a integração e a articulação permanente entre a Atenção Básica e a Educação, com vistas ao desenvolvimento da cidadania", explicou a enfermeira Danielle Costa Pinto.

A psicóloga do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), Cíntia Suellen, também esteve participando da atividade, e pôde esclarecer questões relacionadas aos temas debatidos.

Fonte: SECOM/PMBC