terça-feira, 21 de fevereiro de 2023

BLOCO SEDUTORES E CIGANINHAS ARRASTA FOLIÕES PELAS RUAS DE BARRA DOS COQUEIROS


Depois de 2 anos de pandemia sem desfilar, o bloco carnavalesco mais tradicional da cidade – o Bloco SEDUTORES E CIGANINHAS – saiu ontem (20) pelas ruas de Barra dos Coqueiros, na região central da cidade, para animar moradores e foliões fiéis que acompanham seu desfile há anos. A concentração ocorreu na Praça Erasmo Santa Bárbara, no período da tarde, com a presença de muitos foliõesde todas idades. Logo após começou o desfile pelas ruas dos bairros, Conjuntos e loteamentos incluindo a avenida principal.
      VEJA O VÍDEO!
O Bloco SEDUTORES E CIGANINHAS, é o bloco mais antigo em atividade na cidade e tem como Presidente Cláudio Caducha, que com muita responsabilidade comanda o Bloco. O bloco depende basicamente da  comunidade e dos patrocinadores, que confiam no  trabalho dos organizadores. A força do bloco vem da tradição, todos estão sempre voltados a manter dignamente o bloco nas ruas com tudo aquilo que ele já fez ao longo do tempo.

“Conheço o bloco há muitos anos, é sensacional. É um bloco antigo, um bloco família, que você pode trazer seus filhos e casais. É um bloco bem animado, toca as marchinhas antigas de carnaval para a gente lembrar o que é o carnaval raiz”.afirma o folião José Carlos.

 Para Cláudio Caducha é muita emoção , "Depois de dois anos de Pandemia voltamos as ruas de Barra dos Coqueiros. Quero agradecer a todos e todas as pessoas que compareceram ao Desfile Carnavalesco do Bloco Sedutores e Ciganinhas, Foi uma festa bonita com muita animação e sem nenhum incidente registrado. Agradecemos às pessoas físicas que contribuíram financeiramente para o Bloco pois foram fundamentais para realizaçãoda festa. Próximo ano tem mais pois como dizia Capiba " Nós somos madeira de Lei que cupim não rói".

PATROCINADORES DO BLOCO
 SEDUTORES E CIGANINHAS:

- OFISSI BAFU DIGITAL

- FARMACIA BOA SAUDE

- MARKOS MATERIAL DE CONSTRUÇÃO E MADEIREIRA

- DON RUAN

-SUPERMERCADO DELÍCIA

- AUTO ESCOLA DAKAR

- NILZA MODAS

- SUPERMERCADO BARRA DOS COQUEIROS

- RESTAURANTE MARIAN

- DEPUTADO ESTADUAL PAULO JUNIOR

APOIO: PREFEITURA MUNICIPAL DE BARRA DOS COQUEIROS

REALIZAÇÃO - INSTITUTO DONA SULA E CLAUDIO CADUCHA.

História do Bloco
O bloco resgata os antigos carnavais de rua da Barra dos Coqueiros, que tinham como seus expoentes os blocos “Ciganinhas”, que ia às ruas aos sábados de carnaval, e “Os Sedutores do Frevo”. Organizados respectivamente por Dona Cica e pelo saudoso Francisco Fagundes, o popular Galeão, as duas figuras desempenharam papel importante na cultura e na política da Barra dos Coqueiros, os blocos carnavalescos atingiram o ápice nas décadas de 1960 e 1970. Com a morte de Dona Cica, na década de 1980, as agremiações carnavalescas perderam força e foram interrompidas.


Em 2005, o Bloco Sedutores da Ilha foi rearticulado por Roberto Calazans Costa, que ocupava o cargo de Diretor de Cultura de Barra dos Coqueiros, Cláudio Caducha, Luiz Roberto, Sissinho Moura, então vice-prefeito, pelo então Secretário de Educação de Barra, Luiz Alberto e pela mestra Dona Yolanda do Samba de Coco. A partir da sua terceira edição após a rearticulação, o mandato parlamentar do então vereador Cláudio Caducha assumiu, ao lado de voluntários, a coordenação do Bloco. Em 2016 o Bloco passou a se chamar “Sedutores e Ciganinhas” para melhor explicitar a homenagem às duas agremiações que fizeram história na nossa cidade. Hoje, a festa é comandada pelo Instituto Dona Sula e com o auxílio de apoiadores e do comércio local que ajudam a financiar a iniciativa. “Com o passar do tempo, o bloco foi se consolidando e hoje é o maior bloco carnavalesco da Barra dos Coqueiros”, explica, com orgulho, Gledson Soares.


Instituto Dona Sula
Fundado há cerca de seis anos pelo neto da ilustre que carrega o nome da instituição, o Instituto Dona Sula é uma entidade sem fins lucrativos que atua no campo da preservação e do fortalecimento da cultura de Barra dos Coqueiros. O presidente da associação, Gledson Soares, explica que o principal objetivo do instituto é formular políticas públicas nas áreas de cultura, educação e geração de emprego e renda.


O nome do Instituo é uma homenagem a Maria São Pedro Lima da Silva, mais conhecida como Dona Sula. Religiosa, ela iniciou sua vida artística cantando no coral da Igreja de Santa Luzia. Foi ela que ajudou a organizar as primeiras quadrilhas juninas do município, fundou o grupo de reisado, samba-de-coco e pastoril em Barra dos Coqueiros, além de ter sido fundamental no processo de articulação do carnaval de rua do município.