quarta-feira, 15 de outubro de 2025

EX-PREFEITO POR DOIS MANDATOS DECLARA APOIO A PRÉ-CANDIDATURA DE GILSON DOS ANJOS A DEPUTADO ESTADUAL E DESTACA FÉ NAS DECISÕES DE GILSON

Ex-candidata a vice-prefeita de Barra dos Coqueiros, Gessica dos Anjos, o ex-prefeito de Barra dos Coqueiros, Alberto Macedo e o ex-prefeito e pré-candidato a deputado estadual Gilson dos Anjos

O ex-prefeito por dois mandatos em Barra dos Coqueiros, Alberto Macedo, afirmou apoio à pré-candidatura do ex-prefeito por 3 mandatos na Barra dos Coqueiros e atual presidente da EMDAGRO, Gilson dos Anjos em 2026. Em conversar com o ABN, Alberto Macedo ressaltou que Gilson dos Anjos é um “excelente quadro técnico-político” e destacou sua importância tanto para a Barra dos Coqueiros quanto para todos os municípios de Sergipe.

Pessoalmente, Alberto Macedo espera que Gilson dis Anjos se candidate e acredita em sua eleição, considerando que ele será “um grande s
deputado Estadual que Sergipe vai ter”. Ele também contou que tem orado para que Gilson dos Anjos tome a melhor decisão, levando em conta o bem do povo e de sua família.

Alberto Macedo,  ainda comentou sobre a relevância da fé nas escolhas políticas, afirmando que decisões desse tipo são “sempre entre o indivíduo e Deus”. Ele explicou que, em momentos importantes de sua própria trajetória, recorreu à oração para orientar suas decisões e definir os rumos de sua atuação pública.

Com esse posicionamento, Alberto Macedo reforça seu apoio a Gilson dos Anjos e contribui para as expectativas em torno da vitória de Gilson dos Anjos a deputado estadual e André Moura  ao Senado Federal, mantendo o foco na importância da liderança política e na tomada de decisões guiadas pela fé.

A expectativas dos moradores da Barra dos Coqueiros, é que Gilson dos Anjos, tenha mais de 10.000 votos só na Barra dos Coqueiros. Por ter sido prefeito por 3 mandatos, com uma excelente gestão. COPIARAM?

segunda-feira, 13 de outubro de 2025

Mudança na CNH prevê prova em carro automático para dirigir veículo manual

Paula Gama

Colunista do UOL

De acordo com a proposta do governo, o candidato pode fazer a prova com carro automático e dirigir veículo manual depois de habilitadoImagem: Foto: Hyundai | Divulgação

A ideia de criar uma CNH (Carteira Nacional de Habilitação) exclusiva para motoristas de carros com câmbio automático já foi discutida em mais de uma oportunidade no Congresso, mas até hoje a ideia não se tornou realidade.

Agora, o tema volta ao centro do debate, mas por outro caminho: uma proposta do próprio governo federal quer flexibilizar o processo de obtenção da CNH e permitir que o exame prático seja feito em um carro automático, sem que isso limite o condutor a esse tipo de veículo depois de habilitado.

A medida faz parte de uma minuta de resolução colocada em consulta pública pelo Ministério dos Transportes, por meio da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito), que propõe tornar as aulas práticas e teóricas em autoescolas opcionais para tirar a carteira de motorista. A proposta também prevê o fim da exigência de que a prova prática seja feita em veículo com câmbio manual - uma regra que sempre vigorou no país.

Câmbio à escolha do candidato
Imagem: Divulgação
Segundo o texto da minuta, o candidato poderá usar um veículo de câmbio automático ou manual, conforme sua preferência.

Esse carro poderá ser próprio, do instrutor credenciado ou fornecido pelo Detran (Departamento Estadual de Trânsito). Não há exigência de idade mínima ou máxima para o automóvel, mas ele deve estar em boas condições de segurança e conservação, além de identificado como veículo de instrução.

O Ministério dos Transportes confirmou ao UOL que "o candidato poderá aprender em carro manual ou automático, conforme sua preferência. Mas os requisitos do veículo exigidos em lei devem ser observado. A obtenção da CNH habilita o condutor a dirigir veículos associados à categoria conquistada."

Na prática, isso significa que mesmo fazendo o exame em carro automático, o motorista poderá dirigir veículos com câmbio manual, o que marca uma diferença importante em relação às propostas legislativas já apresentadas.
Fonte: UOL

SINDSERV/PROPRIÁ E UNIASSELVI REALIZAM O PROJETO "VISÃO PARA" COM EXAMES DE VISTA GRATUITOS E OUTROS


A diretoria do SINDSERV/PROPRIÁ (Sindicato dos Servidores Públicos municipais de Propriá) Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo) trabalha de forma incansável para prover bem-estar e qualidade de vida para os servidores e servidoras, associados e dependentes.

Em torno deste objetivo, a entidade fechou importante parceria com a UNIASSELVI, para realização de exames de vista GRÁTIS. No PROJETO "VISÃO PARA TODOS"

Uma grande ação será realizada, nos dias 16 e 17 de outubro de 2025, das 08h00 às 17 horas, na sede da entidade, na Praça Praça Coronel João Fernandes de Brito, 848 - Centro, Propriá - SE.

A equipe da Ótica Super Visão estará à disposição para os exames – renovação de grau das lentes e uso de óculos pela primeira vez ou mesmo troca da armação.

“O SINDSERV/PROPRIÁ, trabalha com os olhos voltados a tudo que a categoria necessita. E quando o assunto é sua saúde, pra nós torna-se prioridade. Essa certamente é a primeira de muitas ações que faremos para atender nossa gente. Quero agradecer a diretoria pela iniciativa”, afirma o presidente do SINDSERV/PROPRIÁ, Jânio Melo.