quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Depois do debate na TV ATALAIA pesquisa gera expectativas para os candidatos e eleitores

O crescimento de Valadares Filho nas pesquisas assusta os governistas. Quem vai ser o Governador de Sergipe? Com a palavra o eleitor.
Imagem da TV ATALAIA no debate.

Audiência total e deu o que falar. O tom razoavelmente civilizado não escondeu os confrontos abertos e, aqui e acolá, um golpe na canela adversária, um cascudo na do GALEGUINHO, um puxavante de orelha no garoto. E, com esse formato, o debate entre os candidatos ao governo do estado de Sergipe, realizado ontem pelo Grupo Atalaia de comunicação Rede Record, estabeleceu uma inflexão na campanha eleitoral deste ano, já que as propostas ficam mais claras, assim como a postura de cada candidato. Há um antes e um depois, num impacto que será complementado nesta quarta-feira, quando o estado de Sergipe, provavelmente deve divulga a nova pesquisa, apontando as tendências na corrida pelo Governo.

E o diferencial se acentuou com o conteúdo: havia propostas e questionamento dessas propostas, o que foi favorecido pelo formato que deu voz aos próprios concorrentes. Candidato perguntando a candidato e respondendo perguntas dos mediadores das pesquisas, através de sorteios.

De certa forma, os participantes saíram satisfeitos porque tiveram a oportunidade de levar as mensagens sobre si e o concorrente. 

O debate aconteceu faltando cinco dias para o pleito eleitoral. Isso permite que o eleitor some uma informação com a outra: o dito na propaganda e o reafirmado ou questionado no embate entre os candidatos. Agora os candidatos esperam um novo round na corrida na outra rede de comunicação. 
Opinar: a expectativa de cada candidato

Há uma certa expectativa dos candidatos quanto à próxima pesquisa, cuja tabulação está sendo concluída. Depois de uma forte campanha aberta nas ruas e dos últimos  dias de propaganda no rádio e TV, a pesquisa pode reafirmar ou refazer tendências.

Na oposição, a expectativa é que se confirme uma tendência da queda de Belivaldo Chagas, já que registrou uma perda de quase 4 pontos percentuais entre a primeira e a segunda sondagem realizada. Quer mais: o crescimento de Valadares Filho, em mais de 100% tem assustado os governistas.