quarta-feira, 20 de julho de 2022

Prefeitura concretiza compromisso com pagamento do piso salarial aos agentes comunitários de saúde

Galeria com imagens sobre a matéria.

Hoje, a Prefeitura da Barra dos Coqueiros tem muito a celebrar: foi aprovada nesta terça-feira, 19, na Câmara Municipal de Vereadores, o Projeto de Lei que autoriza o pagamento do piso salarial nacional aos agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias do município. A aprovação concretiza o compromisso da Prefeitura com a valorização dos profissionais.

“O dia de hoje é de extrema importância para nós da Prefeitura. A saúde ocupa a lista de nossas prioridades, pois é responsável pela vida das pessoas de nossa comunidade. Por isso, firmamos o compromisso de regulamentar o piso e, consequentemente, valorizar a atuação desses profissionais”, pontua o Prefeito da Barra, Alberto Macedo.

O Projeto de Lei foi aprovado em sessão extraordinária da Câmara, que contou com a presença de agentes de saúde e agentes de endemias do município. Com valor referente a R$ 2.424,00 o piso está previsto na Emenda Constitucional nº 120/2022, que determina também a progressão de letras das duas classes.

“Nossa categoria já alterou a Constituição três vezes: são três emendas constitucionais, uma coisa que nenhuma categoria no Brasil tem e a emenda 120/2022 foi essencial para nós”, afirma o vice-presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias do Município da Barra dos Coqueiros, Radamés Oliveira.

“Aqui na Barra o piso salarial já é pago desde 2020 e hoje essa aprovação consolida esse avanço e essa luta de nossa categoria. A gente está muito grato ao Prefeito, Alberto Macedo, por enviar esse Projeto de Lei à Câmara. Foi muita luta nossa, é reconhecimento da gestão e a gente agradece muito por isso”, completa Radamés.

Para a presidente do Sindicato, Maria Solange, a aprovação traz um sentimento de grande felicidade. “A nossa categoria vem há anos nessa luta, viajando para Brasília, na porta da Prefeitura, na porta do Ministério da Saúde, e esse momento agora foi consagrado com a votação aqui na Câmara”, relembrou.

O presidente da Câmara de Vereadores do município, Fernando Freitas, ressalta a importância do Projeto de Lei. “É muito importante que o prefeito tenha encaminhado esse projeto. A Câmara fez o seu papel de aprovar um desejo dessa categoria. A Prefeitura fez o que cabia enquanto Executivo e a gente atuou segundo nosso papel de Legislado”.

Na avaliação do vereador, Carlinhos do Jatobá, a classe merece essa valorização. “É uma categoria merecedora e o prefeito está de parabéns por ter enviado esse projeto, pois essas pessoas estão no dia a dia da comunidade. São eles que frequentam todas as residências do município e estão de parabéns o prefeito e a classe”, disse.

Fonte: SECOM/PMBC