Jorge Roberto Wrigt
PISPASEP / Jornal Contábil
O abono salarial PIS/Pasep que deveria ser pago a partir de julho deste ano cairá na conta dos trabalhadores no início de 2022.
O abono salarial PIS/Pasep ano-base 2020 que deveria ser pago no segundo semestre de 2021 foi transferido para o ano que vem. Quem trabalhou com carteira assinada em 2020 vai poder sacar o dinheiro a partir de janeiro de 2022.
Os trabalhadores para por a mão na grana vão precisar cumprir alguns requisitos como:
• Ter trabalhado pelo menos 30 dias em 2020
• Ter recebido remuneração mensal médio de até 2 salários mínimos
• O trabalhador precisará estar cadastrado no PIS/Pasep pelo menos cinco anos
A empresa deverá ter informado corretamente os dados do empregado na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) ou e-Social, de acordo com a categoria da empresa.
Para quem trabalha para a iniciativa privada irá receber o PIS que é pago pela Caixa Econômica Federal. Os funcionários públicos terão direito ao Pasep que é pago pelo Banco do Brasil (BB).
O trabalhador terá direito a 1 salário mínimo que em 2022 deverá ser de R$ 1.200 (sendo que esse valor pode mudar até dezembro de 2021).
Calendário do PIS/Pasep
O governo ainda não divulgou o calendário oficial do PIS/Pasep, mas, tanto a Caixa quanto o BB informam no site oficial, que o dinheiro será liberado para os trabalhadores a partir de janeiro do ano que vem.
Para identificar se o cidadão tem direito ao abono salarial do PIS/Pasep será preciso realizar uma consulta através dos canais de atendimento dos bancos:
PIS (trabalhador de empresa privada):
No Aplicativo Caixa Trabalhador
Pelo telefone de atendimento da Caixa: 0800 726 0207
Pasep (servidor público):
Pelos telefones da central de atendimento do Banco do Brasil: 4004-0001 (capitais e regiões metropolitanas); 0800 729 0001 (demais cidades) e 0800 729 0088 (deficientes auditivos).
Tags: abono salarial adiado, abono salarial do PIS, banco do brasil, caixa econômica federal, PIS/PASEP, salário mínimo
Fonte: Jornal Contábil