Fonte: SECOM/PMBC
O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi celebrado com maestria pela Barra dos Coqueiros. O município teve destaque no Meeting Paralímpico Loterias Caixa, que aconteceu nesta quarta-feira, 21, em Aracaju. O atleta barracoqueirense, Anderson Brito, coordenador de transporte da Secretaria de Educação da Barra, conquistou o segundo lugar na categoria acima de 107 kg no halterofilismo.
“Treino três dias na semana com uma alimentação regrada. Além de atleta, sou bacharel em Direito e agradeço ao prefeito da Barra, Alberto Macedo, que vem me apoiando durante minha jornada. Agradeço também à Universidade Federal de Sergipe e ao município da Barra dos Coqueiros em especial”, considera Anderson.
Para ele, que é atleta há três anos, o esporte é, acima de tudo, superação. “O esporte me traz felicidade e vontade de viver. Eu era atleta de boxe, mas depois do acidente que sofri, perdi um pouco da mobilidade, então não tinha mais vontade de treinar boxe. Foi quando conheci Felipe Aidar, professor de Educação Física na UFS, que desempenha um projeto na Universidade trazendo a importância do esporte paralímpico na vida de pessoas com deficiência e retirando as pessoas da depressão”, contou.
Em nome de todo o município, o prefeito da Barra dos Coqueiros, Alberto Macedo, parabenizou o atleta pela excelente colocação. “Isso é muito significativo para nosso município, sobretudo em uma data como a de hoje: o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Parabenizamos com muito orgulho o desempenho e dedicação do nosso atleta”.
O certame reuniu provas de atletismo, natação e halterofilismo e está no calendário brasileiro desde 2005 com o objetivo de reforçar a importância do desenvolvimento de meios que incluam PCDs na sociedade. Aracaju foi a quinta cidade nordestina a receber o Meeting. Na região, o evento já passou por Fortaleza, Natal, João Pessoa e Recife.
Na capital sergipana, 76 atletas estiveram inscritos para as provas de atletismo, 35 para as disputas de natação e 28 para as competições de halterofilismo. O Meeting Paralímpico é idealizado e organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2021, como uma atualização dos tradicionais Circuitos Loterias Caixa, que já eram realizados desde 2005 pelo Comitê.