terça-feira, 4 de outubro de 2022

Relatório de Impacto de Vizinhança para implantação do Gasoduto é apresentado à população



















A implantação do Gasoduto Terminal Sergipe está cada vez mais próxima. Para concretizar este grande projeto – com previsão de início de operação em 2024 – que trará mais desenvolvimento para a Barra dos Coqueiros, ocorreu na noite desta quinta-feira, 29, uma audiência pública com moradores do município. A ação teve como objetivo apresentar o Relatório de Impacto de Vizinhança (RIV) do empreendimento.

Em fase de liberação ambiental, o gasoduto – com 25km de extensão – cruzará os municípios de Barra dos Coqueiros, Santo Amaro das Brotas e Rosário do Catete e interligará o Terminal de Armazenamento e Regaseificação de Gás Natural Liquefeito (GNL) das Centrais Elétricas de Sergipe S/A (Celse) à malha de transporte de gás da Transportadora Associada de Gás S.A. (TAG).

“Fiz questão de vir a esta audiência pública, pois é um dia de muita alegria para o nosso município. É uma prova que a instalação do gasoduto está próximo. A chegada deste empreendimento traz a esperança de mais desenvolvimento para o nosso município. A Barra é a cidade que mais cresce em Sergipe e acredito que no Brasil”, afirmou o prefeito da Barra dos Coqueiros, Alberto Macedo, ao abrir a mesa diretora do evento.

Participação de todos
Presidente do Comitê Cidadão e atual secretário Municipal de Educação da Barra, José Marques também compôs a mesa diretora da audiência e ressaltou que: “Esse momento é muito importante, pois é a oportunidade que a comunidade tem de opinar sobre os investimentos que são feitos em nosso município. Esse gasoduto é um investimento de alto porte, de longa direção. Então, é importante a participação de todos”, disse.

Diretor jurídico e de ética da Transportadora Associada de Gás (TAG) – empresa responsável pela instalação do gasoduto –, Felipe Batista esteve presente na audiência pública como representante da instituição e explicou a importância da ação junto aos moradores da Barra dos Coqueiros.

“Hoje é mais uma etapa do nosso processo de licenciamento para poder começar a obra do gasoduto. Existem algumas atividades que precisam ser feitas junto à comunidade para explicar o empreendimento. Essa audiência é uma troca de informações com a população para que, uma vez que o projeto seja licenciado, tenha uma percepção adequada do que é pretendido”, informou Felipe Batista.

Novas oportunidades
Para o diretor da TAG, o maior legado do gasoduto será a geração de novas oportunidades e desenvolvimento da economia local. “Serão criados mais acessos para indústrias e residências à rede de gás. É claro que sempre através da concessionária local aqui de distribuição de gás (no caso de Sergipe, a Sergás) e até a possibilidade de geração de produção de gás local. Hoje já há produção de gás liquefeito pela Celse”, relatou.

Morador do Pontal da Barra, o pescador Marcelo Santos Gonçalves fez questão de participar da audiência para entender mais como será a instalação do gasoduto. “Quero saber como será essa obra, qual impacto trará para a gente. Ela vai fazer a Barra crescer mais, mas tem que ser algo que só não prejudique nem o Centro e nem o Interior da Barra”, afirmou.

Também estiveram presentes na audiência os secretários municipais de Planejamento, Otavio Ferreira, de Meio Ambiente, Edson Aparecido, representantes da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), entre outras autoridades.
PREFEITURA MUNICIPAL DE BARRA DOS COQUEIROS
(79) 3025-8104
secom@barradoscoqueiros.se.gov.br