O deputado estadual Adailton Martins (PSD), o vice-prefeito de Barra dos Coqueiros, Tinho Martins (PSD) e o prefeito eleito de Barra dos Coqueiros, Airton Martins (PSD) |
O prefeito eleito de Barra dos Coqueiros, Airton Martins (PSD), terá menos de dois terços de aliados na Câmara Municipal e vai comandar o maior orçamento da história de Barra dos Coqueiros a partir de 2025.
A ocorrência
7 dos 13 vereadores eleitos são da coligação do prefeito. Dessa forma, Airton manterá uma base de cerca de menos de dois terços para aprovar os projetos da prefeitura no Legislativo. O correto é ter dois terço.
A chapa que elegeu Airton para o seu quarto mandato reúne 3 dos 6 partidos que estarão na Câmara no ano que vem. As siglas são o PSD (3 vereadores eleitos), União Brasil (2), PL (2), PP (2), Podemos (2), PSB (2)
A base deverá ser suficiente para aprovar a maioria das propostas de interesse de Airton Martins, quando não exigir aprovação de dois terços dos vereadores. Em geral, os projetos de lei exigem maioria absoluta (7 vereadores), o que dá uma margem para a aprovações nas votações. Para alguns temas, como o Emenda a Lei orgânica, é preciso pelo menos 8 votos, o que pode levar a prefeitura a ter que negociar com a oposição.
A oposição não teve crescimento. A bancada, que hoje tem 6 nomes, deve continuar com 6: UNIÃO BRASIL (2 vereadores eleitos), PODEMOS (2) e PL (2). Os partidos que provavelmente vão fazer oposição elegeram alguns estreantes, Zinho do Podemos que conquistou suas duas primeira cadeiras na Câmara, Rogério filho de seu Lau, eleito pelo União Brasil. Pastora Salete que está de volta ao parlamento pelo PL. Mesmo entre os oposicionistas, há nomes que não fazem embate direto ao prefeito.
Prefeitura vive nadando em dinheiro
Airton Martins terá à disposição milhões e milhões de reais, o maior orçamento da história da cidade, com a renegociação da dívida Barracoqueirense com a União, o endividamento despenca e o caixa engorda. A atual gestão também renegociou dívidas: em 2022, a prefeitura quitou muitas dividas do passado.
Apesar dos cofres abarrotados, o serviço público na Barra dos Coqueiros, segue mal avaliado pelo eleitores. Barra dos Coqueiros está bem colocada em um ranking de avaliação dos serviços públicos nas cidades de Sergipe.
Oposição vê possibilidade de embates mais duros
Para os oposicionistas, a nova composição da Câmara pode impor barreiras à gestão Airton Martins. O vereador eleito Zinho (PODEMOS), já declarou que vai fazer oposição, avalia que Airton pode enfrentar resistências ao longo do mandato, se não respeitar o Poder legislativo.
PSD deve indicar a presidência da Câmara
Parte da base aliada, o PSD deverá manter o comando da Câmara Municipal. O atual presidente da Casa, Fernando Freitas, decidiu não disputar a reeleição para vereador, mas foi eleito vice-prefeito na chapa de Airton Martins.
Já se sabe qual vereador assumirá a presidência da Casa. Até o início das eleições, um dos cotados para a função é Wilson Bernades (PSD), mas ele não confirma a indicação, nos bastidores o nome mais forte é Wilson, um politico que sempre foi fiel ao Prefeito eleito Airton Martins.
Enquanto se discute a presidência, muitos candidatos a vereadores derrotados estão querendo pegar uma boquinha na gestão, tem gente sonhando com secretaria.