quarta-feira, 8 de maio de 2019

BARRA DOS COQUEIROS: CAMPANHA ELEITORAL JÁ COMEÇOU, MAS O CLIMA É DE MUITA DÚVIDA E MEDO


Já está muito claro que a campanha eleitoral para as eleições de 2020 foram antecipadas e o interessante é que essa estratégia não era desejo nem da situação e nem da oposição, que talvez preferissem deixar a discussão para o tempo certo, a partir de abril do ano que vem, prazo para as filiações de quem desejasse disputar algum cargo eletivo.

Na oposição, tem diversos candidatos,  e os candidatos, estavam se mantendo discretos em relação as discussões de enfretarem, o candidato do  atual prefeito, Airton Martins, que ainda não foi apresentado oficialmente, já que o prefeito não vai para  a reeleição. Na oposição já tem 5 candidatos, e todos garatem que são pré-candidatos.

Para o atual prefeito que não vai para reeleição, está cumprindo o terceiro  mandato não seria interessante antecipar a discussão política, o Brasil vive um momento de incerteza para os municípios e desviar o foco da administração para a política não seria algo positivo.

Pode se dizer que um fato que marcou essa antecipação do processo de sucessão do prefeito Airton Martins (MDB) tenha sido a saída do Vice-prefeito, do grupo do Prefeito e do Secretário de Saúde. Embora isso fosse previsível, pois a muito tempo já se ouvia falar desse assunto, a concretização desse ato criou um fato político, principal alimento para desencadear processos de articulação no meio político.

O prefeito Airton Martins é um político, embora jovem, que conhece bastante a política Barracoqueirense, prova disso foi a sua eleição em 2016 com uma grande margem de votos. Talvez não fosse o seu desejo se dividir entre administrar e fazer política já nesse momento, mas com certeza é bem hábil para formar uma boa base de apoio e reúne as condições para apoiar um candidato que venha satisfazer o desejo do grupo politico e promover o favoritismo na disputa. Apesar das críticas oposicionistas, o que é normal, o prefeito mesmo diante de uma crise que afeta todos os municípios, está conduzindo a cidade com pagamentos em dias, mantendo o bom desempenho educacional, com aumento do índice do IDEB, atuando em setores como saúde, assistência social, realização de eventos esportivos e culturais, obras, turismo, programas voltados para as pessoas carentes entre outras ações de destaque.

Embora com essa campanha antecipada, é natural que esse ainda não seja o ano das grandes decisões que influirão diretamente no resultado. O prazo da janela para mudança de partidos para os vereadores será abril de 2020, assim como o prazo de filiação partidária e desincompatibilização de cargos para os que serão candidatos. Com certeza o período que antecederá esse prazo será de muita movimentação e muita coisa surpreendente pode acontecer. O que teremos mesmo nesse ano será muita conversa, andanças e dúvidas, entre elas:  Airton Martins conseguirá atrair oposicionistas para o seu grupo? ALYSSON mantém sua candidatura ou buscará ser vice de alguém? Como se formarão as chapas de vereadores, que talvez seja o maior termômetro para o resultado do pleito? Enfim, se avexe não, que amanhã pode acontecer tudo, até mesmo nada.