Outros acontecimentos ligados ao crescimento do município são provenientes da produção de energia, com a criação do Parque Eólico da Barra dos Coqueiros e da recente instalação da Usina Termoelétrica Porto de Sergipe, após a descoberta das maiores reservas de petróleo e gás natural do Nordeste. Hoje, a termoelétrica a gás é considerada a maior da América Latina.

O município cresceu, a especulação imobiliária levou diversas construtoras a investirem em obras de novos imóveis que vão de conjuntos habitacionais simples a condomínios de luxo. Tanto crescimento levou o município da Barra dos Coqueiros ao chamado Princípio de Peter Parker: com grandes poderes, vem grandes responsabilidades.

Expansão imobiliária na Barra dos Coqueiros / Foto: Arthur Soares

Desafios para o futuro

O portal Fan F1 ouviu quem mais entende do assunto quando estamos falando sobre os desafios que cada município deve enfrentar a cada quatro anos de mandato: a população.

Nossa equipe de reportagem foi até o município da Barra dos Coqueiros para saber do povo o que pode ser melhorado na infraestrutura, turismo, emprego, ensino e demais demandas para a região.

Turismo

Nosso primeiro entrevistado foi o dono de um bar na Praia da Costa, Laércio dos Santos Filho. Enquanto trabalhava, Laércio explicou porque considera que a Barra ainda tem muito a ser desenvolvido no setor turístico.

Praia da Costa – Barra dos Coqueiros / Foto: Arthur Soares

“Há uma descriminação com a região da Barra dos Coqueiros. Os turistas só vem pra cá depois que visitam as praias de Aracaju. Nossas praias são boas, com o mar pertinho dos bares, mas há uma difamação da nossa imagem que pesa no atrativo turístico”, lamentou Laércio.

Laércio dos Santos Filho – Proprietário de bar na Praia da Costa / Foto: Arthur Soares

O dono do bar considera que uma área de lazer no local poderia incentivar o turismo no município. Para ele, “se tivesse uma orla, a economia dos bares e do comércio no local aumentaria”. O proprietário do bar disse que um dos desafios desta gestão é incentivar o turismo, investindo em infraestrutura e divulgação do local.

Ensino profissionalizante

Uma das principais preocupações da população do município, principalmente daqueles mais jovens, com idade entre 18 e 25 anos, é com a capacitação profissional para o ingresso no mercado de trabalho.

A chegada da termoelétrica na Barra acendeu o sinal verde para a oportunidade de emprego perto de casa, mas Jonh Ayla, que atualmente trabalha como entregador, percebeu que mesmo com uma boa educação básica, é preciso ter capacitação profissional para atender as demandas de vagas de emprego nas empresas que atuam no município.

Jonh Ayla – Entregador / Foto: Arthur Soares

“A oferta de ensino profissionalizante pode melhorar porque a termoelétrica tá aí para ajudar nós jovens a ter um sonho na vida, que é dar uma vida melhor para nossas famílias”, disse.

Jonh elogiou as ações da gestão passada no investimento em educação básica no município, assim como os investimentos na saúde, mas reconheceu que ainda há o que melhorar. Para ele, “é preciso seguir com os projetos para continuar vendo a Barra crescer e chegar a novos patamares”.

Infraestrutura

Trânsito, esgotamento sanitário, iluminação pública e calçamento são assuntos relacionados a uma mesma pauta que foi discutida diversas vezes na disputa pelo pleito no ano passado: a infraestrutura.

Uma boa infraestrutura pode ser responsável por uma série de benefícios a população, desde a valorização de imóveis a prevenção de alagamentos e problemas de saúde provocados pela falta de saneamento básico.

Avenida Oceânica – Barra dos Coqueiros / Foto: Arthur Soares

Para o operador de máquinas, Cristiano dos Santos, morador do município, a infraestrutura da Barra avançou bastante nos últimos anos, mas ainda precisa de melhorias. Ele citou como exemplo um canal a céu aberto que fica em frente à sua residência.

“Como qualquer outro município, a Barra dos Coqueiros precisa de mais avanço. Esse canal encontra-se assim aberto há muitos anos. Já foram eleitos diversos prefeitos, há uma demanda da população, mas até hoje o local continua do mesmo jeito”, reclamou.

Cristiano dos Santos – Operador de Máquinas / Foto: Arthur Soares

Ele considerou alto o índice de violência na Barra e alegou que a educação do município ainda precisa de melhorias. No entanto, Cristiano disse que acredita que com o trabalho da nova gestão e a reivindicação da população por seus direitos, melhorias deverão ser observadas na região.

Outras demandas

Mesmo sem ter sido citado pelas fontes que ouvimos para produzir esta matéria, outro desafio observado pela nossa equipe é o que a gestão empossada no dia 1º de janeiro deve enfrentar nos próximos quatro anos em relação ao transporte urbano.

Durante a campanha eleitoral, ouvintes do Jornal da Fan fizeram diversas reclamações sobre a falta de integração entre os povoados da Barra à cidade sede do município através do transporte público. O assunto foi pautado durante entrevistas e debates entre os candidatos que concorriam ao cargo de prefeito no município.

Isso mostra que o trabalho não se limita somente ao poder executivo do município, mas também ao legislativo que deve trabalhar para atender às necessidades do povo. As cerimônias de posse do dia 1º de janeiro representaram o marco de mais um início de trabalho para que todos aqueles, que receberam poder através do processo democrático de escolha exercido pela população, façam jus ao resultado das urnas apresentado no dia 15 de novembro de 2020.

Fonte: FANF1