quinta-feira, 1 de outubro de 2015

História da dança cubana

Escrito por joanne robitaille | Traduzido por pina basto
História da dança cubana
Casal se apresentando num passo de dança
dancers image by TEA from Fotolia.com
Os estilos de danças que vieram de Cuba são diversos. Novas e velhas, as danças em si trazem influências da África, da Espanha e do resto da Europa, da América Latina e até da América do Norte. A combinação de tantos estilos diferentes de dança deu à cubana suas características únicas, que agora podem ser vistas em pistas de dança do mundo inteiro.

Danzon

dancers image by TEA from Fotolia.com
Danzon é a dança tradicional de Cuba. Foi criada por Miguel Faílde em 1879 em Havana, Cuba, e foi originalmente concebida como um protesto contra os estilos de dança europeus preferidos pela aristocracia. É uma forma de dança que envolve vários casais em vez de um único par. Por volta de 1910, o danzon foi combinado com outro estilo de dança cubano, o son. Tendo se originado na parte leste da ilha, o son foi um precursor da salsa.

Rumba

Na rumba, a batida é muito importante. Dançada originalmente ao som de tambores, a rumba é uma das mais antigas danças cubanas. Existem vários tipos diferentes (Yambu, Guaguanco e Columbia) e cada um tem sua própria batida. A mais antiga delas é a Yambu e tem também a batida mais lenta. Quando dançada em pares, a rumba fala sobre flerte. A Columbia é tradicionalmente apresentada com um solo de um dançarino em uma batida rápida, e tem muitos passos complexos.

Mambo

dancers image by TEA from Fotolia.com
O mambo foi criado quando os veranistas começaram a chegar em Havana em grupos. É uma combinação dos ritmos do danzon com o recém-popular jazz americano, primeiramente apresentado por Orestes Lopez e Israel Cachao. O mambo pode ser dançado sozinho ou em pares em "tempos" variáveis. O ritmo é muito animado, semelhante a uma dança com suingue. Esta dança foi finalmente levada para Nova Iorque, onde sofreu mais evoluções.

Cha cha cha

Nos anos 1950, o danzon e o mambo foram combinados para dar origem ao cha cha cha (também conhecido como cha cha). Seu nome vem dos passos em staccato dos dançarinos. Diferentemente da maioria das danças, o cha cha cha é dançado fora do compasso e tem uma sucessão simples de movimentos dos pés - três passos rápidos, dois passos lentos, pausa. Como o mambo e a rumba, o cha cha cha é uma dança muito fluída e com muito movimento pélvico.

Comparsa

Uma dança divertida e viva, que pode ser dançada por pessoas que não sabem dançar é a comparsa, ou Conga Line, como é mais conhecida. Esta dança se origina dos carnavais de Santiago de Cuba e envolve pessoas dançando em procissão enquanto uma banda toca tanto percussão quanto instrumentos de sopro, seguindo-as. Os dançarinos e os músicos usam roupas de colorido vivo, o que acrescenta à atmosfera de brincadeira da dança.