terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

Operação Verão: Capitania dos Portos apreendeu nove embarcações em Sergipe


 Publicado 22 de fevereiro de 2022 às 11:02      Por Fernanda Sales      Foto Divulgação / Capitania dos Portos de Sergipe

A Capitania dos Portos de Sergipe (CP-SE), da Marinha do Brasil (MB), apreendeu nove embarcações em Sergipe, durante a Operação Verão 2021/2022 – “Navegue Seguro: a nossa melhor escolha”, iniciada em 21 de dezembro de 2021. Segundo a Capitania, no balanço parcial, em 60 dias foram registradas 1811 abordagens, 87 notificações e 9 apreensões de embarcações.

Os principais aspectos que continuam sendo verificados nas ações que seguem de maneira intensificada até março são referentes à habilitação do condutor, documentação da embarcação, material de segurança e salvatagem, luzes de navegação, lotação autorizada e o estado de conservação da embarcação. Salientando que no decorrer de todo o ano quaisquer embarcações em atividades estão sujeitas a fiscalização.

Está sendo realizado também o Projeto Capitania Itinerante que já levou atendimento as cidades de Pirambu, Propriá e Indiaroba, com o propósito de ampliar a oferta de serviços ao público que reside em regiões mais afastadas da capital Aracaju tais como: inscrição, registro, renovação, transferência de propriedade e emissão de 2ª via de Título de Inscrição de embarcações, renovação da caderneta de inscrição e registro, emissão de 2ª via e mudança de categoria de aquaviários, e renovação da carteira de arrais amador e emissão de 2ª via.

A capitania orienta algumas recomendações:
1 – Antes de sair para navegar, verifique se sua embarcação está com os materiais de salvatagem e segurança necessários e obrigatórios. Tais equipamentos devem ser homologados pela Autoridade Marítima, mediante expedição de Certificado de Homologação, devendo estar em bom estado de conservação e dentro dos prazos de validade ou de revisão, quando aplicável.

2 – O Comandante da embarcação deve sempre ter em mente que, independente do disposto nas Normas da Autoridade Marítima, é responsabilidade do mesmo dotar sua embarcação com equipamentos de salvatagem e segurança compatíveis com a singradura que irá empreender e número de pessoas a bordo.

Fonte: Ajunews