A Prefeitura de Barra dos Coqueiros tem avançado nas políticas públicas relacionadas à dignidade e vida dos munícipes. Em um avanço histórico, o Governo Municipal lançou oficialmente nesta quarta-feira, 25, o Cartão Alimentação Cidadã, um benefício voltado à população barracoqueirense em situação de vulnerabilidade.
O evento foi presidido pelo prefeito do município, Alberto Macedo, e pela secretária executiva da Assistência Social, Sueli Macedo, que ressaltaram a importância da ação e reafirmaram o compromisso da gestão com o povo. “Podem ter certeza de que o que pudermos fazer, nós faremos. Traremos sempre o melhor para vocês”, pontuou Sueli.
A cerimônia de lançamento foi realizada na quadra do Colégio João Cruz e contou com a presença de beneficiários e representantes do Poder Público Estadual e Municipal. Fruto de uma ação conjunta com o Banco do Estado de Sergipe, o cartão alimentação possui saldo de R$ 150,00 mensais para compra de produtos de primeira necessidade.
“Esse é um projeto de inclusão social totalmente inovador, que agregará bastante para a região, pois oferecerá melhores condições alimentares para todos os moradores contemplados por esse projeto. A Barra está realizando um projeto muito abrangente e participativa”, Alexandre Sento Sé, superintendente comercial do Banese.
A beneficiária, Nivalda Maria Mendonça, fez questão de comparecer à solenidade de lançamento. “Eu gostei demais dessa iniciativa. Era o que eu esperava ter um dia na Barra. Quando eu soube desse cartão eu fiquei muito feliz. Torci muito para isso acontecer e estou alegre em estar aqui hoje ao lado de tantas outras pessoas”, disse.
A autonomia que o cartão traz aos beneficiários foi um ponto positivo da iniciativa na avaliação da beneficiária do programa social, Rosineide Pereira da Silva. “Esse cartão é muito positivo porque a gente tem a escolha de comprar o que quiser. Isso dá muita autonomia para a gente. Espero que todos usem da forma correta”, afirmou.
Têm direito ao benefício cerca de 4 mil famílias em situação de vulnerabilidade social e baixa renda, que já estão inseridas no Cadastro Único do município da Barra. Além de promover segurança alimentar e nutricional da população, a iniciativa visa fomentar e fortalecer a economia local, gerando renda e, consequentemente, mais emprego.
O cartão é fruto de uma visão empreendedora da gestão, que possibilita aos cidadãos o poder de escolha dos itens alimentício de sua preferência. “Esse cartão vale a pena e será bom para a comunidade e estabelecimentos. Ficará tudo ótimo. A gente vai poder escolher o que a gente quiser”, considerou Cristina Luisa, beneficiária do projeto.
Fonte: SECOM/PMBC