"A Prefeitura e o Poder Legislativo devem promover atividades para incentivar e sensibilizar sobre a importância da qualificação profissional, principalmente para os jovens carentes da cidade" Afirma o Radialista Givaldo Silva
Em um país que, segundo o IBGE, tem mais 13 milhões de pessoas desempregadas, qualquer vaga de emprego aberta é sinônimo de disputa. E na cidade de Barra dos Coqueiros, o ABN, vem acompanhando, esse fenômeno de perto é um órgão da prefeitura de Barra dos Coqueiros que, intermediando a oferta de postos de trabalho das empresas da região, abre toda manhã com pessoas atrás de emprego, na esperança de uma oportunidade. E de acordo com a realidade dos moradores não há qualificação da mão de obra, principalmente dos jovens carentes, o panorama não é bom.
Os empresários que chegam na cidade, ainda estão muitos com o pé atrás. As empresas procuram por gente qualificada e Barra dos Coqueiros está muito devagar, muitas pessoas na cidade não tem qualificação, muitos jovens querem se qualificar e não tem condições de pagar para fazer um curso técnico Profissionalizante, para ter sua qualificação profissional.
Uma ponte entre as empresas e os trabalhadores em busca do emprego, o CAT, recém criado na cidade, recebe as demandas de empresários da cidade, já com critérios bem definidos. “Quem dá o perfil é ele”, explica o responsável pelo CAT. “Ele vem e diz, eu quero esses cursos, essa experiência, essa idade. E nós precisamos seguir esses critérios ou eles deixam de pedir para nós os interessados.”
Não encontrando a mão de obra qualificada, acaba que há vagas que ficam na relação de ofertas do CAT da Cidade por semanas, visto que não há mão de obra que atenda as exigências. As provavelmente são prenchidas por pessoas de outras cidades. Infelizmente os empresários não querem contratar para depois ter que gastar com qualificação; ou ter que colocar outro funcionário do lado dele para ensinar, para eles, isso é perder dinheiro. O empresário não quer e não pode perder dinheiro na situação atual.
O poder Legislativo de Barra dos Coqueiros, ja deveria ter criado a "ESCOLA DO LEGISLATIVO, seguindo exemplos de outras cidades, com a finalidade de capacitar e qualificar os jovens e adultos de nossa cidade. O poder Legislativo tem recursos suficientes para criar a escola, já que anualmente, devolve uma certa quantia em dinheiro para prefeitura, porque não tem onde gastar e os jovens da cidade, sem se qualificar.
A Prefeitura da cidade, também deve urgentemente, promover cursos técnicos profisionalizantes e sensibilizar os trabalhadores sobre a importância da qualificação.
A Prefeitura através do seu órgão competente, deve promover algo diferente para a população desempregada, marcando o mês do Trabalho coisas produtivas, a cidade está se desenvolvendo e o povo está ficando para trás.
O órgão gestor, deve promover a empregabilidade, firmando parceria com o Senac e o Senai e outras empresas que promovem cursos profissionalizantes necessários para o mercado de trabalho local, que marcaram presença no local para expor a oferta de capacitações na cidade e as diferentes oportunidades existentes que, muitas vezes, não são aproveitadas. “O CAT foi criado na cidade para isso e os resultados positivos com certeza vão chegar”, diz Givaldo Silva. E devem orientar o trabalhador desempregado nessas horas em que ele mais precisa.
O órgão competente, deve viabilizar dicas de como se portar diante da empresa para entrevistas de emprego, os servidores também devem passar informações sobre inscrições na prova do Encceja, que é voltado aos jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos básicos na idade apropriada.
Os jovens e adultos de Barra dos Coqueiros, precisam de empregos e também de qualificação urgente. E todos querem participar o Programa de geração de emprego da cidade o "AVANÇA BARRA"
Chegou a Hora do Prefeito Alberto Macedo, criar na cidade o programa "BOLSA TRABALHO" PARA OS JOVENS E ADULTOS DA CIDADE.
BLOG A BARRA E A NOTÍCIA SUPERA A MARCA DE UM MILHÃO E TREZENTOS E SETENTA MIL VISUALIZAÇÕES*