segunda-feira, 10 de abril de 2023

INDICADO DO MINISTRO MARCIO MACEDO, CADUCHA ASSUME SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DO TRABALHO EM SERGIPE

Cláudio Caducha, Superintendente Regional do trabalho em Sergipe.

José Cláudio Silva Barreto, mais conhecido como Caducha é sergipano da cidade Barra dos Coqueiros. Ativista social, Professor, Músico. É formado em História pela UFS, Pós Graduado em Gestão da Informação, Gestão Urbana e Planejamento Municipal pela UFS-FAPESE, também Pós Graduado em Políticas Públicas pela Faculdade Escola de Sociologia e Política de São Paulo - FESPESP/SP,  Mestre em Ciências Sociais pela Faculdade Latinoamericana de Ciências Sociais - FLACSO e atualmente integra o grupo de pesquisa "Profissão, Trabalho e Saúde da FIOCRUZ.

Influenciado pela mensagem católica das CEBS – Comunidade Eclesial de Base - começou sua militância política em 1986, no chamado Movimento de Renovação Política ligado ao PSB. Filiado no Partido dos Trabalhadores desde 1990, foi Presidente do Diretório Municipal, membro do Diretório Estadual e membro do Coletivo Nacional Anti - Racismo do partido. É servidor concursado do Ministério do Trabalho e Emprego desde 1995, onde começou sua militância sindical, como diretor do SINDIPREV/SE - Sindicato dos Trabalhadores em Saúde, Previdência e Trabalho em Sergipe. Em seguida ocupou o cargo de Secretário de Relações Internacionais da CNTSS/CUT- Confederação dos Trabalhadores da Seguridade Social da CUT por três mandatos e também atuou na ISP – Internacional de Serviços Públicos (Sindicato Mundial de Servidores Públicos). Recentemente, a pedido do SINTSEP/SE, organizou a comissão pró - IPES/SAÚDE dos servidores públicos federais em Sergipe.

Em 2004 foi eleito Vereador, reeleito em 2008 e eleito Vice-Prefeito em 2012, e desde então, pautou seus mandatos pela luta em defesa da Cidadania, pela garantia da participação social na construção das políticas pública e no controle social. Por isso lutou pelo Plano Diretor de Barra dos Coqueiros fosse construído com ampla mobilização Popular, apoiou projetos sociais, culturais e de geração de emprego e renda do terceiro setor e trabalhou junto ás três esferas em favor do Desenvolvimento Econômico e Social de Barra dos Coqueiros. Nesse período, ele ajudou a fundar o Instituto Dona Sula, e através dele concebeu e apoiou vários projetos sociais e culturais destacando-se: o Curso Preparatório para Concursos, O Bloco Sedutores da Ilha, o projeto Orquestra de Cordas Santa Luzia, o Encontro Cultural Julino, o Encontro Nacional de Coros “Canto na Ilha” e o Coral Vozes da Ilha. 

Como ativista social se destacou como membro fundador do Fórum em Defesa da Grande Aracaju - FGDA, entidade que se notabilizou pela discussão dos temas gestão urbana e planejamento municipal na região metropolitana. Na área cultural deu mais uma contribuição como membro fundador da Academia Barracoqueirense de Letras e Artes - ABLA.

Por esse trabalho em favor da cultura e das causas sociais destacamos duas homenagens importantes feitas pela Assembleia Legislativa na sua trajetória: o Prêmio Abdias Nascimento, concedido a pessoas que têm papel importante na valorização do negro na sociedade por indicação da então Deputada Conceição Vieira e a Medalha do Mérito Parlamentar, honraria recebida pelo seu trabalho em favor da sociedade sergipana  indicação da então Deputada Ana Lúcia Vieira. 

Sua indicação para o cargo foi do Ministro Marcio Macedo e teve amplo apoio do setorial sindical do partido e movimento sindical: Centrais, confederações, federações e sindicatos. O novo superintendente tem o compromisso de abrir o diálogo da superintendência às demandas do movimento sindical, apoiar a fiscalização,  a mediação e a negociação coletiva, promover o resgate das políticas de economia solidária e valorizar os servidores.

BLOG A BARRA E A NOTÍCIA SUPERA A MARCA DE UM MILHÃO E TREZENTOS E SETENTA MIL VISUALIZAÇÕES*