domingo, 29 de março de 2020

Luiz Roberto, da Emsurb: Aracaju não sofrerá colapso de serviços nesta hora de pandemia


Luiz Roberto: “Não colocamos em segundo plano o direcionamento principal de preservar vidas acima de tudo”

O papel da Empresa Municipal de Serviços Urbanos de Aracaju - Emsurb – é muito importante no dia a dia da cidade e dos aracajuanos. Neste momento de coronavírus, é como se esta importância se acentuasse mais ainda, porque os serviços que ela presta em nome da sociedade passam a ser mais demandados.

São grandes as responsabilidades da Emsurb, como a coleta e a destinação do lixo, a preservação de praças, parques e jardins, a arborização, a apreensão de animais pelas ruas, a fiscalização das fachadas dos estabelecimentos comerciais e a sanidade das feiras livres com todas as exigências sanitárias que elas exigem.

Para tanto, a Emsurb conta com mais de dois mil servidores - entre os efetivos e os das empresas terceirizadas, e o diretor-presidente dela, o advogado Luiz Roberto Dantas de Santana, é o convidado da Entrevista Domingueira do Portal JLPolítica desta semana.

Com relação à prestação dos serviços em período de pandemia, Luiz Roberto vai direto ao que interessa: “Não existe motivo real para qualquer colapso, salvo a desinformação que alguns continuam a divulgar por interesses próprios”, diz, numa referência mais direta à questão do lixo urbano e da sua licitação para a coleta.

Mas não haverá, adverte Luiz Roberto, também risco de colapso no abastecimento de produtos alimentícios, mesmo com as 30 feiras livres do município de Aracaju suspensas em virtude da problemática do coronavírus. “Todas as 30 feiras realizadas através da Emsurb foram suspensas até o dia 6 de abril de 2020 para readequação diante da pandemia. Temos dados concretos da alta frequência de pessoas idosas nas feiras e não colocamos em segundo plano o direcionamento principal de preservar vidas acima de tudo”, diz ele.

Mas Luiz Roberto ressalta que foram deixadas válvulas de escape nessa questão do abastecimento. “Garantimos a abertura de todos os nove mercados, sejam os setoriais ou os centrais para a comercialização de produtos essenciais, funcionando todos os dias das 5h30 às 13h30. Outros estabelecimentos congêneres tiveram seus funcionamentos garantidos por Decreto do Executivo Estadual, mas todos seguindo rigorosamente as normas de proteção no que diz respeito ao vírus”, reforça ele.

A Entrevista com Luiz Roberto Dantas de Santana vai estar disponível às 7h da manhã deste domingo, 29 de março.

Fonte: jlpolitica.com.br