terça-feira, 12 de maio de 2020

O QUE EU FAÇO PARA DIMINUIR A VONTADE DE FAZER XIXI DURANTE A MADRUGADA?


Daniel Navas
Colaboração para o VivaBem

RESUMO DA NOTÍCIA
Deixar de beber líquidos após às 18h e evitar alimentos estimulantes são boas práticas para reduzir a vontade de fazer xixi a noite.

Porém, o mais importante é procurar um médico para que ele dê o diagnóstico certeiro do motivo pelo excesso de micção noturna.

As causas podem envolver problemas no sistema urinário ou na qualidade do sono
Algumas doenças, como hiperplasia da próstata, bexiga hiperativa, diabetes, insuficiência cardíaca ou vascular podem contribuir para o quadro.

O uso de medicamentos diuréticos e antidepressivos, assim como a apneia do sono, são outros fatores que também podem aumentar o problema

Para reduzir a micção durante a madrugada, além de deixar de beber líquidos após às 18h, é importante evitar alimentos estimulantes no período da noite, como café, chá preto, refrigerantes, bebidas alcoólicas, alimentos cítricos e comidas apimentadas. Porém, o mais importante é procurar um médico para que seja investigado o motivo por trás desse excesso de micção noturna, o que pode demandar mudanças de estilo de vida diferentes. As causas podem envolver algum problema no organismo ou na qualidade do sono.

Na primeira situação, o paciente pode apresentar uma hiperplasia benigna da próstata (crescimento do órgão), que obstrui a uretra e acaba prejudicando a micção. Então, o homem acaba não esvaziando totalmente a bexiga e sente vontades constantes de ir ao banheiro. Outra doença associada ao problema é a síndrome da bexiga hiperativa, que causa contrações involuntárias da bexiga. Já doenças como o diabetes, a insuficiência cardíaca ou vascular em membros inferiores, ou até mesmo o uso de medicamentos diuréticos e antidepressivos, podem aumentar a produção de urina à noite.

Com relação à qualidade do sono, algumas pessoas, ao terem a sensação de quase acordar no meio da madrugada e tentarem dormir novamente, percebem que estão com a bexiga relativamente cheia. Nesse momento, precisam ir ao banheiro para facilitar o processo de sono. A mesma situação pode estar associada a quem sofre de apneia do sono. A doença é caracterizada pela dificuldade em respirar, principalmente quando se está deitado, o que faz com que o indivíduo acabe acordando constantemente durante a madrugada e tem a sensação de ir ao banheiro na tentativa de conseguir dormir melhor.

Por todos esses motivos, é de extrema importância procurar um médico para que ele identifique qual a causa da micção noturna. Dessa forma, o tratamento será mais assertivo, o que irá aumentar bastante as chances de resolução para as idas constantes ao banheiro durante a madrugada. O resultado da terapia irá depender do estágio no qual se encontra o problema do paciente. Ou seja, se a pessoa demorar muito para procurar o profissional, o tratamento pode não ser tão efetivo quanto se ele procurasse nos estágios iniciais.

Fontes: Alex Meller, urologista da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo; Flávio Arêas, urologista do Hospital 9 de Julho, em São Paulo; Flavio Trigo, urologista do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo; e Ricardo Reges, coordenador do módulo de urologia e nefrologia e vice-chefe do departamento de cirurgia, ambos na Famed/UFC (Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará).

Quais são suas principais dúvidas sobre saúde do corpo e da mente? Mande um email para pergunteaovivabem@uol.com.br. Toda semana, os melhores especialistas respondem aqui no VivaBem.
Fonte: VivaBem