sexta-feira, 18 de novembro de 2022

SEXO: O que é sapiossexual: saiba mais sobre 'orientação sexual' de Bela Gil



Bela Gil se identifica como sapiossexual, ou seja, uma pessoa que se sente atraída sexualmente por quem é inteligente.Imagem: Foto: Reprodução/ Instagram@belagil e @erickdinizmobile

Os aplicativos de paquera já se tornaram um ambiente bastante rico na identificação de novos comportamentos. Prova disso está nos termos novos que surgem com frequência por lá. Já ouviu falar, por exemplo, em "sapiosexual"? Bela Gil, uma das filhas de Gilberto Gil, famosa por seu trabalho com alimentação, declarou ser uma pessoa sapiossexual em participação no programa do "Mil e uma Tretas", apresentado por Thaila Ayala e Julia Faria.

"Minha autoestima e esse senso de beleza estão muito relacionados ao intelecto. Eu sou sapiossexual, eu me atraio por pessoas inteligentes, não necessariamente bonitas. Então eu não acho que eu tenho que ser hiper, ultra, megabonita. Então, assim... Para que eu vou botar silicone, entendeu? Deixa eu ler um livro, porque vai funcionar muito mais", explicou. Bela também contou que vive um casamento aberto há 18 anos com o designer JP Demasi.

A nomenclatura trata-se de alguém que considera a inteligência como a mais importante ferramenta de atração no jogo da sedução. Ou seja, em vez de sentir uma atração puramente sexual por um parceiro ou parceira, os adeptos desta segmentação dizem se interessar mais pelos atributos intelectuais do pretendente.

Por se tratar de uma preferência que pode ser tranquilamente adotada por heterossexuais, homossexuais ou bissexuais, há quem prefira identificá-la mais como uma questão de identidade do que de fato orientação sexual.

Na dúvida se faz parte desse grupo, uma pergunta rápida é capaz de enquadrá-la ou não: você se sente mais atraída por pessoas com boa habilidade de conversação do que por aquelas de boa aparência? Então considere-se parte desta turma.
De onde vem o termo?

O "Sapiosexual" foi criado em 1998 por Darren Stalder, um engenheiro de Seattle. Na época, ele o inventou para se descrever. Seu objetivo era dizer que pouco se importavam com os atributos físicos de pretendentes. Darren preferia mesmo uma "mente incisiva, inquisitiva, perspicaz e irreverente", escreveu em uma postagem na rede social LiveJournal, em 2002.

"Sapio" vem do latim e significa "eu entendo" ou "eu sei". "Quero alguém que considere uma discussão filosófica como preliminar", acrescentou Darren.

Enquanto alguns só apreciam a inteligência do outro, há quem se sinta sexualmente despertado por elas. Novos tempos!