A cidade faz parte da Região Metropolitana e a criminalidade e a falta de segurança é uma realidade. E única cidade da Região que não tem Guarda Municipal.
Força Nacional |
Sem saídas, diante do caos que tomou conta da Segurança Pública em Sergipe, os moradores de Barra dos Coqueiros, também reivindicam ajuda da Força Nacional. O vereador pelo município Gilvan Pintinho (PPS) faz coro ao grito de socorro da população e diz que não enxerga outra saída já que o governo estadual deixou a entrada da Barra dos Coqueiros sem um posto policial e em situação de “abandono”.
“Só nos povoados chegamos a ter diversos assassinatos em um mês. Números que são maquiados antes de serem transformados em estatísticas. Não adianta esconder os dados, pois a dor das famílias é evidente. O medo da pessoas é o dado que prevalece no nosso dia a dia”, afirma Givaldo Silva.
Segundo o Ex-vereador e blogueiro Givaldo Silva, a segurança da cidade é feita por um pequeno contigente de policiais insuficiente para atender a demanda da cidade. “A Barra tem um efetivo muito pequeno. É impossível conter a violência desta forma. Os moradores estão abandonados e os bandidos estão tomando conta. Já aconteceram muitos casos de tragédia já viraram notícia corriqueira na cidade.
Os próprios moradores tem solicitado e estão se mobilizando para cobrar das autoridades uma solução. O pedido generalizado é para que recorram ao governo federal para que a Força Nacional possa interferir na segurança de Barra dos Coqueiros. “A própria população sabe que a preocupação do governador Jackson Barreto (PMDDB) com nossa cidade é sazonal. Ele só vem aqui para passear e já tem sua segurança particular e até perece que ele não está interessado em resolver esta situação da segurança na cidade.
Com o atendimento do pedido dos três senadores de Sergipe, o Ministro da Justiça decidiu que Aracaju ou seja A grande Aracaju, vai participar do novo programa de Segurança Pública Nacional, a ser lançado pelo Governo Federal pra combater a violência, com a participação das forças militares e da polícia Civil dos Estados.
Os Senadores Valadares, Eduardo Amorim e Pastor Virgínio, estiveram com o Ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, quando lhe entregaram um pleito para que o Estado de Sergipe, considerado o Estado mais violento do Brasil, receba a Força Nacional de Segurança para reduzir o índice de criminalidade e dar maior tranquilidade ao nosso povo. Como a Barra dos Coqueiros, está sendo considerada uma das cidades mais violentas de Sergipe, certamente contará com a presença da Força Nacional.
Em face do pedido dos senadores, o Ministro deliberou incluir a Região Metropolitana no programa a ser executado a partir de janeiro de 2017.