quarta-feira, 16 de setembro de 2020

ESPORTE E LAZER: GIVALDO SILVA APRESENTA 45 PROPOSTAS PARA DO DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE EM BARRA DOS COQUEIROS

No ano em que devemos estar se recuperando da Pandemia, a prática esportiva deve entrar em destaque não só porque faz bem a saúde, mas também por mostrar que o esporte é uma arma de transformação social da população.

Neste cenário, as políticas públicas voltadas para o esporte são essenciais para garantir que novos campeões surjam. Então  quais as propostas do pré-candidato a vereador Givaldo Silva na eleição da Barra dos Coqueiros para o esporte?

Confira abaixo.

AS 45 PROPOSTAS DO DESPORTISTA GIVALDO SILVA PARA O ESPORTE E LAZER.

1 - O ESPORTE FEMININO DEVE SER UMA PRIORIDADE NA BARRA DOS COQUEIROS.

2  - Fomentar e potencializar o esporte nos parques, praias e áreas públicas, em parceria com a prefeitura e a iniciativa privada.

3 - Impulsionar os esportes náuticos, criando um parque aquático.

4 - Reformar e melhorar a estrutura do Serviço de Orientação Esportiva.

5 - Apoiar e incrementar a ginástica nas praças.

6 - Resgatar os jogos escolares com todas as modalidades esportivas.

7 - Estimular a prática de atividades esportivas como alternativa de convivência e lazer, visando o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, criando novas oportunidades para todas as faixas etárias.

8 -  A ocupação dos espaços urbanos pelas famílias será intensificada, ainda mais, com atividades esportivas, de lazer e de cultura.

9 - Legislar para  Implantação de uma política orientada pelo reconhecimento da diversidade do esporte, assegurando que o cidadão de Barra dos Coqueiros  tenha acesso às diferentes modalidades e práticas esportivas.

10 - Assegurar o apoio às ligas e clubes tradicionais de futebol de futebol amador e profissionais, especialmente orientadas para o esporte amador e comunitário.

11 - Garantir a preservação dos espaços tradicionais do esporte como o campo do BARRÃO o da ATALAIA NOVA e de outros bairros, povoados e conjuntos.

12 - Implantar centros integrados de esportes, lazer e cidadania, assegurando pelo menos um em cada região.

13 - Garantir ao aluno das escolas municipais educação esportiva diversificada, conhecendo e tendo acesso no mínimo à prática de três modalidades esportivas.

14 - Reconhecer e apoiar modalidades esportivas em que Barra dos Coqueiros  possui vocação natural ou consolidou uma performance de destaque no cenário esportivo nacional, como ginástica rítmica, surf e bodyboard, vôlei de praia e handebol e outros.

15 - Legislação de apoio a atividade desportista no município.

16 - Estrutura administrativa Própria; quadro técnico da área, orçamento garantido, equipe técnica para atuar na Secretaria de esporte e lazer e para gerenciar os equipamentos esportivos; 
Criação do Conselho Municipal de Desporto e Paradesporto.

17 - Esporte e Paradesporto com mecanismo de Inclusão Social; espaço para novos talentos, fomentação dos movimentos de esporte e Paradesporto nas comunidades.

18 - Incentivar as diversas práticas desportivas; implantar academias populares, implantar o Serviço de Orientação, implantar espaços para atividades de Esporte e Paradesporto nos bairros

19 - Equipamentos Esportivos e Paradesportivo; gestão e melhoria dos existentes, implantação de um Centro Esportivo Multiuso.

20 - Calendário de Eventos Desportivos e Paradesportivo na cidade de Barra dos Coqueiros.

21 - Integração com Esporte Escolar. - Atividades no contra turno.

22 - Esporte e Paradesporto como empreendimento de emprego renda para Trade Esportivo.

23 - Profissionalização (registro, formalização), valorização do esportista local, apoio ao atleta e as associações, desburocratização dos processos (contratação, pagamento), capacitações, mediação com iniciativa privada para fomentar apoio aos atletas da cidade.

24 - Implantar o Sistema Municipal do Esporte.

25 - Elaborar sistema de normatização para uso de ginásios e outros equipamentos públicos de destinação esportiva.

26 - Implementar programas, projetos e eventos esportivos nas diferentes modalidades, incluindo modalidades não populares e esportes radicais e de aventura, de natureza, esporte adaptado, bem como programas de lazer para crianças, adolescentes, adultos e idosos, pessoas com deficiência, com necessidades especiais.

27 - Reformar, implantar, ampliar, adaptar e modernizar a infra-estrutura esportiva pública existente: ginásios, campos, praças, quadras, parques e jardins, em articulação entre as entidades privadas, considerando a intersetorialidade.

28 - Assegurar a ampla participação de pessoas com deficiência em atividades esportivas e garantir equipamentos adequados.

29 - Capacitar profissionais de educação física visando desenvolver atividades que proporcionem ações de esporte e lazer, bem como opções de atividades físicas em geral, como zumba, circuito funcional, personal, treinamento desportivo, caminhada orientada e estímulo da atividade física com o promoção da saúde.

30 - Realização de Copas Intercomunidades, Inter Projetos e Interescolares. A volta do Projeto Rua de Lazer ; Construção de um Centro de Iniciação ao Esporte – CIE em parceria com os governos Estadual e Federal.

31 - Tratar o futebol amador como manifestação da cultura popular e preservar todos os seus espaços de prática existentes em áreas públicas.

32 - Promover ocupação de todas as instalações esportiva e de lazer do município com atividades orientadas, por meio de parcerias com entidades, empresas e grupos voluntários de iniciativas de esporte.

33 - Trabalhar as políticas publicas e potencialidades do esporte em três focos: na área educacional, de alto rendimento e como promoção da saúde.

34 - Ofertar modalidades esportivas no contraturno escolar. Valores do esporte, como ética e disciplina, serão utilizados na formação dos cidadãos e no combate às drogas.

35 -  O esporte também é promoção de saúde. Utilizando modalidades amadoras, vamos legislar para impulsionar a promoção de atividades físicas. O objetivo é reduzir a mortalidade da população por doenças causadas pela ociosidade e promover a qualidade de vida.

36 - Criação efetiva do programa Bolsa Atleta. A prefeitura vai dar condição para que os atletas se desenvolvam. Os talentos precisam ser descobertos e ter a cobertura financeira necessária para o desenvolvimento em suas respectivas modalidades.

37 - Incentivar intercâmbios esportivos com outros municípios, estados e países; desde o futebol de campo, areia, artes marciais, projetos sociais e outros.

38 - Criação do Circuito de Corrida Rústica de Barra dos Coqueiros.

39 - Construção e Reformar de quadras poliesportivas do município;

40 - Inserir o município no circuito nacional dos grandes eventos esportivos.

41 - Incrementar o programa federal Mais Escola para garantir atividades esportivas, culturais e de lazer aos alunos e seus familiares, no contraturno escolar.

42 - Assegurar a formação dos agentes sociais e dos servidores do Esporte e do Lazer, em parceria com os projetos sociais e universidades.

43 - Instituir, em parceria com o Governo do Estado, E criar o  projeto Portões Abertos, para realização de atividades culturais, esportivas e de lazer para a comunidade de Barra dos Coqueiros.

44 - Criação dos Jogos Municipais dos Idosos e da Pessoa com Deficiência.

45 - Criação da Copa Municipal de Futebol de Barra dos Coqueiros  - masculino e feminino - denominado “Copa Comunidades”.