Este colunista antecipou, recentemente, e alguns setores até contestaram, mas um “filme”, novamente se repete em Sergipe: o cenário apresenta uma oposição determinada e aguerrida, tentando aproveitar ao máximo o desgaste natural de qualquer administração pública; com um detalhe: essa mesma oposição segue “barulhenta”, mas dividida, vaidosa, sem um projeto concreto para o futuro dos sergipanos. As últimas eleições já provaram que dificilmente vão “destronar” os governistas sem um “conjunto de forças”.
Também há algum tempo, este colunista, talvez “calejado” de outras eleições, já percebeu muito “blefe” jogado no cenário político sergipano; bem diferente dos tempos dos duros embates entre grupos liderados por João Alves Filho e Marcelo Déda (in memoriam para ambos). Lá atrás, com a presença desses dois líderes políticos, o “desenho” era mais fácil, o político/eleitor escolhia seu lado e partia para as ruas. Agora aa estratégia mais comum é tentar esconder o jogo, inclusive a candidatura, que de tão “preservada”, finda não indo a lugar algum.
Voltando aos fatos que se repetem, este colunista já alertou que a oposição vem subestimando a base governista, chegando a um precipitado “clima de já ganhou”, bem antes do “jogo começar”. Eis que nessa segunda-feira (23), no Iate Clube de Aracaju, a base aliada lançou oficialmente a pré-candidatura do deputado federal Fábio Mitidieri (PSD) para o governo do Estado e um evento que, por enquanto, representa sim uma demonstração de força, de um agrupamento que sabe bem o momento certo de abraçar um projeto e cair em campo...
O Iate Clube estava tomado, lideranças políticas de todo o Estado, com ou sem mandato, demonstrando apoio para Fábio Mitidieri e, por tabela, para o governador Belivaldo Chagas (PSD). E bastou uma declaração do líder nacional do PSD, Gilberto Kassab, ao jornalista sergipano Max Augusto, para que a política local entrasse de vez em ebulição: Kassab entende que o PT sergipano pode caminhar junto com o PSD, novamente, “mas tudo no seu tempo”, ou seja, se o projeto do Partido dos Trabalhadores não tiver viabilidade, tudo seria possível...
Em síntese, com o lançamento da pré-candidatura de Mitidieri, agora pode-se dizer que, de fato, os governistas vão “arregaçar as mangas” para consolidar este projeto. Por mais criticado que seja, há de se compreender também que o governo conseguiu com este ato impor sua força política. E a oposição, se continuar dividida e barulhenta, vai continuar “assistindo a tudo, em cima do muro”...a política é realmente uma “caixinha de surpresas”, onde um nome, que talvez nem tenha tanto apelo, finda surpreendendo e ganhando musculatura. Será que esse “filme” se repete?
Fonte: 93noticias.com.br