Ricardo Junior
Imagem por serasa experian
Um problema enfrentado por uma parcela da população é pagar todas as contas em dia, estar com nome limpo, mas por alguma razão o Score de Crédito não sobe de jeito nenhum.
Essa é uma questão que precisa ser rigorosamente analisada, a ponto de entendermos não só suas contas atuais, como também todo o seu histórico como pagador.
Pago minhas contas mas meu Score não sobe
Indo direto ao ponto é preciso esclarecer que não existe uma situação específica que podemos citar aqui para resolver a questão do seu Score nunca subir, contudo, é necessário entender alguns pontos que podem fazer toda a diferença.
Nome limpo e recorrência no pagamento de dívidas
O primeiro deles é que, caso você tenha limpado seu nome a pouco tempo e esteja pagando as contas em dia é necessário ter paciência e aguardar certo tempo.
Isso porque o mercado de crédito precisa de tempo para avaliar o seu perfil como bom pagador frente suas contas. Não basta apenas limpar o seu nome e começar as contas em dia, é preciso ver se você se manterá responsável com suas contas por mais tempo.
Contas em seu nome
Outro ponto importante que pode fazer muita diferença é saber se as contas que você paga estão em seu nome, afinal, é preciso que o mercado reconhece suas contas em seu nome para poder avalia-lo.
Por isso é muito importante que todo consumidor possua contas em seu nome, para que o mercado consiga ver o seu comportamento quanto ao pagamento das suas pendênciais.
Imagine uma pessoa que você nunca ouviu falar que vem te pedir um dinheiro emprestado? Sem ao menos uma recomendação de que aquela é uma pessoa de confiança, você muito provavelmente não emprestaria.
No caso dos bancos e financeira é a mesma coisa, sem que o mercado de crédito conheça o seu perfil é muito difícil que você consiga aumentar o seu Score e até mesmo obter crédito mesmo estando com nome sujo.
Cuidado com a quantidade de compras parceladas
Apesar de que ter contas em seu nome, como uma fatura do cartão de crédito, contas de água, luz, telefone. É preciso saber filtrar o que é algo positivo pra você e o que pode ser negativo.
Afinal, fazer contas pode ser algo positivo, mas fazer muitas contas e contas parceladas pode significar um certo descontrole financeiro e por consequência um maior risco de endividamento, devido ao fato de que você está “devendo” em muitos lugares.
Então tenha calma, como diz o ditado, tudo em excesso faz mal, então até ter contas demais pode ser um risco que você está correndo que pode acabar prejudicando o seu Score e também a sua vida financeira.
Dados atualizados
Uma outra maneira de contribuir para que o seu Score suba é manter os seus dados atualizados junto aos órgãos de proteção ao crédito e fazer o Cadastro Positivo.
Com os seus dados atualizados nos órgãos de proteção ao crédito como o Serasa, será mais fácil reconhecer que você possuí movimentações, enxergá-las e consequentemente pontua-las.
No caso do Cadastro Positivo o mesmo se trata de uma espécie de currículo financeiro, onde é possível acompanhar os seus bons hábitos com o pagamento de contas, o que por consequência pode contribuir em pontos positivos no Score pra você.
Fonte: Jornal contábil