Fonte: SECOM
Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria
Uma programação especial foi realizada nesta sexta-feira, 22, pela Prefeitura da Barra dos Coqueiros: o projeto “Rede de Afetos”. Através da Secretaria Municipal de Assistência Social, a Prefeitura reuniu técnicos da área, vinculados ao município, para promoção de atividades de construção de círculos de paz.
Realizado em parceria com o Tribunal de Justiça de Sergipe, o evento contou com a explanação de Michele Cunha, assistente social do Juizado da Infância e da Juventude de Aracaju e coordenadora do Núcleo de Justiça Restaurativa. Em sua fala, Michele ressaltou a importância dos círculos de paz, que são métodos aplicados na justiça restaurativa.
Segundo a secretária de Assistência Social da Barra dos Coqueiros, Andréa Dória, o círculo de construção de paz é uma proposta educativa que se torna uma ferramenta eficaz para a prevenção da violência, o aprendizado da convivência e a promoção da Cultura da Paz. Para ela, é essencial que os técnicos municipais atuem sob esses princípios.
Além de esclarecer sobre aspectos teóricos e práticos da metodologia e abordar temas imprescindíveis, a exemplo de comunicação não-violenta, o evento também realizou ações de cuidados institucionais, estabelecendo conexões, desenvolvendo empatia e promovendo cuidado, bem-estar e lazer para os trabalhadores.
“É fundamental cuidar de quem cuida de nossa população. Pensamos nessa programação não só para abordar temas importantes para a atuação desses técnicos, mas também para cuidar deles, como massagem, ventosa, café da manhã, etc. Sabemos que atuar nessa exige muita dedicação, sensibilidade e amor ao próximo. Por isso, iniciativas como essas são essenciais”, conta a secretária de Assistência Social.