A Receita Federal publicou uma nota desmentindo fake news sobre as consequências de não enviar o Imposto de Renda 2025

Com as novidades do envio do Imposto de Renda de 2025, muitas notícias falsas foram compartilhadas sobre as consequências para quem está obrigado e não envia a Declaração.
A transmissão do IR é obrigatória para um grupo de contribuintes, mas alguns portais estavam compartilhando notícias mentirosas, afirmando que deixar de enviar o IR leva a bloqueio de CPF, impedimento de casamento e até mesmo prisão, tudo isso são fake news.
Para esclarecer as coisas, a Receita Federal publicou uma nota de esclarecimento detalhando o que realmente acontece com quem é obrigado, mas deixa de enviar a declaração do Imposto de Renda.
Distribuído por: Esta é uma janela modal. A mídia não pode ser limitada porque o servidor ou a rede falhou ou porque o formato não é suportado.
Não enviar a declaração bloqueada realmente o CPF? Segundo o fiscal, o máximo que pode acontecer com quem não envia a declaração é ter o CPF com a anotação de “pendente de regularização”, mas ele não será bloqueado, são coisas diferentes. O status cadastral “pendente de regularização” apenas mostra que a Receita Federal se compromete com a obrigação de entrega da declaração, mas ainda não a recebeu. Entretanto, o seu documento não fica bloqueado, o status é apenas um alerta. Com isso, o contribuinte não pode ter problemas com o CPF por não enviar o Imposto de Renda, as normas da Receita Federal não autorizam que outros órgãos públicos ou empresas privadas criem restrições apenas por estar por uma pessoa estar com o CPF pendente de regularização.
Leia também: Receita desmente fake news envolvendo o Imposto de Renda Trabalhadoras que denunciam assédio podem ganhar estabilidade no emprego AGU envia recomendação à Apple e ao Google para prevenir fraudes relacionadas ao Imposto de Renda Pensão por morte para viúva: quando é possível pedir o benefício? Especialista faz análise sobre julgamento da Revisão da Vida Toda no STF
É possível ficar preso ou ter contas bloqueadas para não enviar o Imposto de Renda? Se você tiver obrigado a enviar sua declaração de IR e não a transmissão, o imposto não terá realização de restrição junto ao sistema bancário, como bloqueio de contas de condenações, isso é mentira. A contribuição também não pode ser presa por deixar de declarar a sua renda, ninguém pode ser preso por isso ou por ter dívida com o fisco. Afinal, deixe de enviar a declaração do Imposto de Renda a que estava obrigado não configura crime. Entretanto, aproximadamente 60% das declarações resultaram em imposto a restituir . Portanto, enviar a declaração é um dever, mas também um direito que pode fazer com que você receba seu dinheiro retido.
Fonte: https://www.jornalcontabil.com.br/noticia/receita-desmente-fake-news-envolvendo-o-imposto-de-renda/