sábado, 5 de abril de 2025

Lula perde e Bolsonaro vence. dizem pesquisas de intenções de votos

Eu não quero dizer que não tenha restrições a pesquisas de intenções de votos, mas também quero dizer que não as desconsidero por completo nas avaliações de cenários relacionados com eleições.

O importante é ter a consciência de que pesquisas são retratos do momento dado, muito embora seja importantíssimo verificar a evolução delas no passado e projetar o futuro, estabelecendo uma linha de tempo.

Agora, uma coisa é certa: o futuro a Deus pertence.

Eu estou fazendo estas anotações iniciais porque desde quinta-feira, dia 3 de abril, venho examinando a mais recente pesquisa da Quaest, que mostrou um verdadeiro empate técnico entre as intenções de votos entre Lula e Bolsonaro.

No cenário mais provável para 1o turno, o resultado, caso as eleições fossem hoje, seria o seguinte:

Lula, 44%
Bolsonaro, 40%

Como a margem de erro é de 2 pontos para mais ou para menos, o resultado é empate técnico.

Esta tarde, de posse destes números da Quaest, festejados pelo lulopetismo como se Lula já estivesse reeleito, resolvi pesquisar os resultados das pesquisas de intenções de votos apresentados por outros três institutos. Acompanhe os resultados, que são bem diferentes destes da Quaest:

Paraná Pesquisas, do meu amigo Murilo Hidalgo, revelando também um empate técnico, mas com Bolsonaro na liderança:
Bolsonaro, 36%
Lulas, 33,8%

Futura Inteligência, com resultado favorável a Bolsonaro além de qualquer empate técnico
Bolsonaro, 41,9%
Lula, 31.7%

Gerp, também favorável a Bolsonaro e além de qualquer empate técnico
Bolsonaro, 41%
Lula, 26%

O instituto Atlas/Intel, que possui boa reputação, não incluiu Bolsonaro nas suas pesquisas.

O resumo da ópera é o seguinte:

- O lulopetismo não tem razão alguma para festejar nada. A própria pesquisa da Quaest, de hoje, embora situe Lula um pouco adiante de Bolsonaro, mas em virtual empate técnico, também demonstra que 56% da população desaprova e 41% aprova o governo Lula. E com viés de piora ainda maior para Lula.

Dito isto, é tratar do que mostrará o povo neste domingo, na avenida Paulista.

Eu estarei o dia todo acompanhando os acontecimentos no meu blog polibiobraga.com.br Lá estará, além de Bolsonaro, também os garotões gaúchos da Banda Loka Liberal, que prometem encorpar o rugido das ruas da Paulista com a barulheira em favor da anistia ampla, geral e irrestrita, mas não necessariamente recíproca.

Fonte: Tabocas Noticias