A Reunião foi Solicitada pelo Presidente da FEPESE, Marcos Menezes, que vem constantemente pelos direitos dos pescadores e pescadoras de Sergipe.
O presidente da Colônia de Pescadores e Aquicultores de Telha Z-26, Dórico Sergipe acompanhado com os diretores da Colônia, juntamente com os presidentes das federações da pesca e de colônias e associações de pescadores participaram de uma reunião na Superintendência Regional do Trabalho e emprego em Sergipe, no dia de ontem, pela manhã. dia 13 de novembro de 2025, para discutir a gestão do seguro-defeso e as novas regras para o benefício.
A pauta central da reunião foi a transferência da gestão do seguro-defeso (benefício pago durante o período de reprodução dos peixes, quando a pesca é proibida) do INSS para o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
Na reunião foram esclarecidas e discutidas novas exigências para o acesso ao benefício, que incluem a necessidade de Carteira de Identidade Nacional com biometria, localização georreferenciada da área de pesca e atestado de pescador artesanal assinado por entidades cadastradas no MTE.
Para o Presidente da Colônia de Pescadores Z-26, o Sr. Dórico, o objetivo principal da reunião foi alinhar as novas regras e procedimentos, além de orientar as colônias e federações sobre o encaminhamento correto da documentação, visando também combater fraudes no sistema, e Dórico junto com os diretores e a assessoria Jurídica da entidade, parabenizou o Superintendente Regional do Trabalho e emprego, Claudio Caduca e o Superintendente Interino do Ministério da Pesca, Zanone, pela realização da reunião.
A participação dos presidentes das colônias e associações na reunião é um fato recente e relevante, diretamente ligado às mudanças na administração do seguro-defeso.
O Diretor de Comunicação da FEPESE e da Colônia de Pescadores Z-26, o Radialista Givaldo Silva, falou sobre a dotação orçamentária no orçamento federal, para garantir o pagamento do seguro defeso dos pescadores de Sergipe.


