sábado, 6 de fevereiro de 2021

MORADORES VIVEM ROTINA SEM MEDO EM BARRA DOS COQUEIROS, A CIDADE ESTÁ MAIS SEGURA COM AS AÇÕES DOS ÓRGÃOS DE SEGURANÇAS

Policia militar, Polícia Civil e a defesa social do município em parceria deram mais segurança aos moradores de Barra dos Coqueiros.
Praça Governador João Alves Filho, no loteamento marcam.
Basta não estar chovendo para que alguns moradores da cidade, repitam uma indispensável rotina: antes do café da manhã, alguns moradores praticam as suas respectivas caminhadas pela manhã, Saindo do centro da Barra para a praia da Costa e vice/versa, são homens e mulheres, e até  já votou a tradicional sentada na porta da residência ou no banco das praças para bater aquele papo com vizinhos ou amigos "É costume nosso, a gente almoçar ou jantar, faz os afazeres e vai para a rua aqui na frente, onde os vizinhos também já estão chegando. Ficamos horas conversando, sem medo de nada", contou uma moradora do Conjunto Prisco Viana.

A rotina, típica de minúsculas localidades do interior, voltou a acontecer em Barra dos Coqueiros, cidade de mais de 30.000 habitantes, na região metropolitana do Estado de Sergipe.

Cercada pelo Rio Sergipe e o Oceano, mangues e dunas, Barra dos Coqueiros é a cidade com mais de 30 mil habitantes que está cada vez mais ficando segura no Estado, segundo  um levantamento do BLOG A BARRA E A NOTÍCIA,  do Radialista e Bloqueiro, Givaldo Silva, que tem verificado o Índice de Exposição à Criminalidade Violenta em Barra dos Coqueiros. Os dados levam em conta a redução de indicadores de crimes violentos, como roubos, estupros e homicídios, nos últimos seis meses de 2020 e no mês de janeiro deste ano.

O Givaldo Silva,  acredita que a pandemia do coronavírus teve um pouco de  influência. Houve alguns decretos de quarentena que foram basicamente cumpridos, e também foram realizadas muitas operações com participação da Policia militar, Polícia Civil e a equipe da defesa social do município,  garantindo uma melhor segurança para os moradores.

Os dados dos órgãos de segurança do estado de Sergipe e do município,  de julho a dezembro do ano passado, comparando com igual período do ano de 2019, mostram que os principais índices de violência já eram baixos e caíram mais. Diminuíram os números  de homicídio ou latrocínio nos dois períodos.

Os roubos e os furtos caíram.  O número de estupros praticamente não existiram  e o de lesões corporais dolosas tiveram poucos registros.

Houve queda nos furtos de veículos, e no  número de roubos de carros. Também diminuíram as tentativas de homicídios. Os números da criminalidade em Barra dos Coqueiros, nos dias de hoje, são bem menores, comparando com 2018 e 2019.

Os crimes de morte começaram a ficar tão raros que os moradores precisam puxar pela memória. Algumas pessoas lembram de alguns crimes bárbaros que aconteceram até com policial a 3 anos atrás. Esses tipos de violência deixou de existir na cidade.

O prefeito Alberto Macedo (MDB), acredita que investimentos na Equipe dos agentes que fazem parte da defesa social do município e na futura Guarda Civil Municipal ajudaram a manter os baixos índices de violência. "Além de comprar viaturas e equipamentos - vale dizer que vai ser feita a capacitação dos futuros guardas que passaram no concurso público. Seram treinados na academia em Aracaju. eles podem se dar ao luxo de usar armas para ajudar no combate ao crime", disse. Conforme Alberto Macedo, a prefeitura tem uma parceria com os órgão de segurança  pública do estado de Sergipe. 

E esse ano não vai acontecer o tradicional carnaval, por motivo da proliferação do CORONAVIRUS.