O Conselho Cidadão tem que promover audiências públicas para alteração do Plano Diretor e a Câmara Municipal de Barra dos Coqueiros, o Ministério Público deve ser acionado.
O prefeito Airton Martins (PMDB) quer alterar o Plano Diretor que foi estabelecido através de Lei Complementar (LC) para, pelo que se depreende, favorecer as construções de prédios de 12 andares em áreas que podem prejudicar a qualidade de vida do povo Barracoqueirense, localizadas em toda a cidade. Para tanto, ele encaminhou para a Câmara Municipal o Projeto de Lei Complementarnúmero 04/2016 que altera a Lei Complementar, que instituiu o Plano Diretor participativo de Barra dos Coqueiros
Desta forma, o prefeito, caso a proposta seja aprovada pelos vereadores que já estão deixando seus respectivos mandatos, aprovando uma matéria importante para a cidade a toque de sino e a repique de caixa, já na próxima semana, quando o PLC será discutido e votado, o prefeito vai alterar a área de suma importância para beneficiar alguém.
Com a alteração, dentre as possibilidades está a de que seja construído naquele local um edifício que teria 12 apartamentos de uso coletivo, e outras coisas mais prejudiciais ao meio-ambiente da cidade
De acordo com o que a reportagem apurou, trata-se de uma aprovação urgente para beneficiar alguém, quem será os beneficiados desta vez.
Também de acordo com o que a reportagem verificou, a alteração favoreceria a empresários da construção civil
Esse tipo de projeto necessita dos votos de seis vereadores, pelo menos, um deles, Gilvan Pintinho, garantiu que não votaria contra.
O Prefeito já conversou com sua bancada de vereadores e já deve ter ajeitado os vereadores para votarem a favor em regime de urgência/urgentissima. O que resta é acionar o Ministério Público Estadual e os órgãos ambientais, para impedir a destruição da cidade.