Foto: Daniel Isaia/Agência Brasil
A Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil estão com uma linha de empréstimos para as pessoas que estão com restrições nos órgãos de proteção ao crédito (SPC/Serasa). Ter o nome negativado é um dos principais motivos para não ter acesso a bons empréstimos.Para quem está precisando de um crédito para pôr a sua vida financeira em dia, os dois bancos estão oferecendo boas taxas de juros.
Empréstimo para negativados
A Caixa libera uma linha de crédito onde você pode usar como garantia o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço). As taxas vão variar de acordo com o perfil de cada pessoa que solicitar o empréstimo. Você terá 48 meses para pagar.
Como contratar
Esta linha de crédito está destinada para os trabalhadores que atuam com carteira assinada e estejam de acordo com as regras:
Ter emprego com carteira assinada há, no mínimo, um ano;
Ter conta corrente ou receber salário pela Caixa;
Trabalhar em empresa conveniada com a Caixa.
Neste caso, você vai oferecer o seu saldo no FGTS como garantia de pagamento. O limite é de até 10% do saldo mais 40% da multa rescisória. Você não pagando a sua dívida na data estipulada, a Caixa pode debitar o valor da conta do trabalhador no fundo.
O trabalhador vai poder solicitar um valor que seja equivalente até a metade de seu salário. Será possível solicitar em um dos terminais de autoatendimento, nas agências da Caixa ou no Internet Banking.
Empréstimo para negativados Banco do Brasil
O Banco do Brasil oferece uma outra opção para os negativados. Ao contratar a linha de crédito, você terá uma carência de até seis meses para realizar o pagamento da primeira parcela. Sendo que será possível parcelar em 96 vezes. Desde que você cumpra os seguintes requisitos:
● Ter mais de 18 anos;
●Comprovar renda suficiente para quitar as prestações;
●Ter conta corrente em qualquer banco reconhecido pelo Banco Central (não é necessário ser no Banco do Brasil).
Taxas de juros
As taxas oferecidas pelo Banco do Brasil são bem atrativas, elas vão variar entre 2,5% até 3,5% mesmo estando a pessoa negativada. Quem fizer a portabilidade do salário para o BB, a cobrança será ainda menor. O negativado para contratar o empréstimo precisará verificar se a empresa onde trabalha mantém convênio com o Banco do Brasil.
Para solicitar o empréstimo, você deverá ir a uma agência bancária ou acessar o site do Banco do Brasil.
Fonte: jornal contábil