sábado, 30 de dezembro de 2023

PREFEITO PARTICIPA DA FESTA DE CONFRATERNIZAÇÃO DO SINDSERV/PROPRIÁ OFERECIDA AOS SERVIDORES PÚBLICOS. E FOI ACLAMADO POR TODOS!

Os servidores públicos receberam de presente do prefeito Dr. Valberto Lima, a aprovação do Novo Estatuto dos Servidores e muitos outros benefícios.  foi para o SINDSERV/PROPRIÁ, a melhor confraternização de todos os tempos. "A FESTA DA VITÓRIA" (VEJA O VÍDEO DO PREFEITO DR. VALBERTO LIMA).
PREFEITO DR. VALBERTO LIMA, NA FESTA DE CONFRATERNIZAÇÃO DOS SERVIDORES PÚBLICOS DE PROPRIÁ 2023.
PRESIDENTE DO SINDSERVPROPRIÁ PROPRIÁ ENTREGA MINUTA DO PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR DO PLANO DE CARGOS E CARREIRAS DOS SERVIDORES PÚBLICOS.

Foi realizada na  sexta-feira (29/12), no espaço de eventos Willians, a festa de Confraternização para os servidores municipais. O SINDSERV/PROPRIÁ, ofereceu para os associados  uma festa memorável de muitas vitórias em 2023. com a apresentação da Banda a Côr do Pecado.

A todos os presentes foram servidos, salgadinhos, churrascos, caldinhos, refrigerantes e cervejas. O Prefeito de Propriá, Dr. Valberto lima, participou do evento, e na sua fala parabenizou todos os servidores e também a diretoria do SINDSERV/PROPRIÁ, pela parceria com a sua gestão na cidade de Propriá, o prefeito foi muito bem recepcionado pelos servidores públicos. 

O prefeito, também elogiou a dedicação e empenho dos servidores públicos e agradeceu, dizendo que são eles que fazem o município alcançar as metas e vitórias. Desejou um feliz 2024,  será um ano de muitas conquistas! O Presidente do SINDSERV, Jânio Melo, agradeceu a presença do prefeito na festa, falou das conquistas de 2023, principalmente pela aprovação e sanção do Novo estatuto dos servidores públicos, depois de 53 anos de espera, e na oportunidade entregou ao prefeito, a Minuta do Projeto de Lei complementar do Novo Plano de Cargos e salários dos Servidores públicos de Propriá  e desejou a todos um Prospero Ano Novo. 

Foi uma tarde e noite agradável foi animada com música ao vivo, e uma Festa denominada a Festa da Vitórias, graças ao apoio do Prefeito, vereadores e secretários municipal, a festa também conto com o Apoio do Presidente da Câmara Municipal, Samuel Menezes e do Vice-prefeito, Rafael Sandes. A festa de confraternização foi de muitos  abraços, sorrisos e um delicioso clima amistoso de vitória e  confraternização. 



quinta-feira, 28 de dezembro de 2023

Lei Orçamentária de R$ 295,6 milhões é sanciona pelo Prefeito após aprovação pela Câmara e o investimento em 2024 será recorde

Valor aplicado pela gestão municipal em políticas públicas é o maior da história e praticamente dobrou,  mais do que o deste ano na Barra dos Coqueiros

A cidade de Barra dos Coqueiros, teve seu orçamento para 2024 aprovado pela Câmara Municipal na Sessão Plenária do dia (11/12). O  valor da Lei Orçamentária Anual (LOA), que prevê uma receita e estima a despesa do município em R$ 295.691.996,00 (Duzentos e noventa e cinco milhões seiscentos e noventa e um mil, novecentos e noventa e seis reais) para o exercício financeiro de 2024, o que representa um valor bem acima do que o aprovado para o Orçamento de 2023. Para o próximo exercício, há o valor recorde de praticamente, destinados a investimentos no município. Isso é u valor  a mais do que o indicado para 2023. O prefeito Alberto Macedo, já sancionou a Lei Orçamentária Anual (LOA) 2024.

Novamente, os moradores da cidade poderão ter uma participação ativa na formulação de propostas para o Projeto de Lei da LOA 2024, enviada ao Legislativo no final de setembro. A Prefeitura, por meio das secretarias Planejamento, Participação Popular e a secretaria de governo (vinculada ao Gabinete do Prefeito), faz especificações públicas regionalizadas para a construção da proposta orçamentária, ampliando a gestão democrática no município com base na participação de sua população, realizando audiências Públicas.

A implantação de novos unidades de conservação, plantio de árvores nativas para expansão do bioma e preservação da cobertura vegetal do município, promoção de novas ligações domiciliares de esgoto, bem como a redução da quantidade de resíduos enviados aos aterros, também contemplados no pacote, assim como gestão de riscos a desastres.

Saúde, Educação, Assistência  Social e Segurança foram contempladas com acréscimos em seus orçamentos para o próximo ano, assim como em outros setores. 




PLEITO MUNICIPAL: Com fracasso da minirreforma eleitoral, entenda como serão as eleições de 2024

Novas regras sobre número de candidatos, federações e vagas de sobras devem modificar a dinâmica da disputa
Cálculo para preenchimento das vagas de sobra favorecerá os partidores maiores - Fábio Pozzebom/Agência Brasil

A minirreforma eleitoral que chegou a tramitar no Congresso Nacional naufragou. Aprovada pela Câmara em agosto, as propostas não foram apreciadas a tempo pelo Senado. Com isso, as regras das eleições municipais do próximo ano serão aquelas aprovadas até 2021.

Apesar de as regras não serem novidade, esse será o primeiro pleito local a aplicá-las. As mudanças podem mexer na dinâmica das eleições em alguns municípios e movimentar alianças políticas regionais.

De acordo com o Censo 2022, serão 156 milhões de brasileiros votando em 2024 para eleger 5.568 prefeitos e 60 mil vereadores. O primeiro turno do pleito será disputado no dia 6, e o segundo, 27 de outubro.

Para a próxima eleição, os partidos terão que manter as federações criadas para a corrida eleitoral de 2022. Nas eleições 2022, foram formadas três federações no Brasil: PSDB e Cidadania, PSOL e Rede, e a Brasil da Esperança, que une PT, PCdoB e PV. Esses partidos devem lançar candidaturas conjuntas, para o executivo e legislativo municipal.

Aprovada no Congresso Nacional em 2021, uma emenda constitucional permite que os municípios façam plebiscitos no mesmo dia das eleições para prefeito e vereadores, a respeito de temas locais. Para isso, as câmaras de vereadores de todo o país devem aprovar a questão até 6 de julho de 2024.

Outra mudança vai acontecer no número de candidatos. Até 2020, os partidos podiam lançar até 150% do número de vagas da Câmara dos Vereadores local. Se o município elege 20 vereadores, então a legenda podia ter até 30 candidatos.

Já em 2024 os partidos terão um limite muito menor. De acordo com a nova legislação, as legendas poderão ter um candidato a mais que a oferta de cadeiras na Câmara dos Vereadores. Se há 20 vereadores na cidade, cada sigla poderá ter 21 candidaturas.

Uma regra que pode mobilizar as disputas em 2024 é o novo cálculo para o preenchimento das vagas de sobra. A partir do ano que vem, as sobras só serão disputadas por partidos que alcançarem mais de 80% do quociente eleitoral. A nova medida evita que candidatos de partidos menores, alavancados por uma única candidatura puxadora de votos, consigam mais cadeiras no legislativo. Dessa forma, as legendas maiores, com um conjunto consistente de campanhas, devem ser favorecidas.

Minirreforma não passa

O senador Marcelo Castro (MDB-PI) anunciou, nesta quarta-feira (4), que a minirreforma eleitoral não será votada pelo Senado nesta semana. Assim, as regras previstas no texto não estarão em vigor nas eleições de 2024.

"A minirreforma eleitoral não será votada pelo Senado nesta semana, o que inviabiliza sua aplicação para as eleições de 2024. O Senado preferiu se dedicar com mais profundidade ao Código Eleitoral, já sob minha relatoria, e fazer uma reforma eleitoral mais ampla e consistente", afirmou Castro, em publicação em seus perfis nas redes sociais.

Para que a minirreforma eleitoral alcançasse as eleições de 2024, o projeto deveria ser votado pelo Senado e sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) até o dia 6 de outubro, exatamente um ano antes do pleito.

A proibição de candidaturas coletivas, a obrigatoriedade de transporte público gratuito no primeiro e segundo turnos, novo cálculo de cotas para candidatura de negros e mulheres e menos tempo de inelegibilidade para políticos condenados são algumas das medidas que estavam previstas no texto.

Edição: Thalita Pires
FONTE: https://www.brasildefato.com.br/2023/10/05/com-fracasso-da-minirreforma-eleitoral-entenda-como-serao-as-eleicoes-de-2024


 

quarta-feira, 20 de dezembro de 2023

APROVADO O PROJETO DO VEREADOR JABINHO DO MATADOURO QUE CRIA O "IPTU SOCIAL", MILHARES DE FAMILIAS PODEM TER ISENÇÃO DE IPTU


Foi aprovado na Câmara Municipal o Programa IPTU Social, o qual concede a isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano para as pessoas de baixa renda cadastradas no Cadastro Único do Governo Federal, no âmbito do município de Propriá.

De acordo com texto aprovado, o Poder Executivo está autorizado a conceder os benefícios do programa desse que inclua o Programa “IPTU SOCIAL” nas leis orçamentárias, sobretudo, Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei Orçamentária Anual, fazendo constar as informações orçamentárias necessárias.

Sendo estabelecido o Programa IPTU Social no Município de Propriá, pelo Poder Executivo, os possíveis beneficiários deverão comprovar a condição de baixa renda, o efetivo cadastro no Cadastro Único do Governo Federal e outros requisitos legais.

O objetivo primordial do Programa Social criado é atender aquelas famílias que diariamente passam dificuldades no Município, para que possam investir seus precários recursos nas suas necessidades primárias, como alimentação, vestuário, contas básicas de energia elétrica e água, dentre outras, em vez de adimplirem com tributos municipais.

O Projeto de Lei nº 38/2023, Institui o Programa "IPTU Social" e autoriza o Poder Executivo a conceder isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para as pessoas de baixa renda cadastradas no Cadastro Único do Governo Federal. de autoria do vereador Jabinho do Matadouro, foi aprovado por unanimidade na sessão ordinária de terça-feira, dia 19 de dezembro de 2023. Um verdadeiro presente de natal para a famílias carentes de Propriá.



terça-feira, 19 de dezembro de 2023

ALGUNS BONS MOTIVOS PARA SE SINDICALIZAR AO SINDSERV/PROPRIÁ


Apesar de não ser obrigatória, a sindicalização é um direito do servidor público e um verdadeiro exercício de cidadania. O SINDSERVPROPRIÁ, é o legítimo representante dos servidores públicos de Propriá,  junto aos servidores e sindicalizar-se significa participar de ações que valorizam o ofício de cada servidor. É lutar para manter direitos já conquistados e para ampliá-los.

Cada um dos avanços alcançados pelos servidores foram fruto de intensa ação e mobilização coletiva. Foi dessa maneira que os sindicato está  fazendo história e trazendo para o mundo dos servidores muitas das principais conquistas que hoje são benefícios dos servidores públicos, como os reajustes salariais, o Novo estatuto dos servidores, a data-base para os reajustes anuais, entre tantos outros que estão previstos na legislação municipal.

Mas, para que o SINDSERV PROPRIÁ, seja mais forte e tenha mais poder, é necessário que um número crescente de servidores públicos, sejam sindicalizados, assumindo também o papel de sustentar e apoiar essa luta. A união no SINDSERV PROPRIÁ, torna a luta coesa e mais fácil. Cada servidor é o elo de uma corrente construída fraternalmente, segundo interesses comuns.

Veja abaixo algumas boas razões para se sindicalizar:

a) O SINDSERV PROPRIÁ,  luta por condições dignas de trabalho e pela ampliação dos direitos e garantias dos servidores;
b) o sindicato negocia as reivindicações das categorias junto ao gestor público e lutam, na esfera do poder público, pela aprovação de projetos de lei que beneficiem a classe do servidor;
C) o servidor sindicalizado tem direito garantido de assistência jurídica, seja individual ou coletiva, com advogados de direitos trabalhista, criminal e cível;
D) para implantar o banco de horas, por força da Convenção Coletiva negociada pelos sindicato, que se submeter às regras instituídas para proteger os direitos dos servidores;
E) quando o servidor é sindicalizado ele não terá descontada a Contribuição Assistencial, que é decidida em Assembléia;
F) o servidor sindicalizado tem direito a descontos em diversas lojas do comércio, lazer  e outras, com as quais o seu sindicato tenha convênio;
G) o sindicato negocia duramente para que o servidor tenha os melhores reajustes sobre o salário e todas as outras cláusulas que envolvam valores monetários;
H) de acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho, só o sindicato pode negociar e assinar a PLR.

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Propriá, representa todas as categorias de servidores da Prefeitura de Propriá. O objetivo da gestão do Sindicato é agregar o maior número possível de servidores, pois é desta forma que o Sindicato se torna forte para negociar benefícios e melhorias das condições de trabalho junto a gestão municipal. Além de assistência jurídica gratuita o servidor filiado ao SINDSERV PROPRIÁ,  dispõe de diversos convênios que oferecem descontos no comércio local e  dentre outros.



Campanha intensifica alerta para riscos do trabalho infantil durante as férias escolares


Ação é uma correalização da Justiça do Trabalho, do MPT e do FNPETIA ação busca dar mais visibilidade ao tema, especialmente sobre o trabalho infantil que ocorre em locais cujas atividades turísticas aumentam durante as festas e o verão.Com a chegada das festas de fim de ano e das férias escolares, muitas meninas e meninos passam a trabalhar como vendedores ambulantes, especialmente em regiões comerciais de centros urbanos e em áreas turísticas e de lazer, a exemplo de praias, rios, terminais de transporte e embarcações. O comércio ambulante é uma das piores formas de trabalho infantil, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), em razão dos riscos que apresenta à infância e à juventude.Para intensificar o alerta sobre essas ameaças e fortalecer a proteção a crianças e adolescentes, a Justiça do Trabalho, o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI) dão início à campanha Férias Sem Trabalho Infantil. A ação busca dar mais visibilidade ao tema, especialmente sobre o trabalho infantil que ocorre em locais cujas atividades turísticas aumentam durante as festas e o verão.A campanha foi lançada oficialmente nesta terça-feira (19), durante a sessão de encerramento do ano judiciário no Tribunal Superior do Trabalho (TST), e segue até fevereiro de 2024, quando ocorrem o Carnaval e o início do ano letivo.Dever de toda a sociedadeDe acordo com o presidente do TST e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Lelio Bentes Corrêa, a campanha reforça que todos devem estar atentos e assumir o protagonismo na proteção de meninos e meninas, denunciando os casos de trabalho infantil.“O trabalho precoce representa riscos à saúde e ao desenvolvimento físico e mental da criança e do jovem, que podem se perpetuar por toda a vida. Quando você presencia uma situação de trabalho infantil e não denuncia, você está sendo conivente com uma série de ameaças a uma criança ou a um adolescente. A proteção precisa ser um compromisso coletivo”, alerta. Segundo ele, mesmo durante o recesso, o Poder Judiciário atuará em todo o Brasil, juntamente com o Ministério Público do Trabalho e com Fóruns de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil no combate ao problema.O procurador-geral do Trabalho, José de Lima Ramos Pereira, destaca que essa é uma ação estratégica fundamental. “A campanha busca retirar da invisibilidade e da naturalização essa grave violação de direitos, com a mobilização da sociedade para o combate ao trabalho infantil e garantia de infância e adolescência plenas”, disse.



De acordo com a secretária executiva do FNPETI, Katerina Volcov, a ação "Férias Sem Trabalho Infantil" chega em um momento do ano em que uma parte da sociedade entra em contato com crianças ou adolescentes em situação de trabalho precoce. Para ela, é fundamental que essa realidade não seja naturalizada. "Ao saber que trabalho infantil é uma violência e uma violação de direitos, as pessoas podem fazer a diferença na vida de uma criança ou de um adolescente, realizando a denúncia nos canais oficiais", ressalta.

Piores formas de trabalho infantil

No Brasil, é considerado trabalho infantil aquele realizado por crianças ou adolescentes com idade inferior a 16 anos, a não ser na condição de aprendiz, quando a idade mínima permitida passa a ser de 14 anos.

A atividade realizada por crianças e adolescentes em ruas e em áreas públicas, como é o caso do comércio ambulante, está elencada na Lista das Piores Formas de Trabalho Infantil (Lista TIP), prevista pela Convenção 182 da OIT e, no Brasil, pelo Decreto nº 6.481/2008. Esse tipo de trabalho é permitido apenas para pessoas com mais de 18 anos de idade.

Riscos

As piores formas de trabalho infantil representam uma ameaça à saúde, à segurança e ao desenvolvimento físico, emocional e psicológico de crianças e adolescentes. Nessas situações, eles ficam expostos a:violência;
atropelamentos e outros acidentes de trânsito;
tráfico de pessoas;
assédio e exploração sexual;
consumo de drogas; e
doenças neurológicas e de pele.

Por isso, o coordenador nacional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem da Justiça do Trabalho, ministro Evandro Valadão, explica que a denúncia é um ato de cuidado. “Deve-se assegurar às crianças uma infância feliz, lúdica e com acesso à educação de qualidade. Aos adolescentes, também é importante permitir acesso à qualificação profissional. Temos o dever de protegê-los e fazer prevalecer os direitos assegurados pela Constituição Federal”, completa.

Panorama no Brasil

Entre 2011 a 2020, foram registrados aproximadamente 25 mil casos de acidentes de trabalho envolvendo menores de 18 anos no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN). A maioria ocorreu com crianças e adolescentes na faixa etária de 16 a 17 anos (84,6%).

Também foram registrados 466 óbitos no período, sendo 15,9% de crianças de 5 a 13 anos de idade, conforme o estudo “Perfil dos acidentes de trabalho com crianças e adolescentes no Brasil, de 2011 a 2020”, publicado em outubro de 2023 pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

“Os dados evidenciam os riscos do trabalho infantil e as repercussões à saúde da criança e do adolescente, que ainda estão em fase de desenvolvimento. Os números desconstroem o mito de que não há problemas em trabalhar antes da idade mínima legalmente permitida e de que isso traz benefícios na vida adulta”, salienta a procuradora do Trabalho Luísa Carvalho Rodrigues, da Coordenadoria Nacional de Combate ao Trabalho Infantil e de Promoção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes à Exploração do Trabalho de Crianças e Adolescentes do MPT (COORDINF NCIA-MPT).

Saiba como denunciar

Ao presenciar uma situação de trabalho infantil, você pode fazer a denúncia em diferentes canais: Ministério Público do Trabalho; ouvidorias dos tribunais da Justiça do Trabalho; Conselho Tutelar de sua cidade; Delegacia Regional do Trabalho mais próxima; Secretarias de Assistência Social.

Outra forma rápida e simples é no Disque 100, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, que também funciona no WhatsApp e no Telegram.

Participe da campanha

Qualquer pessoa ou entidade pode aderir à campanha “Férias sem Trabalho Infantil”

O conteúdo digital para ser compartilhado nas redes sociais e o material para impressão (como folheto e cartaz)



Fonte: Tribunal Superior do Trabalho - TST


A COBRA VAI FUMAR! REVOLTADOS COM A FALTA DE APOIO, ATENÇÃO E RECURSOS, PRÉ-CANDIDATOS A VEREADOR QUEREM DESISTIR NA BARRA DOS COQUEWIROS

Tem muitos pré-candidatos a vereador na cidade que são imortais, não tem onde cair morto.


A Cobra tá fumando na Barra dos Coqueiros, alguns pré-candidatos a vereador está entre o Toddy e o Nescau, tem prestigio e não tem atenção. As legendas partidárias tem que tomar muito cuidado com a situação, as temperaturas dos pré-candidatos estão elevadas. Nos bastidores, pré-candidatos à Câmara municipal relatam insatisfação com as conduções de algumas diretorias partidárias.

Eles dizem que o pré-candidato "X" e vereador "Y", estão com mais apoios, atenção e recursos, para promover suas pré-campanhas eleitorais, seja na situação ou na oposição, os pré-candidatos do baixo clero, não querem enfeitar boneca para os outros brincar, todos querem que os apoios sejam rateados por igualdade, e isso não está acontecendo.

“O clima está muito ruim. Havia a promessa e até agora nada”, disse um dos candidatos, que pediu reservas ao Blog.

O mesmo relato foi confirmado pelo Blog com quatro outros nomes dos partidos.

Alguns deles, inclusive, colocam na conta da falta de divisão dos apoios as desistências de alguns pré-candidatos, recentemente.

“Mais nomes irão desistir”, avisam.

Os vereadores com mandato, depende dos pré-candidatos do baixo clero, para garantir ou não as suas reeleições, e muitos não querem vereadores com mandatos nas chapas. A ‘chiadeira’ tem sido grande.

O Blog A BARRA E A NOTICIA, deve futuramente divulgar os pré-candidatos a vereador que vão dá p ZIG-NAL, politico e deixar os vereadores com mandatos chupando dedo, muitos só vão desistir na hora da convenção do partido. O espaço, claro, está aberto.


sexta-feira, 15 de dezembro de 2023

PRESIDENTE DO SINDSERV PROPRIÁ AGRADECE O APOIO E PARCERIA DO PODER LEGISLATIVO E DA PROPRIÁ FM 104,9 E A IMPRENSA PROPRIAENSE


As Lutas do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Propriá (SINDSERV PROPRIÁ), representado pelo Presidente Jânio Melo, são permanentes e diárias. A cada dia que passa, a gestão busca incansavelmente a defesa dos servidores e o bem estar dos mesmos. É importante registrar, o apoio de muitas pessoas que reconhecem o esforço, o trabalho e a dedicação do SINDSERV PROPRIÁ e de forma direta ou indireta estão juntos nessas importantes causas.

É com grande satisfação que o presidente do sindicato expressa sua profunda gratidão pelo apoio inestimável fornecido pelo poder legislativo, a Propriá FM 104,9 e  por toda  imprensa Propriaense.

A parceria e colaboração demonstradas por essas instituições foram fundamentais para avançar as pautas e objetivos do sindicato em benefício de todos os seus membros.

O presidente reconhece o papel vital desempenhado pelo poder legislativo na formulação e aprovação de leis que promovem os direitos e interesses dos trabalhadores representados pelo sindicato. Através da sua dedicação em criar e revisar políticas que protegem os direitos laborais, o poder legislativo tem sido um aliado crucial na busca por melhores condições de trabalho e equidade para todos. Com destaque para todos vereadores,  que desde o início se debruçaram na causa, Principalmente durante a tramitação e aprovação por unanimidade do Novo Estatuto dos Servidores Públicos de Propriá

Além disso, o presidente também expressa sua profunda gratidão ao Diretor da Propriá FM 104,9, Beto Sat e toda  imprensa por sua contribuição na disseminação de informações precisas e relevantes sobre as atividades, conquistas e desafios do sindicato. O papel da imprensa em ampliar a visibilidade das causas defendidas pelo sindicato não pode ser subestimado, pois isso permite que um público mais amplo compreenda a importância do trabalho do sindicato em prol dos trabalhadores.

A colaboração entre o sindicato, o poder legislativo e a imprensa exemplifica o poder da união de esforços em direção a objetivos comuns. O presidente do sindicato reitera seu compromisso contínuo em trabalhar em conjunto com essas instituições para alcançar melhorias tangíveis para os trabalhadores e a sociedade como um todo.

TEXTO: ASSESSORIA DE IMPRENSA & COMUNICAÇÃO SINDSERV PROPRIÁ

quinta-feira, 14 de dezembro de 2023

TRANSFERÊNCIA DE RENDA: Bolsa Família chega a 385,6 mil beneficiários em Sergipe a partir de segunda (11). Benefício médio no estado é de R$ 669,86

Em âmbito nacional, 2023 é o ano com maior média de beneficiários, de valor médio e de investimento federal na história do programa

Bolsa Família tem, em 2023, os números mais expressivos da história do programa. Foto: Danilo França / MDS

No ano com maior média de beneficiários, de valor médio e de investimento federal da história do Bolsa Família, o programa do Governo Federal chega ao calendário de dezembro com 385,6 mil famílias contempladas em Sergipe. O cronograma de pagamentos do último mês do ano tem início nesta segunda-feira, 11 de dezembro. O valor médio recebido nos 75 municípios do estado chega a R$ 669,86. Para saldar o investimento, o repasse é de R$ 258,15 milhões para Sergipe. Seguindo uma tendência nacional, 80,3% das famílias sergipanas que recebem o Bolsa Família são chefiadas por mulheres.

A capital Aracaju é o município com maior número de famílias contempladas em Sergipe em dezembro. São 62,5 mil beneficiários, que recebem um valor médio de R$ 666,96 a partir de um investimento federal de R$ 41,6 milhões. Na sequência aparecem Nossa Senhora do Socorro (34,6 mil famílias), Lagarto (23 mil), Itabaiana (13,7 mil) e São Cristóvão (13,3 mil).

A cidade com maior valor médio de repasse no estado é Aquidabã, com R$ 705,08 na média para 3.586 famílias atendidas no município. Na sequência das localidades com maior valor médio estão Canindé de São Francisco (R$ 701,34), Capela (R$ 699,10) e Cristinápolis (R$ 698,15).

Entre os benefícios complementares criados com o novo Bolsa Família, há 149 mil crianças de zero a seis anos que recebem adicional de R$ 150 em Sergipe, a partir de um repasse de R$ 21,4 milhões referente ao Benefício Primeira Infância. A cesta de benefícios complementares também acrescenta R$ 50 neste mês a mais 8,7 mil gestantes sergipanas, 8 mil mulheres em fase de amamentação, 200 mil crianças e adolescentes de sete a 16 anos e 51,6 mil adolescentes de 16 a 18 anos.

Principais dados de dezembro do Bolsa Família. Fonte: MDS

NACIONAL – O início dos pagamentos do Bolsa Família em dezembro estabelece um marco inédito na história do programa. Com o repasse a 21,06 milhões de famílias, o valor médio de R$ 680,61 e o investimento de R$ 14,25 bilhões, 2023 se encerra como o período de 12 meses em que o programa teve maior patamar de famílias atendidas, de valor de repasse e de investimento federal na série histórica iniciada em 2004. A análise leva em conta tanto o Bolsa Família quanto o período em que foi substituído pelo Auxílio Brasil.

Nos 12 meses de 2023, a média de valor investido pelo Governo Federal foi de R$ 14,1 bilhões por mês, a maior já registrada. Em 2022, até então o maior valor, foi de R$ 7,8 bilhões, quase metade. O valor médio repassado às famílias chegou a R$ 670,36 por mês em 2023, também o maior patamar já alcançado pelo programa de transferência de renda. Em 2022: R$ 394,48. O número médio de famílias beneficiárias em 2023 também é o mais expressivo já observado, com 21,3 milhões por mês, contra 19,2 milhões em 2022.

Evolução do número de famílias no Bolsa Família. Fonte: MDS

OLHAR DIFERENCIADO – A razão para esses novos patamares está na concepção do novo Bolsa Família, lançado pelo Governo Federal oficialmente em março. O programa voltou a reconhecer e tratar de forma específica as diferentes composições de família.

Em dezembro, por exemplo, o Benefício Primeira Infância, adicional de R$ 150 para cada criança de zero a seis anos na composição familiar dos beneficiários, chega a 9,6 milhões de crianças a partir de um repasse de R$ 1,35 bilhão. Outros benefícios complementares implementados em 2023 garantem um valor a mais de R$ 50 para cada gestante, nutriz e crianças e adolescentes de sete a 18 anos na composição familiar.

Em dezembro, são R$ 22 milhões para 461 mil gestantes, R$ 20 milhões para 420 mil nutrizes, R$ 578 milhões para 12,6 milhões de crianças e adolescentes de sete a 16 anos e mais R$ 136 milhões para 3 milhões de adolescentes de 16 a 18 anos.

O novo Bolsa Família voltou também a enfatizar uma série de condicionantes importantes na história da política pública. Entre elas, a exigência de frequência escolar, o cumprimento do calendário oficial de vacinação e o acompanhamento pré-Natal para gestantes.

Evolução do valor médio de repasse do Bolsa Família. Fonte: MDS

UNIFICADO – Em dezembro, 968,9 mil famílias em 151 municípios de quatro estados recebem o Bolsa Família de forma unificada, no primeiro dia do calendário. Eles pertencem a regiões em que há ações de enfrentamento a desastres, como secas e inundações. São 55 municípios do Amazonas, 79 do Paraná, 16 do Amapá e Maceió, em Alagoas. No caso alagoano, o pagamento unificado a 109 mil beneficiários será no dia 12, terça-feira.

REGIÕES – Na divisão por regiões, o maior número de famílias contempladas pelo Bolsa Família em dezembro de 2023 está no Nordeste. São 9,48 milhões de famílias nos 1.794 municípios, a partir de um repasse de R$ 6,3 bilhões. No Sudeste, são 6,28 milhões de famílias nos 1.668 municípios e um repasse de R$ 4,2 bilhões. Na sequência aparecem o Norte, com 2,6 milhões de famílias e o maior valor médio de repasse do país (R$ 707,34), o Sul (1,48 milhão de famílias) e o Centro-Oeste (1,18 milhão de famílias).

ESTADOS - São Paulo é o estado com maior número de beneficiários do Bolsa Família em dezembro. São 2,6 milhões de famílias nos 645 municípios paulistas e valor médio de repasse é de R$ 676,80. Na sequência aparece a Bahia, com 2,47 milhões de famílias contempladas nos 417 municípios do estado.

Outros seis estados contam com mais de um milhão de famílias. São eles: Rio de Janeiro (1,73 milhão), Minas Gerais (1,62 milhão), Pernambuco (1,6 milhão), Ceará (1,47 milhão), Pará (1,35 milhão) e Maranhão (1,21 milhão). Pela variável do valor de repasse, a Unidade Federativa com maior média é Roraima, com R$ 747,61 para as 74,7 mil famílias contempladas no estado.

AUXÍLIO GÁS - Pago a cada dois meses para pessoas em maior condição de vulnerabilidade, o Auxílio Gás será recebido por 5,4 milhões de famílias em dezembro de 2023. O investimento federal totaliza R$ 562,9 milhões. O benefício chega a 5.563 municípios e o valor de repasse é de R$ 104. A região com maior número de beneficiários é a Nordeste, com 2,6 milhões, seguida por Sudeste (1,74 milhão), Norte (528 mil), Sul (347 mil) e Centro-Oeste (190 mil). No Acre, são 51 mil famílias e um investimento de R$ 5,3 milhões.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Cisto no Rim: Desvendando as Causas, Indicações e a Importância do Especialista



Os rins, órgãos vitais no sistema humano, desempenham papéis cruciais na filtragem do sangue, eliminação de substâncias prejudiciais e regulação da pressão arterial. Diante da relevância desses órgãos, é crucial entender as potenciais condições que podem afetá-los. Entre essas condições, destaca-se o cisto no rim, uma ocorrência comum à medida que a população envelhece.

Os cistos são acumulações de fluido nos rins, muitas vezes associados ao envelhecimento. Mais da metade da população acima dos 60 anos pode apresentar essa condição. Embora na maioria dos casos seja benigno, em algumas situações, o cisto no rim pode estar ligado a doenças graves que comprometem a função renal.

“Pequenos cistos, geralmente assintomáticos, podem passar despercebidos por anos. A detecção ocorre comumente durante exames de rotina, como ultrassonografia ou tomografia computadorizada. Em casos de cistos maiores e mais complexos, sintomas como dor lombar, sangue na urina, pressão arterial elevada e infecções urinárias frequentes podem surgir devido ao crescimento excessivo do cisto”, explica o urologista Dr. José Roberto Colombo Jr.

As causas do cisto no rim, muitas vezes de origem genética, são mais prevalentes em pessoas acima de 60 anos. O diagnóstico é frequentemente incidental, realizado por meio de exames de imagem como ultrassonografia, tomografia ou ressonância magnética.

“Embora a maioria dos cistos renais seja benigna, alguns podem evoluir para câncer renal. A classificação de Bosniak é utilizada para diferenciar cistos simples (Bosniak I e II) de cistos complexos (Bosniak IIF, III e IV), com riscos variados de malignidade”, conta o médico.

O tratamento do cisto no rim é personalizado, considerando o tamanho e a gravidade do cisto. Em casos simples, pode ser necessário apenas acompanhamento periódico. Entretanto, em cistos complexos ou sintomáticos, a retirada total do cisto por meio de procedimentos laparoscópicos ou robóticos pode ser necessária.

Dr. Colombo afirma que se há suspeita de cisto no rim ou presença de sintomas como dor lombar, sangue na urina ou pressão arterial elevada, é crucial agendar uma consulta com um urologista. A avaliação do especialista é essencial para determinar a causa e o tratamento adequado.

“Embora a maioria dos cistos renais seja benigna, a busca por orientação médica é fundamental. O tratamento personalizado, aliado a procedimentos menos invasivos, como a cirurgia laparoscópica ou robótica, proporciona opções eficazes para lidar com o cisto no rim”, conclui.

Sobre o Dr. José Roberto Colombo Jr.

O Dr. José Roberto Colombo Jr. é o Coordenador Executivo da Pós-Graduação de cirurgia robótica em Urologia e médico referência do Epicentro de Cirurgia Robótica em Urologia do Hospital Israelita Albert Einstein

.

DEPUTADO ESTADUAL PAULO JUNIOR É RECEBIDO POR JAJA DE ZÉ DE MATIAS E PARTICIPA DA PROCISSÃO DE SANTA LUZIA
























O Pré-candidato a vereador de Barra dos Coqueiros, Jaja de Zé de Matias,   recepcionou o Deputado Estadual, Paulo Junior,  na quarta-feira 13, no município de Barra dos Coqueiros, dia da festa e procissão da Padroeira Santa Luzia.  

Paulo Junior, em conversa com Jaja de Zé de Matias,   afirmou que os compromissos firmados serão mantidos e estabeleceu uma maior parceria com Jaja, além de Eleitores e amigos, que contribuíram nas eleições de 2022. 

O deputado estadual Paulo Junior,  falou da importância de Jaja de Zé de Matias,  em sua vida pública, referendando,  como um homem íntegro, trabalhador, sincero e honesto. 

Após a conversa sobre compromissos políticos futuros, os dois  se dirigiram ao Centro da cidade para acompanhar a procissão em homenagem a Santa Luzia, padroeira dos marítimos de Barra dos Coqueiros.



PRESENTE DE NATAL! PREFEITO DR. VALBERTO LIMA SANCIONA A LEI DO NOVO ESTATUTO DO SERVIDOR DE PROPRIÁ, DEPOIS DE 53 ANOS.

"Os Servidores municipais, de forma inédita e histórica, recebidos, da Gestão Municipal, um importante presente antecipado de NATAL, entra em vigor o Novo estatuto do servidor público de Propriá, Obrigado ao prefeito e aos vereadores". Afirma o Presidente Jânio Melo, presidente do SINDSERV PROPRIÁ.



O Prefeito Dr. Valberto Lima (MDB) sancionou na manhã desta quinta-feira, dia 14 de dezembro de 2023, em solenidade na sede da prefeitura,  o novo Estatuto dos Servidores Públicos Municipais de Propriá. Depois de passar por diversos debates e analises e ter o Projeto de Lei Complementar aprovado por unanimidade,  pelos vereadores, a Lei, que institui o novo Estatuto dos servidores Públicos do Município de Propriá, foi sancionada pelo prefeito Dr. Valberto Lima, em uma data histórica para os servidoras e servidores Públicos, depois de 53 anos de espera,  o Prefeito prometeu e cumpriu o compromisso firmado com SINDSERV PROPRIÁ, e o presidente Jânio melo e a diretoria agradeceu ao prefeito na solenidade.  
O Projeto proposto pelo administrador público e parceria com o sindicato e os vereadores por meio da Secretaria de Administração e Planejamento do município,  tem como objetivo a valorização do servidor e a implementação de direitos, garantias e segurança jurídica, bem como dos deveres e obrigações dos servidores que estão no estatuto em consonância com as normas federais atuais e os julgados dos Tribunais Estaduais e federais. A proposta foi amplamente discutida com os representantes dos servidores públicos em em diversas reuniões públicas realizadas pela Prefeitura Municipal com o  SINDSERV PROPRIÁ, com o apoio dos parlamentares.

O novo Estatuto preserva direitos já contemplados anteriormente e traz inovações significativas em benefício dos servidores.

Em seu discurso durante a cerimônia de assinatura do documento, o prefeito Dr. Valberto Lima afirmou que estava vivendo um momento de muita felicidade, pois era a concretização de uma luta que durou 53 anos e que só agora se realiza.

O Presidente do SINDSERV PROPRIÀ,  disse que após muita luta, o Governo Municipal conseguiu um entendimento com o sindicato e todos os servidores efetivos que trabalham na administração pública, e que, com a compreensão da Câmara de Vereadores houve a aprovação do estatuto por unanimidade, o qual se torna uma conquista histórica para todos.

Estavam presentes na solenidade: O Presidente da Câmara Municipal de Propriá, Samuel Menezes, a vereadora Lucia de Vado, os vereadores: Beto Chaves, Geno da Enfermagem e Ronnyson Souza e Secretário de governo  Jackson da Estação.

MATÉRIAS ANTERIORES: 

*PRESIDENTE DO SINDSERV PROPRIÁ JÂNIO MELO COMEMORA APROVAÇÃO DE MATÉRIA DE INTERESSE DOS SEVIDORES DE PROPRIÁ, " DEPOIS DE MEIO SÉCULO, NOVO ESTATUTO DOS SERVIDORES FOI APROVADO, SÓ VITÓRIA"* 
 *COMPARTILHE!* 

● GRUPO DE TRABALHO CONCLUI PLC DO NOVO ESTATUTO DO SERVIDOR E APÓS 53 DE ESPERA O PREFEITO VAI ENCAMINHAR PARA APROVAÇÃO NA CÃMARA MUNICIPAL DE PROPRIÁ* 

●PREFEITO DR. VALBERTO CONCEDE ENTREVISTA PARA PROPRIÁ FM E ANUNCIA O NOVO ESTATUTO DOS SERVIDORES PÚBLICOS E FAZ BALANÇO DOS PRINCIPAIS AVANÇOS DA GESTÃO EM PROPRIÁ. VEJA O VÍDEO!* 

●NOVO ESTATUTO DOS SERVIDORES É ENCAMINHADO À CÂMARA DE PROPRIÁ DEPOIS DE 53 ANOS* 

●NOVO ESTATUTO DOS SERVIDORES CHEGA AO PLENÁRIO PARA DISCURSSÃO E APROVAÇÃO NO PARLAMENTO DE PROPRIÁ*