Sergipe é representado, no Congresso Nacional, por três senadores e oito deputados federais, enquanto a Assembleia Legislativa do Estado é formada por 24 deputados estaduais, o que totaliza 35 parlamentares.
A Barra dos coqueiros, possui uma Câmara Municipal com 13 integrantes, chamados de vereadores. Aproximadamente 80% dos Barracoqueirenses não conseguem citar o nome de mais de seis integrantes da atual legislatura, que está se encerrando no próximo ano.
Na Barra dos Coqueiros, mais da metade dos eleitores já não sabe dizer em quem votaram para compor o legislativo municipal em 2020.
Nossa democracia tem um preço no qual, no mínimo, 99,5% dos representados não têm a menor ideia da grandeza desse valor. Por isso, a título de informação: cada vereador no minimo custa, no ano, a modesta quantia de R$ 200 mil reais.
Na tradição cultural e comportamental, depois de eleitos, lutam para serem “amigos” do prefeito da vez. Passam a votar facilmente em tudo que o “chefe” mandar. O legal é ser denominado de “membro da base aliada” e se esquecer do que, veementemente, discursava para os incautos eleitores. E outras vezes fazem oposição sistemáticas para atender os anseios dos projetos políticos.
Raridade é encontrar os fiscais, os críticos ou ditos oposicionistas ao mandatário do poder Executivo. Denunciar e apontar os erros são tarefas que poucos possuem a coragem de assumir.
No dia 06 de outubro de 2024, você terá mais de 150 opções de nomes, distribuídos em no mínimo 14 partidos.
Algumas siglas partidárias não elegerão ninguém. Outras siglas possuem enorme chances de insucesso.
Quatro siglas elegem, com certeza, dois, com possibilidades de fazerem até 3: MDB, UNIÃO BRASIL, PSD, PL. Outras 4 elegem ao menos um, com tendência para 2 vereadores: PP, PT, PDT e podemos Ou seja, em quatro partidos, mais da metade dos membros da Câmara Municipal de Barra dos Coqueiros.
Oito partidos devem garantir uma vaga, ao menos: MDB, UNIÃO BRASIL, PP, PT, PSD, PDT, PODEMOS. Nesse bloco, dois ou três partidos podem obter mais uma vaga.
E para seu espanto (ou não), existem 60% de cidadãos que ainda não sabem em quem vão votar para vereador. Por isso, devido ao abissal número de indecisos, atualizarei esses dados quando estiver mais próximo do dia das eleições.
Os prováveis nomes dos futuros “edis” ficarão para outra oportunidade. Todo cuida é pouco, pela atual conjuntura, mais de 50% dos vereadores atuais, podem não serem reeleitos.