quinta-feira, 8 de fevereiro de 2024

POLÍTICA: Bolsonaristas Barracoqueirenses buscam candidato próprio e admitem voto útil


Enquanto parte dos pré-candidatos à Prefeitura de Barra dos Coqueiros tenta atrair o voto de apoiadores do presidente da República, bolsonaristas rejeitam os nomes postos até aqui e querem o lançamento de um candidato Bolsonaristas na reta final. Mas admitem que será preciso apelar ao voto útil se o cenário se mantiver.

O desafio dos seguidores de Bolsonaro em Barra dos Coqueiros é encontrar um partido que aceite seu candidato. A legenda que o presidente tenta criar, a Aliança pelo Brasil, não se viabilizou a tempo das eleições, e as siglas que passaram a abrigar bolsonaristas pelo país preferiram apostar em outros nomes na Barra dos Coqueiros.

O PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai apoiar a reeleição do Prefeito Alberto Macedo,  que é Lulista de carteirinha.

O PP, que é do Senador Bolsonarista, Laercio Oliveira, junto com o diretório municipal de Barra dos Coqueiros, vai apoiar a futura  candidatura do ex-prefeito Airton Martins, que Lula até debaixo d'água.  um conservador crítico do do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Até o momento represntantes da direita liberal na economia e conservadora nos costumes, nenhum Bolsonarista se habilitou na briga pela preferência bolsonarista.

O próprio ex-presidente já indicou que vai se manter longe das disputas municipais, mas seus eleitores e militantes conservadores ainda almejam um candidato raiz.

No espírito de que a esperança é a última que morre, os bolsonaristas de Barra dos Coqueiros, aguardam até julho, uma candidatura de um Bolsonarista raiz. 

"Os pré-candidatos que tentam se apegar à imagem do presidente, na verdade, nunca foram alinhados a ele. Não temos nenhum candidato verdadeiramente bolsonarista", 

"Os querem um candidato que tenha a identidade bolsonarista, defenda a pauta conservadora e tenha as bandeiras do presidente", afirma Givaldo.

De acordo com o radialista Givaldo Silva, se não houver um candidato que agrade à militância fiel de Bolsonaro, o caminho mais provável é o do voto útil. "Os que não agrada a ninguém."

O período de oficialização das candidaturas pelos partidos é de 31 de agosto a 16 de setembro, quando serão realizadas as convenções. Os partidários do presidente ainda esperam conseguir alguma legenda até esse prazo.

A legislação eleitoral, porém, exige que o candidato esteja filiado ao seu partido ao menos desde 4 de abril, o que também dificulta a vida dos bolsonaristas. 

Com dificuldade de emplacar um candidato à prefeitura, os bolsonaristas garantiram legenda ao menos para concorrer a uma vaga na Câmara Municipal.