sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

TCE mira reuniões técnica com empresas de contabilidade e câmaras municipais

O diretor de Modernização e Tecnologia (DMT) do TCE/SE, Cláudio Luiz da Silva (Foto: Cleverton Ribeiro)
O diretor de Modernização e Tecnologia (DMT) do TCE/SE, Cláudio Luiz da Silva (Foto: Cleverton Ribeiro)
A Diretoria de Modernização e Tecnologia (DMT) do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE) convida as empresas de contabilidade e de tecnologia que dão suporte aos municípios e que ainda não participaram das reuniões técnicas de integração com Tribunal para entrar em contato com a diretoria a fim de agendar uma reunião, através do e-mail: integracao@tce.se.gov.br. Até agora, houve reunião com Audiplac, ATEC, CAT e Erpac.

“Foi muito bom este encontro com as empresas porque elas têm uma penetração muito grande. Atende um número grande de prefeituras e câmaras, inclusive, ajudam na mobilização para que todos estejam tomando as providências de ajustes necessários para implantar estes novos procedimentos e novos sistemas”, explicou o diretor da DMT, Cláudio Luiz da Silva.

Esta semana houve reuniões com a SERGAS, Banese, Segrase, DESO, Emurb e as fundações públicas de Direito Privado do Estado. “Estas reuniões têm caráter diferenciado porque estas empresas independentes não estão sujeitas à Lei da Contabilidade Pública, que é a 4320. Elas têm uma exceção de finanças como se fossem empresas privadas. Daí o porquê a metodologia de captura das informações financeiras deste grupo de empresas difere dos órgãos públicos em geral”, esclarece o diretor.

Câmaras Municipais
Apesar do bom êxito destas reuniões com empresas independentes, precisa haver participação maior nos encontros com representantes das Câmaras Municipais. Segundo Cláudio Luiz, na semana passada, houve reunião e de 100 pessoas apenas 10 foram das Câmaras. “É importante que as Câmaras estejam conscientes da necessidade de mudança e adequação dos seus sistemas e que elas convidem ou consultem seus escritórios de contabilidade e empresas de sistemas para, no mínimo, saber se eles estão adequando os seus procedimentos a esta forma de trabalho do Tribunal de Contas”, observa Cláudio Luiz.

Esta semana deverá ser encaminhado um ofício circular destinado exclusivamente às Câmaras Municipais para que participem de uma reunião no TCE, já que nem todas participaram das outras reuniões juntamente com as prefeituras. 
Fonte:  http://www.tce.se.gov.br/