quinta-feira, 4 de maio de 2023

Barra dos Coqueiros recebe 1ª etapa do Campeonato Sergipano de Canoa Havaiana



Atletas de diversos estados se reuniram neste fim de semana na Barra dos Coqueiros para a 1ª etapa do Campeonato Sergipano de Canoa Havaiana (VA’A). A competição, que contou com diversas categorias, teve o Porto das Tototós, às margens do Rio Sergipe, como ponto de partida, movimentando o turismo e a economia no município.

Na etapa realizada na Barra dos Coqueiros, os atletas (homens e mulheres) disputaram as categorias OC1, OC2, V1, V2 e estreantes. Ao todo, participaram do evento, 78 atletas de Sergipe, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco e Ceará. Foram premiados os cinco primeiros lugares de cada categoria.

A iniciativa de realizar o evento na Barra dos Coqueiros partiu da Prefeitura Municipal que, por meio da Secretaria de Esportes, realizou uma parceria com a organização do Campeonato Sergipano de VA’A. “O nosso principal objetivo é incentivar a prática da canoagem, fomentar o esporte em geral e movimentar o turismo aqui na região. Tivemos atletas de Sergipe e diversos estados, o que mostra a força do nosso município no contexto de eventos esportivos”, comentou o secretário de Esporte, Udilton Júnior.

“Nossa gestão tem trabalhado para resgatar a prática de esportes aqui na Barra dos Coqueiros. Temos um litoral privilegiado com potencial para receber eventos náuticos nacionais e até internacionais. Sem falar que incentivar o esporte é incentivar as novas e atuais gerações para adoção de hábitos saudáveis que fazem bem não só para o corpo, mas também para a mente”, destacou o prefeito Alberto Macedo.

Experiências

Sergipana e moradora do bairro Mosqueiro, em Aracaju, Vânia, de 62 anos, foi um dos destaques da competição. “Esse é um evento extremamente importante que movimenta o esporte e mobiliza a sociedade para saúde e bem-estar. Espero que ocorra mais vezes. Achei a organização muito boa, o cenário lindo e a maré maravilhosa para os competidores”, contou.

Barra-coqueirense, o atleta de canoagem e bi-campeão brasileiro de surfski, Igor Cruz, falou sobre a experiência de participar de uma competição em sua terra natal. “Fico emocionado, pois vejo esses meninos por aqui e lembro de quando eu era criança e tomava banho de maré escondido de minha mãe”. Ele também falou sobre a importância do esporte para os jovens. “Acho legal colocarmos as crianças para vivenciar o mundo do esporte, que é algo tão agregador e inclusivo. As crianças da Barra já gostam e curtem o mar, então, elas têm potencial, assim como o município tem para grandes competições náuticas”, ressaltou.

Além dos atletas experientes, o evento também contou com a participação de jovens atletas. É o caso de Sue Wicks, de apenas 12 anos, que veio da Bahia para participar da competição ao lado da prima, Lara França, de 14 anos. “A experiência de estar aqui é muito boa porque a Barra é mais um lugar para incluir na lista de lugar que a gente veio competir. Eu já faço competição há nove anos e cada vez é uma prova diferente”, comentou.

GALERIA DE FOTOS!

Fonte: secom@barradoscoqueiros.se.gov.br