sexta-feira, 19 de maio de 2023

NEGOCIAÇÃO: Piso dos auxiliares de enfermagem em Propriá é tema de reunião com vereadores e o SINDSERV.


Os Profissionais da área de saúde, (Auxiliares de enfermagem) participaram de uma reunião com os vereadores Jabinho do Matadouro, Geno e o presidente do SINDSERV, Jânio Melo, nesta sexta-feira 19. O setor pediu empenho aos vereadores para viabilizar o pagamento do piso nacional dos auxiliares de enfermagem no município.

A reunião ocorreu no plenário da Câmara Municipal de Propriá. Os representantes dos auxiliares  de enfermagem, explicaram a importância do piso aos vereadores Jabinho do Matadouro e Jeno, integrantes do Poder Legislativo, e também partipou da reunião,   Jânio Melo, representando o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Propriá.

Os representantes da área de enfermagem solicitaram condições para viabilizar o pagamento do piso nacional, fixado pela lei federal para os profissionais da saúde, principalmente para os auxiliares de enfermagem e parteiras. 

Em setembro do ano passado, a implementação da lei foi suspensa pelo STF (Supremo Tribunal Federal) em ação direta de inconstitucionalidade movida por entidades patronais.

O piso salarial da enfermagem é uma realidade já aprovada em Brasília, só que a preocupação dos auxiliares é que seja feita uma lei municipal que garanta juridicamente ao profissional que receba esse salário do piso,  incluindo no plano de cargos e salários dos profissionais da saúde. A realidade do piso salarial está diretamente ligada à gestão municipal, pois cada município tem uma realidade diferente e essa realidade, quando não respeitada, não consegue se adequar à questão do piso salarial, e essa situação preocupa os vereadores e o SINDSERV.

Os representantes da categoria também citaram casos de municípios que já pagam o piso salarial.

Os vereadores e o SINDSERV, pretendem agendar uma reunião sobre o assunto com o prefeito Dr. Valberto e o secretário municipal de Saúde. “Nós ouvimos os representantes que vieram aqui em nome da classe dos enfermeiros reivindicar informações e apoio sobre o piso salarial. Os vereadores e o SINDSERV se comprometeram a levar as demandas junto ao Executivo para ver o que pode avançar”, segundo informações dos representantes do Poder Legislativo.

MATÉRIA ANTERIOR:
BLOG A BARRA E A NOTÍCIA SUPERA A MARCA DE UM MILHÃO E TREZENTOS E SETENTA MIL VISUALIZAÇÕES*