terça-feira, 28 de novembro de 2023

3 PRINCIPAIS PRÉ-CANDIDATOS A PREFEITO DE BARRA DOS COQUEIROS SÃO LULISTAS

Alberto Macedo, Aírton Martins e Danilo Segundo, se dizem Lulistas. Nenhum dos pré-candidatos é Bolsonaristas.

A Prefeitura de Barra dos Coqueiros — cidade com um dos maiores PIB da Região Metropolitana de Sergipe — deve ser disputada por 3 políticos. Curiosamente, todos qualitativos — o que sugere que a política não está aquém da economia no município.

Os 3  pré-candidatos já lançados — o atual prefeito Alberto Macedo (MDB), o ex-prefeito Airton Martins (PSD) e Danilo Segundo (PT) — são Lulistas de carteirinhas, uns menos e outros mais.

O Atual prefeito e advogado,  Dr. Alberto Macedo, já acelerou a sua campanha, conta com o apoio do Senador do PT, Rogério Carvalho, é um histórico eleitor de Lula. É um nome forte para reeleição no município e é apontado como um dos responsáveis pela vitória de Lula na última eleição na cidade. 

Ao lado de Airton Martins, pré-candidato pelo PSD (do Governador de Sergipe Fábio Mitidieri, do deputado estadual Adailton Martins, Airton Martins, não é de esquerda, mais sempre foi apoiador de Lula nas campanhas eleitorais, inclusiveja foi eleito prefeito pelo PT em Barra dos Coqueiros. É um político moderado, ou seja, é realista e conhece bem a realidade de Barra dos Coqueiros — cidade avessa ao conservadorismo político. É anti-bolsonaristas.

O pré-candidato a prefeito Danilo Segundo, e radicalmente anti-bolsonarista, é Genro do Presidente Lula, tem um relacionamento com a filha de Lula, Lurian, e é um candidato que vem crescendo politicamente na cidade, e vem preocupando os dois principais pré-candidatos que são também Lulistas. Um de esquerda e os outros de centro-esquerda.

Em termos políticos, pode-se sugerir que três políticos são favoritos para uma disputa eleitoral? Talvez sim. Talvez não. Porém, pelo cenário atual, pode-se indicar que Alberto Macedo  e Airton Martins  têm chance de serem eleitos prefeito. Qualquer um deles. E o Danilo Segundo, avança na esperança de derrotar os dois. 

O trunfo de Alberto Macedo para reeleição é a experiência política, pois já é  prefeito pela segunda vez, presidente da Câmara Municipal por duas vezes, e está fazendo uma gestão em busca da reeleição. Provavelmente deve aceitar a troca do MDB pelo UNIÃO BRASIL, atendendo convite do ex-deputado federal André Moura — que promete ajudá-lo com a estrutura do União Brasil (fundo eleitoral alto) e pessoal — e também conta com o apoio do senador Alessandro Vieira.

O ex-prefeito Airton Martins, tem quatro trunfos. Primeiro, um nome consolidado na cidade, foi prefeito por três mandatos, foi presidente da Câmara Municipal, segundo, é tido como eficiente na área politica. Terceiro, é mais decisivo, tem o apoio do mais importante do Governador Fábio Mitidieri e do seu irmão deputado estadual Adailton Martins. E o quarto, conta com o apoio do presidente da CâmaraMunicipal,  Fernando Freitas e do vice- prefeito Tinho Martins, e o seu exército de cabos eleitorais já estão atacando nas ruas da cidade e poderá fazer a diferença.

Danilo Segundo é uma surpresa. Ele  é o candidato dos petistas e lulistas na cidade, mas não conta com o apoio do Senador do PT, Rogério Carvalho que apoia o outro candidato. Mas vem construindo um capital eleitoral muito consistente e não pode ser subestimado. Precisa, porém, montar um grupo que encampe e faça sua campanha. Política é grupo, apenas alguns outsiders são eleitos para cargos executivos. Ele conta com o apoio do ex vice-prefeito Cláudio Caducha e também o ministro do PT, Marcio Macedo, além de contar com o apoio da filha de Lula e até mesmo do Presidente Lula. Danilo Segundo é um político consistente, definido ideologicamente e está com um bom nome na cidade. 

E bom avisar aos desinformados que o ex-presidente Bolsonaro teve na cidade na eleição de 2022,  38,06% dos eleitores e recebeu 7.148 votos, os bolsonaristas vão decidir quem vai ser o prefeito de Barra dos Coqueiros em 2024. Aguarde as cenas dos próximos capítulos!