sábado, 24 de fevereiro de 2018

Câmara de Estância aprova concessão da mais elevada comenda à Militante Social Suely Barreto

Na última sessão, 22, realizada pela Câmara Legislativa de Estância, foi aprovada, por unanimidade, a concessão da mais elevada comenda da Câmara para as mulheres, a Medalha Ofenísia Freire à Militante Social Suely Barreto. 

A honraria foi uma propositura do vereador Dionísio Neto (REDE) que contou com o apoio dos demais pares da casa, em virtude dos relevantes serviços prestados por Suely em defesa da sociedade estanciana. Em 2016 foi homenageada pela casa legislativa, através do Título de Cidadania Estanciana. 

A Bacharela em Direito já ocupou vários cargos públicos, coordenou o projeto de assessoramento e garantia de direitos de idosos "Vida e Cultura", atuou em vários Conselhos e presidiu o Conselho Municipal de Assistência Social, o Conselho do Idoso, o Conselho Anti Drogas e o 1° Processo Unificado de Escolha de Conselheiros Tutelares de Estância/SE, de forma voluntária. 

No Conselho da Criança e do Adolescente apresentou várias propostas de políticas públicas para a criança e a juventude, e transformou o seu projeto socioassistencial de prevenção às drogas, "INdependência Química", numa das maiores referências do Estado.

Suely Barreto é rotariana do Distrito 4390, voluntária da Fazenda da Esperança, integra vários grupos de jovens e movimentos sociais e realiza palestras educacionais sobre temas relacionados aos públicos em situação de vulnerabilidade social.

Previsto para início em março, mês dedicado a mulher, a militante social está concluindo a formação do projeto social "Mulheres de Cores", objetivando colaborar com o empoderamento feminino no seu Estado.

Militante social desde a adolescência, Suely Barreto, destacou -se no cenário político e hoje ocupa o cargo de Secretária Estadual da Mulher 23, no Diretório Estadual do Partido Popular Socialista/PPS.

Competente e atuante conquistou o carinho e a confiança dos presidentes estadual e nacional, Clóvis Silveira e Roberto Freire e demais membros da sigla partidária.

Em 2016 foi candidata pelo PPS a uma das quinze vagas possiveis na Câmara de Vereadores, sendo a segunda mulher mais votada da sua coligação, numa campanha transparente, de corpo a corpo, com recursos próprios, conscientização popular e contando com a ajuda de amigos e conhecidos. Embora não tenha sido eleita, demonstrou que é possível crescer politicamente e alcançar seus objetivos sem barganha e/ou via meios ilícitos.

Atualmente ocupa o cargo de Coordenação do SINE/NAT- Posto Estância e ganha destaque ao iniciar um novo projeto na rádio MarAzul FM 104,9, o Programa Conexão Jovem.

" *Gratidão* é a palavra que representa a minha alegria em receber essa importante homenagem que é o reconhecimento da Câmara de Vereadores com a maior honraria concedia para as mulheres no âmbito municipal. Gratidão a Deus por me conceder inúmeras missões e as condições necessárias para cumprí-las; Gratidão à cidade de Estância que me acolheu como filha desde os meus 10 anos de idade; Gratidão a todos os pares da Casa Legislativa pela aprovação da referida honraria, em especial, ao Vereador Dionísio Neto, exemplo de parlamentar atuante; Gratidão aos meus pais e aos meus filhos, principais responsáveis do ser humano que me tornei e Gratidão à sociedade estanciana pela constante demonstração de carinho e reconhecimento ao meu trabalho". Expressou a homenageada.