quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Pescadores fazem protesto contra atraso no pagamento do seguro-defeso

Eles estão no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em Aracaju (SE).

Pescadores fazem protesto em Aracaju contra atrasao no benefício do defeso (Foto: Dulcinéia Barretos dos Santos)
Na manhã desta quarta-feira (28), cerca de 40 pescadores da Colônia Z-2, do município de São Cristóvão (SE), fazem um protesto no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), localizado na Avenida Ministro Geraldo Barreto Sobral, Bairro Jardins, em Aracaju (SE), contra o atraso no pagamento do seguro-defeso, que ocorreu de 1º de dezembro a 15 de janeiro.

Segundo os manifestantes, dos 1600 pescadores que têm direito ao benefício, ainda existem 790 que não receberam. "Sempre somos informados pelo órgão que não há funcionários para digitar os nossos dados. Isso é absurdo. Agora, disseram que hoje é o último dia do prazo e se não formos cadastrados não vamos receber mais", lamenta a pescadores Dulcinéia Barretos dos Santos.

No início da tarde, policiais militares chegaram à unidade do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), para conter os ânimos dos manifestantes.

A assessoria de comunicação do INSS em Sergipe disse que o gerente-executivo do INSS, Raimundo Brito, informou que o órgão é responsável por recepcionar e analisar os requerimentos de seguro-defeso do estado de Sergipe, além de toda carga de benefícios previdenciários existente. "No período de 01/11 a 28/02 temos o defeso da Piracema e de 01/04 a 15/05 e 01/12 a 15/01 o defeso do Camarão. Portanto, temos dois defesos acontecendo paralelamente, onde o período do defeso é o limite para a recepção de todos os requerimentos no órgão e não para a conclusão dos mesmos", conta.

Ainda segunda a assessoria, "por ordem da Presidência da autarquia, a transformação do órgão em INSS Digital, com a digitalização de processos e benefícios, inclusive do seguro defeso. Com relação ao defeso do Camarão, a qual pertence os pescadores de São Cristóvão, temos 6.000 requerimentos para análise e liberação em fase de digitalização, além da análise dos 12.000 requerimentos da Piracema".

Ainda segundo o INSS, em Sergipe existem cinco pólos que atendem ao defeso, são eles: Própria, Canindé, Poço Redondo, Porto da Folha e Aracaju, destes o único polo que não está pago é Aracaju.
Fonte: https://g1.globo.com/se/sergipe/noticia/pescadores-fazem-protesto-contra-atraso-no-pagamento-do-seguro-defeso.ghtml