terça-feira, 23 de outubro de 2018

AS ESTRANHAS PESQUISAS QUE SURGIRAM NO PRIMEIRO TURNO E NO SEGUNDO TURNO EM SERGIPE


As estranhezas dos institutos que ‘brotaram’ em Sergipe diversos políticos eleitos no primeiro turno, e erraram vergonhosamente, levantando até suspeitas sobre as pesquisas eleitorais, continua agindo de forma vergonhosa no segundo turno, mostrando uma grande diferença entre o candidato Governista Belivaldo e o candidato da oposição Valadares Filho.


São pesquisas que não mostram a realidade das ruas e a vontade do eleitor, e que não conseguiu emplacar ade forma nenhuma no primeiro turno, revela pontos ‘fora da caixinha’ para a finalidade das entrevistas.

Como aplicar poucos questionários em Aracaju. Estranho é pouco para certos mapeamentos.

O que realmente existem basicamente, são dois tipos de pesquisas eleitorais: as pesquisas públicas, divulgadas pelos veículos da grande imprensa e que por lei precisam ser registradas na justiça eleitoral. Essas pesquisas destinam-se à guerra política e não merecem credibilidade alguma, pois quase sempre trazem resultados distorcidos ou completamente falsos, conforme o interesse de quem contrata ou do veículo que patrocina a pesquisa.

O segundo tipo de pesquisa eleitoral é a pesquisa interna, que não precisa de registro junto à justiça eleitoral, e que é feita por candidatos, por partidos e por empresas. Essas pesquisas internas merecem credibilidade, pois pela sua natureza e propósito precisam ser feitas com o máximo de rigor e precisão, pois os contratantes privados dessas pesquisas costumam tomar decisões políticas e econômicas com base nos resultados exibidos por elas.

A análise das decisões tomadas por determinados agentes políticos e econômicos pode, portanto, permitir fazer uma certa inferência sobre o que dizem os resultados das prováveis pesquisas internas de posse desses agentes, resultados esses que motivaram suas decisões. 

Dessa forma, o fato de mais de diversos prefeitos, deputados eleitos e vereadores terem decidido apoiar o futuro governo de Valadares Filho, pode indicar que prováveis pesquisas internas de posse desses prefeitos e parlamentares estejam apontando, com razoável precisão e certeza, um cenário de vitória de Valadares Filho para o Governo de Sergipe e Jair Bolsonaro para Presidente da República do Brasil..