Foto/Reprodução
Do site Só Delas - O que é uma menstruação com coágulos de sangue? Explicando de uma maneira mais simples, é quando o sangue desce em pedaços. Você já deve ter visto e até se assustado com a presença de coágulos no seu absorvente, mas fique tranquila, nem sempre isso significa que há algo errado. No entanto, se isso não é comum na sua menstruação e começar a ser recorrente, é recomendado procurar seu ginecologista para relatar o que tem acontecido. O profissional poderá indicar os exames necessários e fazer o diagnóstico. O Só Delas conversou com dois ginecologistas para entender por que isso acontece e até onde é considerado normal.
É normal que a menstruação desça com o sangue coagulado?
De acordo com o ginecologista Raphael Leão, a presença de coágulos é sinal de aumento do fluxo menstrual: “Isso pode ser normal ou pode ser sugestivo de alguma patologia que aumente o fluxo menstrual, como por exemplo, o mioma uterino”, explica. A menstruação com coágulos também pode acontecer por conta de alguma alteração hormonal no ciclo, o que pode engrossar as paredes do útero (endométrio), levando o fluxo sair com “pedaços” quando o endométrio se desfaz em forma de menstruação. Vale lembrar que o hormônio responsável pelo revestimento do útero é o estrogênio.
O que esse quadro pode indicar sobre a saúde da mulher?
Na maioria das vezes a menstruação com coágulos (ou pedaços de sangue) pode ser normal e não necessitar de tratamento. No entanto, para a ginecologista Fernanda Mauro, o principal é notar se houve uma modificação do ciclo menstrual, principalmente um aumento do volume tanto do sangramento quanto dos coágulos. “Essa modificação pode ser sinal de alguma doença estrutural como mioma, pólipo, inflamação ou até modificações hormonais e vitamínica”, alerta.
Nesses casos, vale a investigação junto ao ginecologista e, caso necessário, tratamento específico para a complicação. Caso isso pareça anormal no seu ciclo e aconteça em dois ciclos seguidos, pode ser necessário o profissional solicitar um exame de sangue de coagulação ou um ultrassom após a menstruação.
Fonte: diariovip.com.br